Após o investimento inicial que se faz numa consola ou um PC, um dos acessórios principais de que um gamer necessita serão, certamente, uns bons auscultadores. O cenário dos videojogos mudou muito nas últimas décadas, sendo que quer a experiência multiplayer, quer as exigências técnicas atuais a nível da imersão, obrigam a que o próximo investimento a curto prazo seja um dispositivo de áudio pessoal que nos permita conversar com os nossos amigos, mas também aproveitar as fantásticas bandas e efeitos sonoros que fazem parte dos jogos.
No entanto, o valor do investimento nuns auscultadores de gaming poderá ser demasiado para alguns de nós, pelo que muitos jogadores irão preferir fazer o seu investimento nuns auscultadores de utilização ampla – isto é, num modelo dedicado a um mercado mais abrangente.
Este mercado mais amplo tem os seus próprios contratempos, em razão de uma maior oferta, tais são as inúmeras marcas e modelos que o habitam. No entanto, existem alguns “favoritos” dos consumidores, em marcas como a BOSE, a SONY e a SENNHEISER, cujos produtos geralmente resultam em sinónimo de qualidade.
Tal é o caso dos auscultadores SONY WH-CH710N, cujo nome é bastante complicado de dizer de uma só vez, mas que segue a tradição de nomenclaturas complexas da SONY para certos produtos – algo que nos deixa bastante confusos, dado que falamos da empresa que cunhou os termos PlayStation e Walkman no vocabulário mundial.
Nomes saídos de manuais de robótica à parte, interessa verificar se o gamer comum sairá bem servido com a sua escolha de um produto criado para apelar à generalidade das pessoas, e a resposta poderá bem surpreender aqueles que juram a pés juntos que os HyperX Cloud II são os melhores auscultadores na terra (o nosso caso!).
Sim, é verdade, após alguns dias a testar os SONY WH-CH710N, podemos dizer confortavelmente que os fabricantes de headsets para gaming terão de começar a considerar adotar algumas das “praticalidades” dos modelos de utilização ampla. Dizemos isto por várias razões e não apenas pelo conforto (e pelo preço) trazido pela simplicidade do modelo que testamos. Não obstante uma construção maioritariamente feita em plástico, ao invés dos populares SONY WH-1000xm3, a SONY soube implementar grande parte da tecnologia destes últimos num pacote cujo preço é bastante mais apetecível, trazendo toda a versatilidade consigo.
Mas vamos ao que interessa, os SONY WH-CH710N possuem cerca de 35 horas de autonomia, com a SONY a declarar que por cada 10 minutos de carga, será assegurada uma autonomia de 60 minutos. O que é que isto quer dizer? Bem, quer dizer que não conseguimos levá-los até ao fim da carga. Para além disto, após algumas horas de utilização exaustiva (após uma carga de teste) continuamos com um total de 100%, o que é bastante bom no que toca à autonomia dos mesmos.
Os auscultadores são bastante simples de utilizar. Do lado esquerdo temos o botão power, para ligar os auscultadores e o qual, se continuar pressionado, leva os mesmos para o modo de emparelhamento. Do lado direito possuímos 4 botões, um + e – para aumentar e diminuir o volume; um botão no meio que é principalmente utilizado para parar, avançar ou retroceder músicas – caso estejamos a fazer isso -, ou atender chamadas, caso estejam emparelhados a um telemóvel; assim como um botão de modo – que serve para alternar entre os vários modos que os auscultadores trazem.
É aqui que está a diferença entre este equipamento e um auscultador de gaming, sendo possível ativar um modo de controlo de áudio ambiente (permitindo ouvir melhor o mundo que nos rodeia enquanto estamos a usar os auscultadores, para não levarmos com um carro em cima, para ouvir qual a próxima paragem no metro, etc.), ou então um modo de cancelamento de ruído exterior – o qual não é 100% eficaz, mas é satisfatório para um produto a este preço mais acessível.
Os auscultadores possuem microfone integrados que permitem a sua utilização a mãos livres em chamadas telefónicas, mas também como voice chat em aplicações ou jogos.
Durante os nossos dias com os SONY WH-CH710N, tivemos a oportunidade de os testar com vários dispositivos – iPhone, PC Windows, SmartTV, PS4 e Xbox One. A nossa experiência variou entre o muito satisfeitos e ligeiramente desapontados – pois se com o iPhone, o PC e a SmartTV a experiência foi simples e agradável, a utilização dos auscultadores com as consolas requereu a utilização de um cabo com entrada de 3.5mm, pois por um lado a Xbox One não permite ligação áudio Bluetooth (a culpa não é da SONY aqui), e por outro a PlayStation 4 permite ligação áudio Bluetooth com alguns equipamentos, mas não suporta estes auscultadores. É bastante curiosa a razão desta incompatibilidade entre produtos da mesma empresa, até porque a SONY utiliza a compatibilidade perfeita da PlayStation com as suas TV’s Bravia como sendo um ponto forte destas últimas. Não faz sentido punir o consumidor da mesma marca, obrigando-o a comprar uns PlayStation Gold Wireless Stereo Headset, cujo preço é ligeiramente mais barato, depois do mesmo ter adquirido uns auscultadores da mesma marca, mais caros e mais versáteis.
Tendo isto dito, dado que a ligação pelo cabo de 3.5mm é feita no comando, a portabilidade sem fios não fica demasiado comprometida. Apenas temos pena que não tenha havido sinergia entre os vários departamentos dentro da SONY.
A qualidade do áudio é muito boa, sendo que este modelo não fica nada atrás dos mais caros SONY WH-1000xm3, com uma utilização muito confortável. Estando habituados aos Cloud II, notamos inicialmente que os graves poderiam ser um bocado mais fortes, mas com a utilização continua esta nossa “impressão inicial” rapidamente desapareceu.
Notamos, no entanto, que os auscultadores não são compatíveis com a aplicação para telemóvel especifica para auscultadores SONY, o que nos deixou perplexos, já que é através desta aplicação que se acede às configurações de equalizador disponíveis para os auscultadores da marca. Isto, no entanto, é passível de ser corrigido através de uma atualização de software por parte da SONY.
Opinião Final:
Pelo preço a que se encontram, a qualidade disponível nos SONY WH-CH710N é muito boa. Estamos perante uns auscultadores bastante versáteis cuja utilização é muito agradável ao longo de várias horas. Talvez não seja exatamente o produto que os gamers se vejam a utilizar, mas dada a versatilidade mais ampla dos mesmos, não pode deixar de ser algo a considerar.
Do que gostamos:
- Autonomia de utilização mais que suficiente para qualquer finalidade;
- Posicionamento de botões nas laterais permite o emparelhamento/manuseamento dos auscultadores;
- Qualidade de áudio impressionante!;
- Modo de controlo de áudio ambiente.
Do que não gostamos:
- Incompatibilidade do áudio Bluetooth com a PlayStation, simplesmente incompreensível!
Nota: 8/10