Análise – Disney Magical World 2

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Com já mais de 5 anos, seria de esperar que a Nintendo 3DS estivesse agora numa fase de declínio, com poucos lançamentos ou lançamentos mais «leves», como tem sido este final de ano para a Wii U, que, infelizmente, acabou por ter um tempo de vida mais curto.

No entanto, o apoio por parte da Nintendo tem sido fantástico e os jogadores que têm a portátil tiveram e terão muito que jogar com o lançamento de exclusivos de peso como Pokémon Sun e Moon.

Assim sendo, os fãs dos mais variados géneros têm ficado, no geral, bem servidos com os novos lançamentos para cada um. E o caso de jogos como Animal Crossing não é diferente, tendo saído ontem, dia 14 de outubro, Disney Magical World 2 – um jogo que nos leva (de novo) a Castleton, onde encontramos os nossos personagens favoritos das séries clássicas da Disney.

Quando iniciamos o jogo, somos recebidos por uma cinemática mágica bem ao estilo dos filmes clássicos que tanto nos apaixonam, mostrando uma visão diferente do castelo que aparece sempre no início dos filmes da conceituada empresa americana.

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Somos todos uma grande Ohana.

Após esta breve introdução, somos levados a um menu de criação da nossa personagem (que também pode ser o vosso Mii, se assim o preferirem), com a qual iremos passar a conhecer todos os cantos e recantos de Castleton, conhecendo outros personagens idênticos a nós e as personagens dos filmes que tanto adoramos.

Infelizmente, e em contraste com o restante jogo, o início é bastante lento e linear, tornando-se rapidamente aborrecido, mandando-nos ir de ponto para ponto apenas para ganhar um novo greeting (maneira de cumprimentar os demais personagens que vamos encontrando) ou para ter um diálogo completamente vazio e extremamente parecido com um que já tínhamos tido anteriormente com o mesmo.

À medida que vamos avançando no jogo e vamos recebendo mais stickers – autocolantes que nos permitem aceder a áreas que anteriormente nos eram restritas da ilha -, felizmente vamos ganhando uma maior liberdade e chegamos a um ponto no jogo em que temos várias missões para concluir (que, após as concluirmos, nos dão mais um sticker) em vários pontos do mapa, pelo que cabe ao jogador decidir o que quer fazer e por que ordem.

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Nem todas podem ser sereias. Mas podem sonhar!

A diversidade de missões e conteúdo no geral ganha, então, uma dimensão completamente diferente, pelo que terão ao vosso dispor várias horas de diversão, acompanhados por personagens carismáticos que tornarão a experiência em algo ainda mais agradável.

Não obstante toda a diversão que poderão extrair deste jogo, há que fazer notar que existem alguns problemas técnicos evidentes e que não podem ser ignorados. Algumas quebras notórias no rácio de fotogramas por segundo, um efeito 3D que falha no que é mais crucial (a personagem principal), entre outros afetam um pouco a experiência de jogo, mas nunca de um modo muito significativo.

Para além das já referidas missões, poderão alterar a vosso prazer o aspeto da vossa casa, da vossa personagem, a maneira como cumprimentam os outros, entre outras características, o que torna Disney Magical World 2 num bom jogo para os que querem uma experiência idêntica à que podem encontrar em Animal Crossing, mas com personagens dos icónicos filmes da Disney.

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«Aqui vamos nós!»

Para além de Castleton, novos mundos poderão ser desbloqueados à medida que ganham novos stickers, o que aumenta ainda mais a longevidade e introduz uma ainda maior variedade de atividades e que tornam Disney Magical World numa série que, embora idêntica a outras dentro do género life-simulation, é ao mesmo tempo única.

Opinião final:

Disney Magical World 2 apresenta uma maior variedade de missões e mundos do que o primeiro da série, representando uma evolução em todos os níveis face ao mesmo. Não obstante, alguns problemas técnicos e o início do jogo poderão afastar aqueles que não têm paciência para fazer a «travessia no deserto», ou que não sejam capazes de lidar com os já referidos problemas que afetam o jogo.

Do que gostamos:

  • Maior variedade de mundos, missões e conteúdo, no geral;
  • Personagens carismáticos de várias séries da Disney;
  • Estilo único dentro do género life-simulation.

Do que não gostamos:

  • Alguns problemas técnicos envolvendo o efeito 3D e os FPS;
  • Início de jogo bastante linear, restritivo e com baixo ritmo.

Nota: 7/10