Ex-desenvolvedor da BioWare afirma que EA tem como prioridade o dinheiro e não o jogador

No final da semana passada, a industria recebeu uma triste noticia quando foi anunciado pelo Electronic Arts que a Visceral Games deixaria de existir e que o desenvolvimento do novo Star Wars, ficaria a cargo de outro estúdio, ao afirmar que o jogo era muito linear.

Como era óbvio, muitos jogadores e fãs ao redor do mundo receberam essa justificativa de maneira extremamente negativa, já que desde sempre Star Wars destacou-se por uma historia linear. E não demorou muito até que alguém bem próximo viesse a publico deixar a sua opinião.

Durante o episódio 105 do podcast Waypoint, Manveer Heir, ex-desenvolvedor da BioWare falou sobre como a Electronic Arts vê os lucros dos videojogos, a explicar que preferem jogos com mundos abertos ou multiplayer por serem mais lucrativos.

De acordo com ele, a regra dentro da empresa é fazer o jogador regressar sempre e a melhor maneira de o fazer é com microtransações, como aconteceu com os pacotes de cartas no modo multiplayer de Mass Effect 3, pois existe ali um incentivo para ele nunca abandonar totalmente o jogo.

Heir revelou, que a Electronic Arts assim como outras empresas grandes, dão prioridade aos lucros e não à qualidade da experiência.

Ele afirmou que o grande motivo para que jogos bons jogos single-player lineares não possuem um grande orçamento de desenvolvimento, é porque a Electronic Arts assim como grandes empresas, dão prioridade aos lucros e não ao que os jogadores querem, o importante mesmo para eles é aquilo que os jogadores pagam e isso acaba por fazer com que jogos com microtransação sejam sempre mais atrativos.

Para finalizar afirmou que o sucesso do sistema de microtransações em Mass Effect 3 foi o motivo pelo qual a Electronic Arts passou a inserir elementos multiplayer em todos os seus jogos posteriormente, como foi o caso de Dragon Age, pois de um lado existem os lucros contínuos e do outro os lucros únicos e quando um jogador literalmente gasta 15 mil dólares em cartas no modo multiplayer de Mass Effect 3, esse envia uma mensagem clara de onde está o dinheiro.

Vale lembrar que Star Wars Battlefront II, foi amplamente criticado durante a sua fase beta, por inserir um sistema de loot boxes e microtransações. Posteriormente a empresa veio a publico garantir que o modelo visto na beta era diferente do que será visto na versão final do jogo.