PLAION, editora e produtora líder mundial de videogames, e Retro Games Ltd., a maior produtora mundial de computadores domésticos re-imaginados, têm o prazer de anunciar o The Spectrum – uma recriação moderna do ZX Spectrum espetacularmente projetado de 1982 – será lançado em toda a Europa em 22 de novembro de 2024 e já está disponível para reserva por € 99,99.
Graças ao seu design pioneiro, a máquina original tornou-se um ícone da computação doméstica e dos videojogos. É um símbolo amplamente reconhecido da revolução tecnológica da década de 1980, e é esse status histórico que ajudou a inspirar a Retro Games Ltd a fazer uma réplica fiel que incorpora recursos modernos de qualidade de vida. Além de 48 jogos pré-instalados, o Spectrum vem com saída HD de 720p via HDMI, que permite que ele seja exibido em TVs modernas, quatro portas USB que podem ser usadas para gamepads e joysticks e uma réplica exata do famoso teclado de ‘borracha’ com teclas totalmente funcionais, assim como eram em 1982. Os 48 jogos pré-instalados incluem alguns dos títulos mais divertidos, peculiares e bem cotados da história da máquina, incluindo:
- Alien Girl (Skirmish Edition), Ant Attack, Army Moves, Auf Wiedersehen Monty, Avalon, Bobby Bearing, Cosmic Payback, Devwill Too ZX, Exolon, Fairlight, Firelord, Football Manager 2, Freddy Hardest, The Great Escape, Head Over Heels, Highway Encounter, The Hobbit, Horace Goes Skiing, Jack the Nipper, Knot in 3D, The Lords of Midnight, Manic Miner, Match Day II, Movie, Nodes of Yesod, Penetrator, Phantis (Game Over II), Pheenix, Pyracurse, Quazatron, Robin of the Wood, Saboteur! Remastered, Shovel Adventure, Skool Daze, Snake Escape, Spellbound, Starquake, Starstrike II, El Stompo, Stonkers, Target: Renegade, TCQ, Technician Ted – The Megamix, Tenebra, Trashman, The Way of the Exploding Fist, Wheelie, Where Time Stood Still
Outros recursos do The Spectrum incluem a capacidade de retroceder o jogo em até 40 segundos para ajudar os jogadores a passar por níveis difíceis, a inclusão de quatro slots de ‘salvar jogo’ por título, uma opção de filtro CRT da velha escola para replicar TVs antigas e funcionalidade que permite aos jogadores adicionar seus próprios jogos por meio de uma pendrive. Com a autenticidade em mente, a Retro Games até aproveitou o tempo para incorporar a programação BASIC, que permitirá que os programadores iniciantes sejam criativos da mesma forma que os pioneiros originais, responsáveis pela indústria multibilionária de videojogos que conhecemos hoje.
“Embora tenhamos gostado de trabalhar nos nossos outros computadores retro, este é o que sempre quisemos fazer. Todos nós nos lembramos com carinho de nossa infância, por isso era importante que acertássemos todos os detalhes, tem sido um projeto de verdadeira paixão. Muitos entusiastas ficarão entusiasmados com o retorno desta máquina icônica, e não queremos dececioná-los, então colocamos anos de detalhes exatos na nossa recriação do computador doméstico mais amado de todos os tempos”, disse Paul Andrews, diretor administrativo da Retro Games Ltd. “Ele atraiu uma resposta emocional daqueles que o viram, o que não é surpreendente, dada a sua estreita associação com a infância e a década de 1980, que agora são vistas como um momento feliz. Mal podemos esperar para que os jogadores coloquem as mãos no The Spectrum e desfrutem de uma lembrança verdadeiramente mágica do passado”.
“Que privilégio foi trabalhar com a Retro Games no The Spectrum. Lembro-me de pegar o original no Natal de 1982 e passar o dia inteiro tentando dominar ‘Horace Goes Skiing’. Meus pais não podiam comprar um Commodore 64, mas graças à acessibilidade e ao baixo preço de seu principal rival, meus amigos e eu pudemos passar horas mágicas lutando no ‘Match Day II’ enquanto nos maravilhamos com a interatividade de ‘O Hobbit’. Fiquei impressionado com o fator de bem-estar associado a este computador e gostaria de agradecer aos muitos grupos comunitários que criaram uma cultura de apoio, diversão e vibração em torno do legado do The Spectrum. São esses entusiastas que lançaram as bases para nossa nova máquina”, disse o diretor de marketing da PLAION UK, Simon Turner.
Os pontos de interesse adicionais incluem:
– Todos os jogos pré-instalados são oficialmente licenciados e podem ser jogados usando apenas o teclado, assim como eram quando foram lançados originalmente.
– Emula todos os modelos ZX Spectrum de 16k a 128k.
– Instruções detalhadas de mapeamento para todos os jogos, que podem ser acedidas no interface de utilizador temático.
– As teclas incorporam uma série de funções delineadas por diferentes palavras coloridas, um elemento de design visualmente interessante e prático.
– Compatível com uma variedade de controladores/joysticks proprietários e de terceiros novos e antigos.
O Spectrum estará disponível para compra em todo o retalho, ao preço de €99,99. As pré-encomendas já estão abertas e a data de lançamento está confirmada para 22 de novembro de 2024.