No passado a Valve lançou diversos jogos para as consolas, incluindo Counter-Strike, Half-Life e Team Fortress, mas após esse período a empresa desistiu de desenvolver para outras plataformas sem ser PC. Durante uma conferência de imprensa em Seattle, Gabe Newell, diretor executivo da Valve comentou sobre essa falta de interesse.
De acordo com Newell, a empresa ficou frustrada por estar a trabalhar em um ambiente que os aprisiona. Ele revelou que no PC conseguem lançar 5 ou 6 atualizações por dia, enquanto que no iOS e em plataformas mais fechadas teve situações em que tiveram de esperar seis meses.
Ele revelou que quando existe uma reunião para se discutir sobre jogos free-to-play com alguém que está a fazer o planeamento do produto para alguma consola, a resposta é quase sempre que não têm a certeza se o género é uma boa ideia, sendo esta resposta equivalente à porta fechada.
Newell disse ainda que na Valve tudo é feito para tornar a vida dos desenvolvedores mais fácil e que o PC é uma plataforma superior para ter tudo “mais fácil e simples”. Ele reconhece que outras pessoas podem ser bem sucedidas nesse ambiente, mas o ADN deles é diferente e a pior coisa que se pode fazer é colocar muitos obstáculos entre a Valve e os consumidores.