Recentemente a Electronic Arts anunciou o encerramento da Visceral Games, estúdio responsável por jogos como a franquia Dead Space, algo que segundo a empresa, aconteceu devido a necessidade de acompanhar as mudanças no mercado. Pouco tempo depois, um ex-produtor de BioWare, deixou duras criticas a EA e revelou que jogos single-player possuem cada vez menos espaço na industria.
Ambas as situações, fizeram disparar os alarmes para os fãs de jogos que tem maior foco na historia, porém, parece que o futuro não será tão sombrio.
Em entrevista ao GameSpot, Tim Stobo, designer de Horizon Zero Dawn, comentou sobre o assunto e deixou claro, que no que depender da Guerrilla Games, o futuro desse tipo de jogo não é tão sombrio quanto aparenta.
Stobo revela que Horizon Zero Dawn é uma prova clara que ainda há futuro para experiências single-player de grande qualidade, e a própria expansão The Frozen Wilds veio reforçar ainda mais isso. Ele revelou que o estúdio está comprometido em entregar grandes experiências de alta qualidade para os jogadores.
O design disse que ao que tudo indica existe uma mudança no mercado por parte de outras empresas, mas a Guerrilla Games, continua focada em apresentar historias incríveis.
Para Stobo, há que olhar para tudo isso numa outra perspetiva, onde jogos como Destiny serão cada vez mais comuns e há espaço para eles, mas ao olhar para os lançados do ano que receberam criticas positivas como, como Horizon Zero Dawn, Zelda: Breath of the Wild, Shadow of War, etc, há também espaço para grandes experiências single-player, então haver mais espaço para experiências online, só vem contribuir para a diversidade nos videojogos.
Horizon Zero Dawn – The Frozen Wilds será lançado no dia 07 de novembro de 2017 em exclusivo para PlayStation 4.