Análise – DiRT 4

A série DiRT está de regresso depois de em DiRT Rally termos tido a oportunidade de jogar um verdadeiro simulador de rally, mas será que DiRT 4 poderá desiludir?

DiRT sempre foi visto como um grande jogo de offroad em que a poeira, o rally e as tradicionais corridas fazem levar o jogador a viver grandes momentos de diversão. Desde carros clássicos a super-buggys, passando por crosscarts e grandes carros de corridas, diversidade é o que não falta ao longo das várias pistas que irão encontrar neste jogo. DiRT 4 segue o mesmo estilo de DiRT Rally melhorando ainda mais a experiência de realismo em condução para os verdadeiros amantes de corridas e offroad.

A Codemasters presenteia-nos com mais um belíssimo jogo de corridas, em que a velocidade pelo alcatrão ou até mesmo pela terra batida não irá faltar. Uma verdadeira oportunidade não só para quem gosta de automobilismo mas também para quem participa na vida real em algumas corridas de offroad em Portugal. Por exemplo, temos presente um dos circuitos portugueses em DiRT 4, a pista de Montalegre. Quem costuma competir ou até mesmo ir ver as corridas de offroad tem aqui a oportunidade de jogar neste simulador e ver o quão por vezes é difícil manobrar o carro durante as provas. Uma simulação perfeita da realidade no jogo.

As condições atmosféricas são por vezes grandes obstáculos à condução, seja de noite ou de dia, com tempo chuvoso ou não, mas o que mais dificulta é o nevoeiro cerrado. Por vezes, nem um “palmo à nossa frente” conseguimos ver, o que nos obriga a uma condução com grande atenção. Mas o realismo está inserido na perfeição, até mesmo em tempo de chuva se optarem pela câmara no interior do veículo, em que podem ver as gotas de água a escorrer no para-brisas.

Muita poeira e lama são dois elementos que não podem faltar num grande jogo de Rally.

Este jogo dá-nos a possibilidade de participar, além das provas de rally a alta velocidade, em corridas de Land Rush, RallyCross e claro a de clássicos de rally. De entre estas categorias terão diversas provas distintas para jogarem com carros diversificados, uns mais poderosos que outros. Um jogo que convida tanto veteranos da série como jogadores que nunca tenham experimentado um título da série DiRT a jogarem este título, não só pela fácil condução que o mesmo dispõe, mas também pela adrenalina e diversão que irá proporcionar.

Começando pelo jogo em si, no início terão de criar o vosso piloto, em que podem escolher o seu nome, idade, nacionalidade e também a aparência de entre algumas pré-definidas. De seguida terão de optar por um estilo de jogo, entre “Simulação” ou “Gamer”. Para os jogadores que estiverem a iniciar este jogo ou que nunca tenham experimentado nenhum da série DiRT aconselhamos o modo “Gamer” pois irá ajudar tanto a nível de controlo à condução, como às diversas situações de jogo que irão encontrar em pista. Para quem já está habituado a jogar jogos de carros ou da série DiRT o modo “Simulação” será o mais indicado, pois irão sentir a verdadeira adrenalina em pista, em que será necessária uma boa condução tanto a nível de travagem como de aceleração de forma a não embaterem nos obstáculos em pista. A experiência de jogo é fantástica, em que a atenção e o controlo do veículo em prova é fundamental. Por vezes pode tornar-se algo complicado dadas as curvas e condições de pista que irão encontrar (como saltos e poças com água), mas sem dúvida que a vossa experiência em jogos da série irá facilitar esta tarefa.

O jogo dispõe ainda de uma Academia DiRT de treino que vos será útil, pois nesta é exemplificado o que devem fazer durante as diversas situações que irão encontrar em pista, seja a nível de curvas, saltos, travagem, aceleração, desaceleração, etc. Até será explicado durante o treino como colocar as mudanças manuais (caso optem), e em que situação devemos subir ou descer a mudança em que nos encontrarmos. Esta academia é ideal para quem está a iniciar o jogo, e não só, irão aprender diversos truques que poderão ser-vos muito úteis durante as corridas. Em cada treino é exemplificado como deverão proceder durante a instrução e de seguida poderão praticar as vezes que quiserem. São treinos simples e de fácil aprendizagem para quem vai jogar este título pela primeira vez.

Depois de estarem “aptos para as curvas” terão as primeiras licenças para poderem competir em pista, começando com provas mais simples e com carros menos potentes. Consoante a vossa progressão, irão desbloquear mais categorias e licenças que vos dão a possibilidade de comprarem veículos mais velozes.

A adrenalina da condução dos Buggys é desafiante.

Durante as provas muitas adversidades podem acontecer, como por exemplo um pneu rebentar, o que dificulta e muito terminar uma prova. Se conduzirem com a câmara no interior do veículo, terão uma sensação de condução com maior realismo, pois cada embate ou até mesmo o vidro rachado é possível ver no para-brisas. O realismo dado ao interior do carro e a todos estes pormenores é fantástico e torna DiRT um dos melhores jogos de condução disponíveis.

A qualquer momento também poderão optar por jogar numa pista ao vosso gosto, escolhendo o comprimento da mesma, o país, o tipo de categoria e o clima. A diversidade que o jogo nos oferece é enorme.

Será no Modo Carreira de DiRT 4 que os jogadores irão passar a maior parte do tempo agarrados. Ao longo das diversas provas irão ganhar pontos de experiência e dinheiro que vos será útil para o vosso futuro. Consoante as vossas vitórias e progressão de jogo, irão ganhar pontos que vos permitem subir de nível e conquistar novas licenças de condução. Ao longo da carreira terão diversas provas divididas em quatro categorias, Rally, Land Rush, RallyCross e Historic Rally. As categorias Rally e Historic Rally são provas contra-relógios com diferentes veículos e tipos de tração em que vence quem ultrapassar a meta no menor tempo possível. Temos para nos ajudar o co-piloto que nos irá informar dos obstáculos que iremos encontrar em prova, como por exemplo ao dar indicações de como é a próxima curva. Irão percorrer diversas pistas e países como os EUA e a Austrália. A diversidade é enorme ao longo das provas, com curvas muito apertadas, saltos, que nos ficam com a sensação que temos de ser rápidos para não termos um acidente. As provas de Historic Rally não podiam faltar, e tratam-se do mesmo modo que o Rally, mas com carros clássicos.

As categorias de RallyCross e Land Rush são idênticas, mas com diferentes veículos. Terão de percorrer pistas fechadas com algumas voltas em que vence quem for o primeiro a cortar a meta. Em Land Rush irão pilotar super-buggys, crosscarts, entre outros veículos em diversas pistas com saltos e muita lama à mistura. Por fim, RallyCross irão pilotar veículos todo o terreno e não só, em que a adrenalina é enome ao longo das provas.

As tradicionais corridas de RallyCross não poderiam faltar em DiRT 4.

Como o avançar no Modo Carreira irão desbloquear novos itens para o jogo, como a possibilidade de comprarem carros com o dinheiro virtual que vão angariando ao longo das provas. Também terão de formar uma equipa, criando um nome e personalizando o carro ao vosso gosto de entre os estilos pré-definidos. Os patrocinadores terão de ser geridos da melhor forma, pois irão dar-vos mais algum dinheiro, cuja gestão é da vossa responsabilidade. Mas sendo uma equipa, terão de arranjar um staff para vos ajudar, em que só as vitórias em prova interessam para que o estado de espírito da equipa esteja sempre positivo.

Como em qualquer jogo em que tenhamos dinheiro virtual, o objetivo é angariar mais e mais para que possamos investir em novos carros e melhoramentos para a nossa equipa. Inicialmente começam apenas com um veículo, mas com o avançar da carreira terão de adquirir outros novos para as quatro categorias de jogo e, claro, fazer upgrades para melhorarem a performance e o desempenho do vosso carro. Mas, não se esqueçam, não gastem o dinheiro todo pois este vai ser necessário para repararem a mecânica do veículo no final das provas.

Mas, DiRT 4 não tem só o modo carreira, e poderão partilhar a vossa experiência no modo multijogador online e competir com jogadores de vários cantos do mundo.

A jogabilidade de DiRT 4 é fantástica e de fácil aprendizagem.

Temos ainda de destacar uma novidade em DiRT 4 que é o novo modo Joyride, que permite aos jogadores participarem em desafios diários, semanais e mensais. No Modo Smash Attack, o objetivo é, durante o tempo que temos disponível, embater no maior número de blocos de espuma laranja espalhados pelo cenário. É nos dado um número mínimo de blocos que temos de destruir para conquistar bronze, prata e ouro, e durante esse tempo temos de derrubar o maior número de blocos.

No outro modo, Time Attack como já habitual teremos de concluir a pista no menor tempo possível de entre o que nos disponibilizam. Ao longo da pista temos “tokens” que ao apanharmos reduzem o tempo um segundo ou aumentam.

DiRT 4 é mais um sucesso depois do antecessor DiRT Rally ter mostrado todas as potencialidades do offroad e do rally. Com diferentes estilos que caracterizam o rally, tanto em segmentos com muita lama, poeira, etc. Temos de destacar os vários circuitos que DiRT 4 tem disponível, mas com principal destaque, como já referimos anteriormente, para o Circuito de Montalegre (Portugal) que ficou muito bem recriado.

Por fim, temos de salientar o grande trabalho gráfico com que a Codemasters nos presenteou neste título, com efeitos sonoros e gráficos magníficos dos carros das diferentes categorias que pilotamos. Também a banda sonora é algo que merece destaque pois enquadra-se perfeitamente ao ambiente vivido durante o jogo.

Opinião final:

DiRT 4 é o melhor simulador de todos os tempos de rally, em que a adrenalina e as fantásticas curvas a alta velocidade com grandes veículos está presente. É fantástica a sensação de adrenalina e condução durante as mais variadas pistas, com grandes curvas, saltos e poças que irão encontrar. A poeira e a lama caracterizantes do RallyCross também foi algo que ficou bem recriado, bem ao estilo de DiRT. Um jogo simples e de fácil aprendizagem para quem nunca jogou nenhum dos anteriores. Para os veteranos na série, DiRT 4 oferece-nos o melhor jogo de simulação depois de DiRT Rally, tornando-se uma compra obrigatória não só para quem jogou os anteriores como também para os novos jogadores que possam experimentar este título.

Do que gostamos:

  • Jogabilidade simples e de fácil aprendizagem para novos jogadores;
  • Academia de treino;
  • Diferentes tipos de prova;
  • Grafismo e efeitos sonoros magníficos;
  • Vários modos de jogo.

Do que não gostamos:

  • Alguma falta de estabilidade nos veículos.

Nota: 9/10


  • Wiliam

    [GAMEPLAY] O jogo aceita muito bem volantes e afins, tem uma jogabilidade ótima! https://www.youtube.com/watch?v=z82ss-tG3YM

  • Rui Gonçalves

    Mistura entre arcade/sim , deve ser diversão pura.

  • EzGameEzLife

    Dirt sempre a melhorar 😀