A Sony Computer Entertainment America acaba de ser indiciada em processo judicial alegando “publicidade enganosa” no jogo Killzone: Shadow Fall. Isto porque o modo multijogador não corre na resolução publicitada.
Simplesmente dizendo, o processo diz que o jogo foi inicialmente indicado correr a nativos 1080p e 60fps mas em vez disso foram usadas “técnicas de atalho que apresentaram resultados similares”. De facto, em março do corrente ano o site Digital Foundry após analisar o jogo chegou à conclusão que a vertente multijogador apenas corre a uma resolução de 960 por 1080 em vez de 1920 por 1080, usando uma técnica de upscale.
O processo indica que a Sony publicitou, através de vídeos, site oficial, média social e na própria caixa do jogo que o mesmo correria a 1080p – “infelizmente essa publicidade foi apenas ficção” diz o processo.
A Guerrila Games ainda tentou explicar o processo utilizado na vertente multijogador dizendo que são 1080p no entanto não são nativos mas que usaram uma técnica chamada de “temporal reprojection” para combinar pixéis e vectores de movimento para reconstruir uma imagem a 1080p.
O processo alega que essa técnica torna os 1080p presnte “não nativos como a Sony prometeu” e que a mesma “não atualizou as caixas do jogo e a publicidade com a informação correta”. O processo pede cerca de $5,000,000 de compensação.