Análise – Batman: The Telltale Series – Episódio 3: Nova Ordem Mundial

A análise em baixo contém informações detalhadas sobre os acontecimentos dos dois primeiros episódios, por isso caso queira evitar spoilers é aconselhado a ler apenas a opinião final. 

batman_analise_episodio3_1_portugalgamers

O terceiro episódio de Batman: The Telltale Series, intitulado de Nova Ordem Mundial, continua a história logo após os ataques dos Filhos de Arkham durante o debate político entre Harvey Dent e Hamilton Hill, e com os acontecimentos trágicos durante o debate, cabe agora a Harvey assumir o cargo político temporariamente. Ao mesmo tempo que veremos Bruce Wayne a dar continuidade à sua investigação, que agora deixa de ser totalmente focada no passado da sua família, começa uma investigação sobre o grupo terrorista, mas isso pode colocar em risco não apenas ele, mas todas as pessoas próximas a ele.

Neste episódio vemos o triângulo de relacionamento entre Bruce Wayne (e também o próprio Batman), Selina Kyle e Harvey Dent a aprofundar-se ainda mais, com ambos a mostrar mais sobre a sua personalidade, principalmente Harvey que começa a demonstrar sinais que os fãs das histórias do Batman já conhecem muito bem e sabem o quanto podem ser perigosos, com mais uma vez a Telltale a mostrar que foi buscar inspirações em histórias clássicas da personagem na banda desenhada.

Ao contrário dos dois primeiros episódios, neste pelo menos não vamos ver tanto o Batman a resolver tudo, ele serve muito mais como uma preparação gradual com a integridade do Bruce Wayne a ser questionada pela sociedade, o que leva até o próprio em determinados momentos a duvidar de si mesmo, a mostrar um lado mais humano e emocional da personagem, que os jogadores poderão explorar muito principalmente durante os diálogos.

Os jogadores vão sentir que claramente dois terços do episódio tem um ritmo mais lento, com a clara intenção de fechar ciclos iniciados nos dois primeiros episódios e mostrar de maneira mais detalhada as consequências das decisões até aquele momento, mas não como um resumo, pois isso continua a ser um recurso apenas utilizado no inicio do jogo, mas deixando nas mãos do jogador como aquilo será conduzido durante todo o episódio, e graças a isso novos ciclos se iniciam, como a aparição de uma personagem muito importante em todas as histórias do Batman, que é Lucius Fox.

É importante citar Lucius nesta análise, pois outro destaque nesse episódio irá justamente para as tecnologias e gadgets envolvidas na história, sem revelar informações importantes do episódio, é muito interessante ver a Telltale apresentar aos jogadores uma das coisas que torna o Batman numa personagem tão poderosa num universo onde todos tem habilidades sobre-humanas, quando ele é apenas um “ser humano comum”, mas também mostram como algo simples se torna um caos quando se depende muito dela.

Como já vem sendo comum nos jogos da Telltale, algumas escolhas continuam a parecer redundantes, levando o jogador a questionar-se se as escolhas que fez tiveram um impacto real na história, já que algumas escolhas, por mais difíceis que podem ser, acabam por levar a um mesmo caminho, mas aos poucos o jogador vai perceber que sim, algumas mudanças poderão ser superficiais, mas outras vão ser verdadeiras “explosões solidárias” naquele universo, com decisões aparentemente inofensivas a ganharem dimensões nunca esperadas.

Se no inicio o episódio tem um ritmo lento, no final isso é rapidamente alterado com uma sucessão de cenas e decisões de grande qualidade, tanto a nível visual quanto ao desenvolvimento da relação com algumas personagens e a própria história do jogo.

E é nos momentos de ação, nessa fase final, que começa a surgir aquele que é talvez o maior problema desse episódio, que é o desempenho do jogo. Se em jogos mais lentos, onde a história é contada de maneira mais prolongada, a quebra de ritmo com constantes travagens não é um problema tão grande, quando temos um jogo onde a ação é um momento importante, e principalmente neste episódio que tem um fator de explosão da história, isso torna-se um grande problema, com inclusive um momento em que foi possível presenciar o jogo travar sem qualquer explicação num simples dialogo e fechar. Mas há que ser justo, em comparação aos primeiros dois episódios, este pode ser considerado o que tem melhor desempenho, com o fps a ter quedas muito pontuais.

Mas em “compensação” há outro fator de quebra da ação que é um recurso utilizado pela própria Telltale, que é a necessidade do jogador levar o analógico ao centro do circulo de ação, algo que utilizado com prudência, é sempre bem-vindo, mas com tanta frequência e durante os QTEs quebra por completo o ritmo da ação em diversos momentos, e por vezes não se mostra nada intuitivo.

Um outro problema que foi possível verificar, pelo menos na versão analisada para PC, são os erros na tradução para português que infelizmente incluem erros de tradução, pontuação e até mesmo falhas nas legendas, além de que em alguns momentos é perceptível falta de sincronia labial devido aos problemas já citados acima, algo que não chega para estragar por completo a experiência, mas devem ser considerados, até para que os futuros episódios recebam mais atenção nesse sentido.

Opinião final:

Em resumo, Nova Ordem Mundial é um excelente episódio que funciona perfeitamente dentro da sua intenção de fechar antigos ciclos e iniciar novos, e mostrar também ao jogador uma escala de evolução incrível tanto da própria historia, como das consequências das escolhas de cada um. É um episódio que talvez não venha a agradar de inicio para quem espera por grandes momentos de ação a todo momento, mas vai com certeza agradar em muito para quem aprecia todo o universo do Batman e para aqueles que tiverem um pouco de paciência para os últimos momentos do episódio que se mostra uma catarse de tudo aquilo que o jogador estava obrigado a reprimir até então, havendo problemas técnicos aliado a uma escolha infeliz num dos sistemas de combate.

Do que gostamos:

  • Um foco maior na história;
  • Relação entre as personagens mais aprofundada;
  • Escolhas mostram-se mais significativas;
  • Um foco maior nas tecnologias e gadgets.

Do que não gostamos:

  • Péssima escolha de alguns recursos de combate, pois quebram por completo o ritmo da ação;
  • Problemas na tradução e sincronia labial;
  • Alguns problemas técnicos ainda persistem.

Nota: 8/10