The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV (PS4) – Análise

A franquia Trails of Cold Steel poderá parecer um bocado confusa para quem decidir entrar nos jogos “Kiseki”, dado que pertence a uma franquia maior chamada “Trails”, da qual faz parte o conhecido Trails in the Sky, assim como outros jogos. Todavia, a própria franquia “Trails” é um spinoff da franquia “The Legend of Heroes” que por sua vez é um spinoff da saga “Dragonslayer”.

Entenderam tudo? Pois, é tudo muito anime, tudo muito japonês. Tal como uma série de animação cada franquia poderá ser entendida como um “arc” que faz parte de uma estória maior. Daí ser obrigatório para os novos jogadores de pelo menos jogarem os outros 3 jogos na franquia. Quem não o fizer, irá imediatamente deparar-se com pelo menos 20 personagens jogáveis, cada uma com a sua própria forma de jogar e apanhara a estória no último capítulo da franquia, o que fará da experiência algo completamente impercetível.

Em Trails of Cold Steel IV, as várias estórias dos vários Trails encontram-se para o derradeiro final. Erebonia prepara-se para invadir Calvard, os vários cidadãos começam a ser recrutados para o exército, muitos contra a sua própria vontade, pois quem se opuser ou questionar a decisão do Chanceler Osborne é amaldiçoado com a Great Twilight. A guerra parece completamente inevitável. A Class VII que está escondida na aldeia de Eryn, tem de salvar o Instrutor Rean dos Gnomes e cumprir várias missões de resistência contra o Chanceler e Ouroborus de forma a impedir a guerra.

As mecânicas de Trails of Cold Steel IV seguem de perto as de Trails of Cold Steel III sendo que algumas mecânicas excessivas foram limitadas, como a facilidade de executar breaks nos inimigos. Assim, os combates na verdade tornam-se mais táticos e divertidos, dado que é mais difícil fazer grind e depois simplesmente vencer através da força bruta da nossa equipa. O sistema de combate por turnos sai enriquecido pelas alterações trazidas para o quarto título na franquia, assim o pacing do jogo que segue uma fórmula mais clássica dos JRPGs. Queremos com isto dizer que, embora inicialmente estejamos limitados à aldeia onde o jogo verdadeiramente começa, de seguida iremos viajar entre vilas e cidades, explorando masmorras à medida que vamos avançando. Esta estrutura é certamente bem-vinda e o jogo guarda vários momentos especiais à medida que vamos avançando na estória, até porque estamos perante a conclusão de uma narrativa que se tem vindo a desenvolver ao longo de 4 jogos.

Todavia, para se poder ter a melhor experiência, é mesmo necessário ter jogado os outros 3 jogos, pois Trails of Cold Steel IV não tem qualquer tipo de misericórdia com quem ficou para trás na estória ou então não se lembra de alguns detalhes ou personagens.

Opinião final:

Trails of Cold Steel IV é conclusão da estória da franquia “Trails”, uma narrativa que se tem vindo a desenvolver ao longo de 4 jogos, ela própria sendo uma fração de uma estória maior e mais complexa. É um RPG clássico e balançado, com imensas personagens e uma estória interessante e profunda. Porém, não é um título para se entrar na série, sendo obrigatório jogar os outros jogos sob pena de não se entender nada da narrativa.

Do que gostamos:

  • Último capítulo da franquia “Trails of Cold Steel”;
  • Imensas personagens integram a narrativa, incluindo algumas de outros jogos da franquia maior “Trails”;
  • O sistema de combate RPG de Trails of Cold Steel III está de volta com alguns ajustes que balançam a dificuldade, tornando-o no melhor sistema de combate da franquia;
  • O jogo segue uma fórmula muito clássica dos JRPGs.

Do que não gostamos:

  • É obrigatório ter jogado os outros 3 jogos, sob pena de ficar completamente de fora da estória.

Nota: 7/10