5 tendências gaming para 2021

A rápida evolução do mundo tecnológico ajudou a que ocorresse um avanço notável na indústria gaming. É inegável que esse progresso potenciou inúmeras conquistas, especialmente quando se fala em software e hardware.

Atualmente, com as mais recentes tecnologias, cada jogo é lançado e encarado pela comunidade gamer como uma experiência cada vez mais real. Uma realidade na qual os gráficos, a jogabilidade e as tecnologias por detrás da mecânica criam autênticas obras de arte.

Assim, face a esta evolução é importante identificar quais vão ser as áreas que vão crescer à boleia dessa inovação em 2021.

Streaming de jogos

Se não estivesse acontecido nos últimos anos, ninguém teria acreditado que o streaming de jogos seria tão benéfico para a comunidade gamer.

Quando a Twitch foi introduzida, em 2011, todos pensaram que seria mais uma plataforma de conteúdos semelhante ao YouTube. Contudo, a Twitch de hoje em dia é a joia da coroa do streaming, recebendo mais de 2 bilhões de espetadores por hora, só em conteúdo gaming.

Cada vez mais os gamers procuram o streaming para criar comunidades de subscritores; patrocinadores para receberem conteúdos exclusivos, antes destes serem lançados no mercado; e fixar a profissão no mercado de uma vez por todas. Sim, profissão.

Com o digital a ser uma realidade constante, no dia a dia, é natural o aparecimento deste tipo atividade – e a realidade é que diversos streamers portugueses têm obtido sucesso nesse nicho.

iGaming

Com o passar dos anos ficou cada vez mais patente que nem todos os jogadores jogam o mesmo tipo de jogo. Enquanto a maioria gosta de jogar para se divertir e explorar as histórias que estes proporcionam, outros preferem o lado mais competitivo que os videojogos podem oferecer.

É aqui que entra a indústria do iGaming. E, como cara desta indústria, é impossível não referir o nome do poker. Na sua vertente online, é um autêntico motor no meio da comunidade gamer. Trata-se de um desporto que beneficiou bastante das inovações digitais e tem vindo a mostrar outro lado desta indústria, um lado mais divertido e educativo.

Outro ponto a favor é exatamente esse: é um desporto fácil de aprender. Através de tutoriais dedicados é possível conhecer todas as estratégias e regras que o compõem. Assim, esses ingredientes acabaram, então, por catalisar a própria indústria do iGaming.

Atualmente, além do poker, existem outras modalidades de casino que foram à boleia deste fenómeno. Tal como o poker, também oferecem aos jogadores as ferramentas necessárias para melhorar o seu nível e aprenderem de forma responsável.

Por isto, é inevitável dizer que o iGaming vai continuar a ser umas das principais tendências na indústria gaming para 2021, exatamente por oferecer o melhor de dois mundos: diversão e objetivos competitivos.

Hardware de nova geração

Para acompanhar a evolução da tecnologia dos jogos, ao nível da jogabilidade e grafismos, é necessário o desenvolvimento de hardware que consiga suportar essa fluidez.

Assim, para o ano de 2021, a Playstation 5Xbox Series X e uma possível Nintendo Switch Pro, vão fazer as honras de abrir as hostilidades no gaming, no que toca a consolas. Por outro lado, não nos podemos esquecer do hardware para PC, onde a comunidade é bastante mais ativa e procura sempre os componentes de última geração.

Com efeito, cada vez mais é importante a capacidade de suporte e evitar erros de lançamento, assim como manter os componentes fiáveis. A verdade é que a experiência gamer vive muito desta capacidade. Isso porque, sem os meios necessários, não é possível cumprir e apreciar todo o trabalho desenvolvido pelas editoras de videojogos.

Para os gamers, ainda bem que as marcas “ouvem” as opiniões e trabalharam para melhorar os seus produtos, com atualizações e componentes mais potentes.

Jogos indie

Quem nunca teve curiosidade de experimentar um jogo indie? Este nicho de mercado gaming fornece uma experiência de jogo muito diferente daquela que os grandes nomes da indústria oferecem. Exatamente por isso é que ouvimos falar que os jogos independentes estão rapidamente a ultrapassar os títulos AAA.

Neste campo, saltam duas características. Primeiramente, não demoram muito para serem concluídos. É possível terminar alguns jogos independentes em menos de um dia, enquanto outros irão demorar um pouco mais.

E como os jogos indie são muito específicos, trazem ao jogador uma jogabilidade muito mais desafiadora. Até pode demorar mais um pouco a dominar a mecânica única do jogo, mas depois, não se consegue parar. E parar é algo que não vai acontecer para o segmento indie em 2021.

Gaming portátil

A última tendência gaming para 2021 é exatamente o gaming portátil. Com as principais marcas a apostarem em dispositivos mais capazes e eficientes, é natural que as editoras de videojogos olhem para esse segmento.

Não será um ano de exceção, já é uma realidade. No entanto, com o lançamento de novos hardwares é natural que também surjam novos jogos e novas realidades adaptadas à experiência mobile. Além disso, a comunidade também vai crescer neste segmento.

Em suma, não será um ano atípico. Será um ano com novas realidades, propriedades e novos métodos para entreter e fidelizar os jogadores. Das consolas ao PC, a experiência gamer vai subir de nível.