O estúdio Game Studio 78 foi o grande vencedor da cerimónia de entrega dos Prémios PlayStation com o jogo VRock. Além do Prémio PlayStation para Melhor Jogo em 2016, o título de realidade virtual recebeu ainda o Prémio PlayStation Para Jogo Mais Inovador.
VRock é a proposta do Game Studio 78 para o sistema realidade virtual da PlayStation, o PlayStationVR. É um jogo intenso e inovador que permite que qualquer um se transforme numa estrela de rock e atue perante milhares de fãs.
Ao vencer o Prémio PlayStation para Melhor Jogo, o estúdio será apoiado pela PlayStation para desenvolver o título para a PS4 e para o PlayStationVR. Rogério Ribeiro, CEO e produtor no Game Studio 78, admite que a equipa está ansiosa por começar a trabalhar no título que irá chegar ao PlayStationVR.
“Estamos muito entusiasmados com este prémio. Decidimos arriscar com um jogo para a realidade virtual e estamos ansiosos por lançar VRock para a PS4 e para o PlayStationVR. Obrigado a todos os que nos apoiaram e à PlayStation por acreditar em nós e por apoiar o crescimento da indústria dos videojogos em Portugal”, afirmou Rogério Ribeiro.
Os criadores de VRock terão acesso a um espaço físico, em Lisboa, para trabalhar durante 10 meses, receber kits de desenvolvimento PS4, um prémio monetário no valor de 10.000 € e uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation no valor de 50.000 €. O videojogo será então publicado para a PS4 na PlayStation Store.
Durante a cerimónia, conduzida pelo grupo de comédia de improviso Os Improváveis, cinco estúdios subiram ao palco para receber os prémios das categorias secundárias.
Nas categorias secundárias, os vencedores são:
- Prémio PlayStation para Melhor Arte: Hell Keeper, do estúdio Badaguedes
- Prémio PlayStation para Jogo Mais Inovador: VRock, do Game Studio 78;
- Prémio PlayStation para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation: Gateway, do SpellCaster Studios
- Prémio PlayStation para Melhor Jogo Infantil: An Aztec Tale, do estúdio Cake Collective
- Prémio PlayStation da Imprensa: Shutix, do Indot Game Studio
A entrega dos Prémios PlayStation decorreu num ambiente muito animado, numa tarde onde não faltaram surpresas e boa disposição. Os Improváveis arrancaram muitos sorrisos na abertura da cerimónia, dando depois lugar em palco a Sandra Páscoa, PR Manager da PlayStation Iberia, e a Roberto Yeste, Responsável de Desenvolvimento Local da PlayStation Iberia, que anunciaram o Prémio PlayStation da Imprensa.
O Prémio PlayStation para Melhor Jogo Infantil foi entregue pela doutora Ana Amélia Carvalho, Professora Catedrática de Ciências da Educação na Universidade de Coimbra, cuja investigação é baseada na criação de videojogos para auxiliar os jovens a estudarem as matérias escolares.
O evento ficou ainda marcado pela presença de vários apoiantes de jovens empresários, como foi o caso da Drª Isabel Neves, presidente do Business Angels Club de Lisboa e membro do painel do programa televisivo Shark Tank, que subiu ao palco para entregar o Prémio PlayStation para Jogo Mais Inovador e deixou umas palavras de incentivo ao empreendedorismo jovem.
Depois de um mais momento de comédia que arrancou gargalhadas ao público, foi revelado o Prémio PlayStation para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation, entregue pelo estúdio Fun Punch Games, o vencedor da 1ª edição dos Prémios PlayStation em Portugal. Os criadores de Strikers Edge desejaram o mesmo sucesso que o seu título tem tido em alguns dos maiores eventos de tecnologia e entretenimento do mundo. Strikers Edge é atualmente um dos nomeados para Melhor Jogo Indie da feira PAX South, nos Estados Unidos da América.
As categorias secundárias foram concluídas com a presença do realizador português Edgar Pêra, que entregou o Prémio PlayStation para Melhor Arte.
O melhor da tarde estava guardado para o fim. O palco recebeu Liliana Laporte, Diretora Geral da PlayStation Iberia, e Jorge Huguet, Diretor de Marketing PlayStation Iberia, que revelaram o prémio mais aguardado: o Prémio PlayStation para Melhor Jogo do Ano 2016. O título de realidade virtual VRock recebeu o prémio mais desejado do momento e um enorme aplauso do público presente.
Além da entrega dos Prémios PlayStation, o evento acolheu ainda a mostra de dois projetos da ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, que estão a ser desenvolvidos no âmbito do programa PlayStationFirst. Esta iniciativa permite que os cursos de desenvolvimento de videojogos ofereçam aos estudantes a possibilidade de aprenderem a criar jogos para a consola PlayStation 4. Até ao momento, apenas era possível criar para mobile e computador. Além da ETIC, também o Instituto Politécnico de Leiria está inserido neste programa.
“Em Portugal, estamos a cumprir o objetivo de impulsionar a indústria em várias áreas. Além dos Prémios PlayStation, também arrancou em Portugal, em 2016, o programa PlayStation First. Esta iniciativa permite aos estudantes de videojogos criarem títulos para a PlayStation 4, complementando assim a sua formação e abrindo portas para muitos estúdios”, explicou Roberto Yeste.
O balanço da 2ª edição dos Prémios PlayStation foi muito positivo. “Esta edição dos Prémios PlayStation mostrou que há muitos criadores em Portugal e muito talento que é preciso valorizar. Sentimos um envolvimento crescente dos estúdios com esta iniciativa, e isso vê-se pela qualidade dos projetos apresentados. Os melhores projetos deste ano estiveram presentes na Lisboa Games Week, assim como vários estúdios espanhóis apoiados pelas iniciativas do programa PlayStation Talents”, afirmou.
“A 1ª edição foi um sucesso e o Strikers Edge é um ótimo exemplo do talento português e de quão longe é possível chegar. Hoje foi possível ver que há muito mais projetos portugueses em que vale a pena apostar e nós assumimos gradualmente um compromisso com os estúdios portugueses. Portugal é um país fundamental para a PlayStation. Somos líderes neste mercado e este é um território onde vamos continuar a apostar. Temos um forte compromisso com o crescimento desta indústria e, com iniciativas como os Prémios PlayStation, garantimos visibilidade para a indústria, apoiamos novos talentos, estimulamos a criatividade nacional”, elucidou Liliana Laporte.
O vencedor da edição dos Prémios PlayStation em Espanha foi também um título de realidade virtual, o que não espanta a Diretora-Geral, que releva a importância do PlayStation VR na estratégia da empresa. “O PlayStationVR faz parte da nossa estratégia para oferecer as melhores experiências de jogo aos utilizadores. Lançámos o PSVR em outubro de 2016 e vamos continuar a enriquecer o nosso catálogo de jogos para poder fornecer conteúdos atrativos para os nossos jogadores. E estamos muito entusiasmados por, no futuro, termos um videojogo português e espanhol, desenvolvidos com o apoio da PlayStation, para o nosso sistema de realidade virtual”, concluiu.
Os Prémios PlayStation são uma iniciativa única em Portugal de apoio ao desenvolvimento de videojogos, que desafia jovens portugueses a apresentarem projetos para a PlayStation4, o que significa que o vencedor poderá ver o seu título a chegar a mais de 50 milhões de utilizadores de todo o mundo.
A segunda edição dos Prémios PlayStation arrancou em julho de 2016 e teve grande sucesso, recebendo mais de 50 candidaturas com grande qualidade.
Um vídeo breve do jogo durante a Lisboa Games Week: