Logo após o final do Summer Sale 2017 no dia 5 de julho, a Valve baniu mais de 40 mil contas na Steam, superando assim mais um recorde na história da plataforma.
De acordo com o Steam Database, o banimento massivo alcançou um total de 40.411 contas, número dez vezes maior do que a média diária de contas banidas, e três vezes maior do que o último grande banimento, que alcançou as 15.227 contas removidas do serviço em outubro de 2016.
As contas foram banidas atrás da ferramenta anti-cheat da Valve (VAC), e o número excessivo teve como principal motivo a estratégia utilizada para comprar um mesmo jogo, com desconto, em contas diferentes.
Essa estratégia, é utilizada principalmente entre jogadores de DOTA 2 e Counter-Strike: Global Offensive que adquirem várias cópias do mesmo jogo para fazer uso de diferentes hacks e cheats e ter assim maior beneficio nesses jogos.
De acordo com o site VAC-Ban, quase 7.500 dólares em skins de Counter-Strike: Global Offensive foram perdidos com essa recente “limpeza”.