Apesar de rumores em contrário e o recente lançamento de um SDK e de um modo VR para o Steam, a Valve anunciou hoje que não tenciona lançar os seus próprios dispositivos de realidade virtual.
Ao invés, a empresa de Gabe Newell, prefere apoiar os dispositivos já existentes no mercado, embora ainda numa fase embrionária, tais como os Oculus Rift.
Durante um determinado período de tempo a Valve, teve a sua própria divisão de dispositivos VR, mas esta foi fechada em prol de outros projectos.
Newell, acredita ainda que até 2015 iremos assistir a um bom de crescimento neste nicho de mercado, e o hardware por essa altura estará suficientemente maduro para que seja possível criar dispositivos com características técnicas muito acima das que hoje em dia se podem observar.
A Valve espera que o PC tome a dianteira no que toca a plataformas preferidas para a criação e desenvolvimento destes dispositivos, daí ter demonstrado o seu apoio incondicional aos criadores dos Oculus Rift, tanto na fase do Kickstarter como hoje durante a conferência Steam Dev Days.
Em suma, parece que 2014 será o ano em que a Valve cimentará solidamente a sua posição de mercado.