Em entrevista ao jornal francês Le Monde, Serge Hascoët, diretor criativo da Ubisoft, revelou que quer que os jogos da empresa tenham cada vez menos investimento em storytelling. Para ele, é muito mais interessante que os próprios jogadores experienciem e criem as suas próprias histórias dentro do universo do jogo.
De acordo com ele, jogos como Assassin’s Creed e Far Cry possuem muito storytelling, mas que essa era justamente “a maneira fácil e usual de se desenvolver” e que agora querem mudar isso.
Esta declaração pode significar que a Ubisoft pretende colocar o foco em narrativas emergentes em seus jogos. Algo que acontece com bastante frequência nos jogos da Bethesda, onde cada jogador tem uma história única dentro do universo do jogo.
Vale lembrar que storytelling é uma palavra que está relacionada a narrativa, onde uma determinada pessoa ou empresa é capaz de contar uma história relevante através de palavras e/ou recursos audiovisuais, ou seja, é um recurso onde o jogador é levado a conhecer uma história na perspectiva do criador do conteúdo e interage com essa história de “maneira indireta e sem influência nela”, isto é, apenas vai realizando determinados objetivos pré-determinados para seguir no jogo, cuja história já está escrita..