Análise – Disney Art Academy

Disney Art Academy

Se alguma vez tiveram vontade de aprender a pintar e a desenhar, mas não sabiam por onde começar, não desanimem, muitos passaram pelo mesmo e foi justamente a pensar neste público – nos que querem melhorar as suas qualidades artísticas, bem como naqueles que, já as tendo muito desenvolvidas, querem partilhar as suas criações com o mundo – que a Nintendo criou a série Art Academy.

O nome não engana, o objetivo desta franquia é realmente ser uma academia de artes virtual em que o jogador, partindo de exercícios básicos, vai aprendendo e aperfeiçoando novas técnicas, podendo desenhar em vários estilos diferentes, consoante o autor e o tema da obra. No entanto, em jogos temáticos como este Disney Art Academy não existe preocupação em ensinar vários estilos ao jogador, como acontecia, por exemplo, em Art Academy Atelier, mas sim em levá-los a representar o mais fielmente possível as várias personagens da Disney (sendo o estilo patente em cada lição estritamente dependente do personagem a ilustrar).

Desde os icónicos Mickey e Minnie até personagens d’ O Rei Leão, passando por Ratatui ou Toy Story, existe uma grande variedade de modelos prontos a serem pintados, pelo que é muito provável que encontrem o vosso personagem favorito da Disney e Pixar neste jogo.

Tal como nos anteriores lançamentos da série, em Disney Art Academy o nível de dificuldade vai crescendo à medida que avançamos nas lições, passando as técnicas a dominar a ser mais complexas e em maior quantidade. Por exemplo, é mais simples desenhar o Pateta do que a Cinderela com o seu vestido, pelo que poderão ter de esperar mais um pouco até poderem reproduzir o vosso personagem favorito, se este for mais trabalhoso.

Assim, à medida que vão avançando nas lições, ficarão a conhecer mais técnicas e como fazer uso das mesmas, ilustrando personagens como Buzz Lightyear, que são muito mais difíceis de pintar do que Mickey, Minnie ou mesmo Nemo (que se encontra no nível diretamente acima do destes dois). Estas lições estão estruturadas em semelhança ao que é habitual nesta série, isto é, o instrutor desenha e depois cabe-nos a tarefa de replicar o mais fielmente possível o que este acabou de fazer, sendo que quanto melhor o conseguirmos imitar, maior a probabilidade de o resultado final ser mais fiel aos personagens que tanto adoramos.

Disney Art Academy sera disponible dès le 15 juillet sur 3DS en ...

Desde clássicos como À Procura de Nemo até filmes mais recentes como Divertida Mente, há muito por onde escolher em Disney Art Academy.

Tirando o modo «Lessons», em que nos são ensinados os métodos para representar cada personagem, como o brilho ou as sombras, existe apenas o modo «Free Paint», em que se podem pintar vários personagens da Disney e Pixar fazendo uso das técnicas anteriormente aprendidas e tendo acesso a todas as ferramentas que o jogo disponibiliza. De resto, apenas podemos alterar certas definições, bem como aceder à Galeria, em que estão guardadas as nossas obras de arte, em forma de imagem, que podemos partilhar através do Miiverse (ou de qualquer outro meio, uma vez que ficam guardadas no cartão SD, que facilmente se liga a um computador).

Existe, assim, alguma falta de conteúdo em Disney Art Academy, uma vez que mesmo sendo os personagens da Disney e Pixar suficientes para nos fascinarem com o seu encanto, seria positivo ver personagens juntos numa mesma imagem, mesmo que de séries diferentes, ou algo mais criativo, uma vez que no modo «Lessons», como referido anteriormente, apenas repetimos os passos do nosso instrutor. Assim, Disney Art Academy acaba, ironicamente, por falhar num ponto em que a Disney tanto nos tem deslumbrado: em inspirar a criatividade de quem vê (ou neste caso desenha e pinta) os personagens carismáticos dos seus universos.

Disney Art Academy - 3DS - Nintendo Insider

Existem vários estilos diferentes, pelo que poderão pintar o vosso personagem favorito de várias maneiras, como é o caso de Nemo.

Quanto à apresentação, este Art Academy apresenta-se consistente com o que se tem visto em jogos da Disney, sejam baseados em filmes ou jogos como Singstar, mostrando-se este jogo como algo que nem aquece nem arrefece – não tem a magia dos filmes da Disney mas também não tem uma má apresentação.

Finalmente, em termos de banda sonora, achei o jogo bastante dececionante, apresentando uma lista muito curta de temas que não cativam, o que acaba por se notar ainda mais sendo um jogo inspirado em séries que nos foram conquistando, entre outros pontos, pelas suas bandas sonoras.

Opinião Final:

Disney Art Academy cumpre com o prometido e ensina muitos pormenores sobre o mundo das artes e da criação artística, associando esta aprendizagem com as personagens de culto da Disney e Pixar. No entanto, seria positivo ver o jogo mais completo em alguns aspetos e ver um maior incentivo à criatividade dos artistas amadores, em vez da simples repetição de passos e do desenho de personagens sem contexto. Se procuram um jogo que ensine a desenhar e se gostam do multiverso Disney, então este é o vosso jogo ideal, mas poderão ficar com a sensação de que «falta alguma coisa».

Do que gostamos:

  • Vários personagens por retratar;
  • Lições são realmente uma boa ajuda;
  • Dificuldade vai crescendo a um ritmo adequado.

Do que não gostamos:

  • Banda sonora demasiado simples;
  • Falta de incentivo à criatividade;
  • Demasiadas semelhanças com o que já está disponível em outros Art Academy.

Nota: 8/10

Disney Art Academy estará disponível a partir do próximo dia 15 de julho para a Nintendo 3DS tanto em formato físico como digital, através da Nintendo eShop.