Xbox reforça investimento nos indies em 2025

A Xbox está a apostar fortemente no sector dos videojogos independentes, tornando 2025 o ano de maior investimento de sempre em jogos indies para o Game Pass. Segundo Chris Charla, responsável pelo programa ID@Xbox, este esforço inclui acordos com mais de 50 estúdios para estrearem os seus jogos na plataforma, e já chegam a mais de 150 parceiros envolvidos na expansão contínua do catálogo.

O ID@Xbox, programa dedicado ao apoio a estúdios independentes, dinamiza a produção de títulos que, sem financiamento direto ou acordos pré-estabelecidos, dificilmente seriam lançados. A inclusão destes jogos no Game Pass permite aos developers acesso imediato a uma vasta audiência, proteção financeira e oportunidades para experiências inovadoras, como demonstrado pelo sucesso de lançamentos como Hollow Knight: Silksong e Clair Obscur: Expedition 33 que chegaram no dia da estreia ao Game Pass, impulsionando vendas e notoriedade.

Apesar de algumas críticas, nomeadamente de criadores preocupados com o efeito “canibalizador” que a subscrição pode ter nas vendas unitárias de jogos, os jogadores optam por subscrever em vez de comprar, a maioria dos parceiros que lançaram jogos no Game Pass demonstraram interesse em repetir parcerias e trazer novos projetos para o serviço. Charla admite que, sobretudo para pequenos estúdios e projetos arriscados, um acordo de subscrição pode significar a diferença entre o sucesso e o cancelamento.

Do lado dos consumidores, o crescimento dos serviços de subscrição é notório: em Julho de 2025, as despesas norte-americanas aumentaram 21% face ao ano anterior e o Game Pass gerou receitas superiores a 5 mil milhões de dólares pela primeira vez.

Fonte: GameSpot