Análise – Batman Arkham VR

analise_batmanarkhamvr_1_portugalgamers

Nem toda as pessoas imaginavam que poderíamos um dia estar na pele de Batman, um dos maiores heróis da DC Comics. No entanto, a Rocksteady  dá-nos agora essa possibilidade com o lançamento deste jogo para o sistema de realidade virtual da Sony, Batman Arkham VR.

Este jogo representa a mais recente entrada na série Arkham e, mesmo sendo uma experiência curta, é também a primeira vez que podemos controlar Batman na primeira pessoa num dispositivo de realidade virtual. Um jogo que traz toda a essência da série Batman e em que, ao longo da aventura, podemos conhecer a mansão Wayne, a Batcave e, o principal, investigar o assassinato de um amigo. Tal como nos filmes, na série animada, nos jogos e nos comics, neste jogo iremos conhecer de perto alguns dos gadgets e claro, a outra face de Batman, Bruce Wayne.

Começamos esta aventura, que se insere no universo Arkham, na pele do jovem Bruce Wayne a reviver todo o assassinato dos seus pais, vendo quem foi o responsável. É fantástico estar na primeira pessoa e observar os pormenores incríveis que este jogo nos proporciona, devido à experiência de realidade virtual, que nos faz sentir como se estivéssemos mesmo lá.

analise_batmanarkhamvr_3_portugalgamers

É-vos dada a chave.

Quando chegamos à mansão Wayne temos o primeiro contacto com os comandos PlayStation Move. É nos dada uma chave e teremos de a colocar na fechadura do piano, que nos dará acesso a uma misteriosa tecla que o mesmo possui. Após tocarem na mesma é ativado um elevador que nos irá levar até um local para vestirmos o fato do famoso Batman.

Para quem gosta de Batman, a cena que se segue é fantástica, pois é o momento em que finalmente irão vestir o seu traje. O fato não é colocado todo num instante, terão de vestir cada parte do corpo, começando pelo fato em si, passando depois para as luvas, os nossos gadgets e, claro, a famosa máscara. Ah, depois podem ir ao espelho e verem-se a vocês próprios na primeira pessoa a encarar a pele do herói de Gotham. Terão liberdade total para mexerem os braços, etc.

Também a Batcave vos será mostrada ao pormenor, pois terão uma visita guiada pela mesma. Importa realçar o tamanho e detalhe que poderá ser observado em redor, através dos vários itens específicos, computadores, entre outros que irão encontrar. Claro que irão encontrar algumas novidades, mas isso queremos deixar para vocês explorarem.

analise_batmanarkhamvr_2_portugalgamers

O famoso fato do herói da DC Comics.

Em Batman Arkham VR, como já referi, irão ter de investigar o assassinato de um amigo de Wayne, em que a Rocksteady faz uma ligação aos anteriores títulos. Por um lado, caso não tenham jogado os anteriores poderá ser difícil acompanhar a aventura, mas penso que de um modo geral irão conseguir progredir, apesar de ser uma história curta.

Na Batcave poderão experimentar o Batmobile ou a Batwing, que vos irão entreter nesta aventura, apesar da mesma, como referi no início, ser muito curta. Será que no futuro iremos ter algo mais aprofundado num próximo jogo da série Batman? Seria o ideal pois esta deixa-nos a querer jogar ainda mais, pelo que queremos ver o que mais a Rocksteady nos poderá oferecer.

Para jogarem Batman Arkham VR irão necessitar dos comandos PlayStation Move, um pelo menos. Aconselhamos a usarem dois, pois irão ter uma aventura de maior interatividade no jogo. Irão usar o PS Move para realizarem as várias tarefas que vos irão ser pedidas. Uma interação simples e básica que poderá colocar qualquer jogador a experimentar este título de realidade virtal no seu PlayStation VR.

Também a visão raio-x feita através de um scanner está presente em Batman Arkham VR. Desta vez irão usar o gadget que se encontra no cinto para fazerem scan e desvendarem detalhes sobre o crime, isto é, podem avançar ou recuar no tempo para encontrar todas as pistas.

Não irão conseguir movimentar-se pelo cenário.

Não irão conseguir movimentar-se pelo cenário.

Neste jogo não será possível movimentar Batman pelo cenário para onde queremos, pois o jogo utiliza um sistema em que olham em redor do cenário e, ao selecionarem a tecla pretendida, são teletransportados até ao local desejado. Penso que no futuros jogos termos a possibilidade de movimentar livremente o nosso herói da DC Comics pelo cenário seria algo mais desafiador e interessante.

Em relação à qualidade gráfica, é visível o rigor e os detalhes que foram implementados para recriar na realidade virtual esta aventura de Batman. Um jogo que compensa adquirir para os fãs da série Batman, apesar de ter uma duração curta, como já referi várias vezes.

Opinião final:

Batman Arkham VR coloca-nos na pele do maior herói da DC Comics, deixando-nos apreciar esta aventura na primeira pessoa. Apesar de ter uma curta duração, é um jogo ideal para quem gosta da série Batman, e não só, com controlos fáceis e intuitivos para experimentar com os vossos amigos. Se adquiriram o PlayStation VR, poderão adquirir este jogo até mesmo devido ao preço (baixo), que vos coloca numa realidade única de entre os mais variados jogos que já foram lançados para o PlayStation VR.

Do que gostamos:

  • Qualidade gráfica;
  • Interatividade com o PlayStation VR;
  • Ideal para os amantes da série Batman.

Do que não gostamos:

  • Bastante curto;
  • Movimentação da personagem.

Nota: 8/10