Nesta semana, a Valve anunciou que irá adotar um novo sistema nas paginas dos jogos da Steam, como maneira a combater a prática conhecida como “review bombing”, que vem a tornar-se comum nos últimos meses.
“Review bombing” é o ato de juntar um grupo de utilizadores para escreveres análises negativas de um jogo, para reduzir a sua nota geral, seja como forma de protesto ou apenas para incomodar. A prática ganhou destaque recentemente quando Firewatch foi vitima dessa pratica por parte de fãs do PewDiePie, após um desenvolvedor ter criticado e tomado medidas consideradas pesadas com o youtuber.
Através de um comunicado de imprensa a Valve, disse que os utilizadores podem estar insatisfeitos com algo que o desenvolvedor disse, com escolhas que o desenvolvedor vez na versão da Steam em comparação com outras plataformas ou simplesmente porque não gostaram das convicções políticas do desenvolver. E esse tipo de problema alheio ao jogo não é relevante quando trata-se da qualidade do jogo em si, enquanto alguns jogadores possuem razões legitimas para estarem insatisfeitos com a sua compra.
Graças a isso, embora o “review bombing” seja um problema real, a Valve não quer impedir os utilizadores de deixarem a sua opinião, sendo assim, a solução foi criar um histograma que mostra a visão geral das análises positivas e negativas, a permitir ao jogador ter acesso a um determinado período para saber, porque naquele momento, o jogo recebeu criticas negativas.
Para finalizar, a Valve destacou que essa novidade pode não ser definitiva e que mudanças podem ocorrer, caso a empresa encontre uma nova e melhor solução num futuro próximo.