Sony regista patente para novo cartucho de videojogos

Num momento onde cada vez mais o assunto “nova geração” volta a surgir, a Sony Interactive Entertainment, alimentou ainda mais as especulações com o registo de uma nova e misteriosa patente na Coreia do Sul através da Korea Intellectual Property Rights Information Service (KIPRIS) com a descrição “Electronic Game Cartride”, ou seja, um novo dispositivo em formato de cartucho de videojogos.

Isso imediatamente fez surgir diversas especulações sobre o que exatamente a Sony está a preparar para o futuro, afinal a última vez que a empresa utilizou o formato de cartuchos para os seus jogos foi na PlayStation Vita, então seria esse dispositivo uma sucessora da consola? Tudo indica que não, já que o sucesso da consola portátil no ocidente ficou muito abaixo das expectativas.

Iria então a Sony abandonar o formato de discos e apostar em cartuchos na PlayStation 5? Isso seria ainda mais improvável, principalmente se considerar que o mercado caminho a largos passos para abandonar os formatos físicos e apostar em formatos digitais. Porém, existem outras possibilidades e essas bem mais fortes.

Desde o lançamento da Nintendo Switch em março de 2017, a ideia de usufruir dos seus jogos em qualquer lugar e com uma transição natural entre uma consola domestica e portátil ganhou força e tem vindo a conquistar cada vez mais jogadores e em maio deste ano, o próprio presidente da SIE (Sony Interactive Entertainment), John Kodera, expressou o interesse da empresa de seguir um rumo semelhante, a apostar em dispositivos portáteis como algo integrado a próxima consola da empresa.

Isso pode significar, que essa nova patente trata-se de uma dispositivo que terá como a sua principal função levar os jogos da PlayStation 5 para onde o jogador for, e assim manter a consola como uma plataforma domestica, mas, ao mesmo tempo, a permitir ao jogador levar os seus jogos e usufruir deles fora de casa. Isso poderá ainda ser expandido, com a possibilidade de o dispositivo para além de guardar os seus jogos, também incluir os dados gravados e até mesmo continuar a desfrutar dos seus jogos, porém, numa consola de um amigo.

Até o momento a única informação, são mesmo as imagens da patente registada que consiste num dispositivo retangular, com aparentemente uma saída HDMI numa das extremidades e na outra extremidade um espaço circular que em algumas imagens apenas é visto na parte frontal e em outras atravessa toda a extremidade do dispositivo. Algo interessante notar-se também, é que próximo a suposta saída HDMI, existe um pequeno espaço na parte traseira do dispositivo e no centro dele aparentemente existe um detalhe ainda incerto, que poderá ser apenas algo meramente relacionado ao design, ou…

É justamente nesse ponto que surge uma outra possibilidade e que levaria a Sony a aproximar-se ainda mais da Nintendo Switch, a não apenas transportar os seus jogos como se fosse um disco externo, mas realmente desfrutar deles a qualquer momento fora de casa. No início de 2017, surgiu um outro registo que mostrava um dispositivo retangular, que trazia um ecrã no centro e duas metades de um comando ao estilo DualShock que se conectava a esse ecrã, num design muito semelhante ao que acontece atualmente com a Nintendo Switch e os Joy-Cons.

PS5

Obviamente que tudo isso até o momento se limita a especulações, já que a própria Sony confirmou o foco na PlayStation 5, mas até o momento a consola mantém-se envolta em grandes mistérios.