Análise – F1 2017


Ano após ano, a Codemasters tem-nos surpreendido com o mais realista jogo de Fórmula 1. Com algumas edições não tão bem conseguidas, a produtora tem enriquecido o jogo nos últimos anos, e uma prova disso mesmo foi dada em F1 2016. Será que ainda há muitos pormenores para melhorar na edição 2017 deste jogo de Fórmula 1? As espetativas são altas, e F1 2017 não vos vai desiludir.

Com o campeonato do Mundo de Fórmula 1 a decorrer ao mesmo tempo do lançamento do videojogo, temos a possibilidade de testar e tentar bater records alcançados na prova real deste desporto. No jogo temos presentes todas as regras que a FIA (Federação Internacional do Automóvel) impõe na prova real de Fórmula 1, e põe à prova os jogadores nas mais diversas corridas de simulação, seja em equipa ou de forma individual, como piloto a solo.

Apesar de F1 2017 ser um jogo de uma franquia anual, a Codemasters tem apostado forte nos desportos motorizados além de F1, com Dirt 4 lançado recentemente (e que podem ler a Análise, aqui, caso não tenham visto). Embora F1 seja mais direcionado apenas para quem gosta de Fórmula 1 em pista, e portanto bastante diferente de Dirt, não deixa de ser ideal para os amantes das corridas de F1, dado ser um jogo que eleva a fasquia máxima no que ao realismo das provas de F1 diz respeito. Ano após ano, é de esperar por algo que cative os jogadores com novos extras no jogo, seja novos veículos, pilotos e modo de carreira e é o que acontece em F1 2017.

O modo carreira é onde cada piloto vai competir, seja sozinho ou em equipa, nas mais diversas provas ou campeonatos, e, claro, em corridas personalizadas, ou corridas contrarrelógio. Aqui entra também a possibilidade de jogarem contra adversários online. É no modo carreira que os pilotos começam a dar nas vistas, e continuam na sua ascensão até  alcançarem o seu auge e figurarem nos grandes palcos na carreira, tornando-se grandes pilotos e competindo nas mais importantes provas de Fórmula 1. Claro que no meio da vossa progressão na carreira será o dinheiro que falará mais alto para integrarem uma equipa ou até mesmo para a vossa tomada de decisões.

Irão ter provas com condições de tempo adversas, por isso preparem-se e adaptem a vossa condução.

Não poderia deixar de referir que, infelizmente, F1 2017 não possui modo multijogador local, pelo que apenas poderão jogar sozinhos na mesma consola, ou, em alternativa, apenas será possível partilhar a experiência através do modo online.

A vossa equipa é fundamental para que tudo corra na perfeição, seja com os engenheiros, mecânicos, managers, por aí fora. Convém que no início da vossa carreira procurem por uma equipa mediana, ou seja, para começar, não convém uma equipa de topo com viaturas poderosas, pois terão de se habituar ao estilo de condução nas pistas, seja nas curvas e acelerações/abrandamentos quando necessário. É preferível “competirem” primeiro com veículos medianos do que com veículos poderosos, pois por vezes o estilo de condução pode ser totalmente diferente, não só para vocês, como para toda a progressão da vossa equipa. Claro que o objetivo principal no final do modo carreira é estarem no topo dos topos da Fórmula 1 e conquistar assim todos os troféus que terão à vossa disposição em F1 2017.

Mas, como em qualquer jogo, necessitam, além de dinheiro, de pontos para progredirem na carreira, para adquirirem itens tanto para a vossa equipa, como também para os pilotos e veículos. Terão diversas formas de ganhar pontos de experiência ao completarem os vários objetivos propostos, como alcançar um determinado lugar durante a prova, manter ou melhorar ao longo da competição o vosso lugar em provas, ficar à frente dos pilotos rivais e, claro, atingir o pódio, ou até mesmo vencer as provas e campeonatos onde estão inseridos. Além de poderosos veículos da Fórmula 1, terão possibilidade conduzir grandes clássicos da série que vos permite, obter ainda mais pontos, mas deles falamos mais à frente.

A vossa equipa irá ajudar-vos durante as provas.

Sendo que o vosso objetivo é ganharem as corridas, vão ter investir no vosso veículo. Quero com isto dizer que vão ter de melhorar a engenharia do vosso veículo, seja com maior aerodinâmica, mais potência, melhoramento de pneus, sistema de travagem, etc. É aqui que vão ter de ter muita atenção à extensa lista de itens de melhoramento do vosso veículo. Não valerá a pena terem uma boa potência do veículo se depois os pneus são fracos, ou o sistema de travagem não vai corresponder durante as provas. É necessário uma boa “ligação” entre todos os patamares quando evoluem o vosso veículo de forma a conseguirem ter, competição após competição, um bom veículo de Fórmula 1.

Tudo também depende, é claro, da vossa forma de condução, pois irão ter mais desgaste no veículo e nos componentes se fizerem uma condução muito acelerada e apenas travarem nas curvas, por exemplo. O ideal é uma condução moderada no início e irem aumentando consoante vão evoluindo o vosso veículo. Quando necessitarem, durante as provas, de peças adicionais para o veículo, irão ter penalizações que influenciam a vossa classificação final em prova. Por vezes nem sempre é fácil, dados os objetivos que a equipa nos propõe, por exemplo de alcançar um determinado lugar e tentarmos sempre a melhor posição. Por vezes acabamos é por ter de trocar as peças ou até mesmo com vários desgastes nas competentes do nosso veículo e a nossa classificação final afunda-se cada vez mais.

Ter uma boa estratégia em F1 2017 é fundamental não só para atingirem a classificação que vos é proposta, mas também muitas das vezes para não deixarem que ninguém vos ultrapasse. O motor também é peça chave quando não temos muitos problemas, mas o ideal é sempre antes das provas verificarem toda a mecânica e aerodinâmica do veículo e avaliarem se será melhor ou não trocarem os itens ou componentes que vos poderão prejudicar durante a corrida. A produtora deixa à disposição pequenas dicas para cada item de personalização ou melhoria do veículo, mas convém, por vezes, adaptar o veículo às condições temporais e também de pista, pois muitas das vezes estas vão influenciar a vossa condução. Claro que podem fazer um treino antes de arrancarem oficialmente para as provas, por isso têm sempre uma pequena segurança que poderão usar para testarem a melhor opção do vosso veículo.

De entre tantos veículos, tentem ficar o mais próximo do pódio. Não vai ser fácil.

Antes de começarem as provas, terão de escolher as pit-stops, melhor dizendo, a melhor altura para fazerem a vossa paragem nas boxes, seja para abastecerem o vosso veículo, ou para fazer a troca de pneus. Aqui, entra outra estratégia que é a de optar ou não por conduzirem com o depósito do veículo cheio, o que vos poderá penalizar devido ao peso no veículo. Outro pormenor é até mesmo o jogo de pneus e que altera a vossa prestação na corrida. Se vão fizerem estas mudanças no início, não será fácil fazê-lo a meio da prova ou mais perto do fim, pois obrigar-vos-á a perder tempo. O ideal mesmo é os vossos adversários demorarem mais tempo que vocês, ou que até tenham mais problemas no motor, mas isto é algo imprevisível e que nem sempre acontece.

A Codemasters tenta, ano após ano, melhorar este jogo de Fórmula 1, tornando-o cada vez mais realista, seja através das mecânicas de jogo, condução, pilotos, veículos e, claro, nas mais diversas pistas e competições que teremos como desafio principal. É aqui que poderão desfrutar de um total realismo no interior do veículo, seja no volante ou em todo o meio envolvente, que está fantástico. No ecrã terão à vossa disposição todas as informações do veículo, como a velocidade, qual a mudança em que se encontram, a vossa posição na tabela, os danos, etc.

Não convém distraírem-se em ajustar muitas coisas durante a prova, pois uns simples segundos são fatais para embaterem nos rails de proteção. Muitas das vezes, tal torna-se complicado, porque quando estamos a tentar modificar algo no jogo ou ajustar nem sempre é fácil encontrar a opção pretendida, devido ao número de opções que temos disponíveis para selecionar.

O grafismo e rigor de cada veículo está fantástico.

Em relação à condução e design do jogo, o mesmo está fantástico, parecendo totalmente idêntico às provas de Fórmula 1. Ver repetições de F1 reais na TV aproximam ainda mais o realismo deste jogo de corridas da Codemasters. Grandes veículos estão cada vez mais perfeitos, e o detalhe inserido em cada um torna a série F1, e esta versão 2017 em especial, cada vez mais num jogo obrigatório, não só para quem gosta de F1, mas também para potenciais novos amantes deste desporto. Os modelos do veículo (podem ver o design e os efeitos de cada marca) e as equipas dão ainda mais valor e realce a todo este ambiente, o que torna sem dúvida F1 2017 um dos grandes jogos de deporto motorizado do ano.

Para quem não experimentou nenhum jogo da série, F1 2017 dá-vos todas as opções de aprendizagem para começarem a competir na edição deste ano de F1, além de uma condução simples, na pista de jogo é vos indicado o trajeto (linha na pista) a seguir e todo ele muda de cor consoante a progressão, seja a verde se vão a uma boa velocidade, ficando a linha vermelha quando vão a velocidade excessiva e estão perante uma curva apertada. A Codemasters dá-vos todas as indicações necessárias para que todos os jogadores desfrutem deste jogo de Fórmula 1.

Como referi no início, também os veículos clássicos de F1 estão disponíveis e poderão conduzir alguns nesta edição de F1 2017. Veículos antigos e super clássicos da Fórmula 1 que poderão conduzir no modo Championships, todos eles com um rigor e detalhe fantástico torna-se uma mais valia de poderem pilotar estes grandes clássicos, como os Ferrari, McLaren entre outros. Claro que naquela altura eram veículos não tão potentes como os da atualidade, mas o ruído dos motores a trabalhar fazem F1 2017 cada vez mais real e parece que estamos mesmo perante os grandes veículos da história deste desporto.

F1 2017 inclui grandes veículos da série Fórmula 1.

A Codemasters opta por usar em F1 2017 o mesmo motor gráfico (EGO 4.0) usado em Dirt 4. Em Dirt 4 era possível verificar as melhorias gráficas implementadas e em F1 2017 não é diferente, dado a qualidade que o jogo nos oferece. A qualidade de imagem é bastante boa e estas sucedem-se de maneira fluida, mas por vezes não existe uma definição total na imagem ou detalhe durante as provas (a nível de sombras e até mesmo iluminação), mas nada que afete a qualidade deste jogo de corridas. Poderemos ter num futuro uma atualização que corrija este pequeno detalhe.

Temos também presente em F1 2017 as interações da nossa equipa durante a carreira, seja na mudança ou melhoria do veículo, como também na interação com o piloto. De um modo geral, podemos verificar que F1 promete de ano para ano não desiludir e a prova foi dada em F1 2017.

Voltando outra vez ao online, que é onde maior parte dos jogadores passam muito do seu tempo, a experiência oferecida pela Codemasters está fantástica e dá-nos a possibilidade de jogar com os carros clássicos de pilotos lendários como Ayrton Senna, Alain Prost ou Michael Schumacher. Apesar de não ser possível jogar com outros jogadores localmente, F1 não desilude, pois poderão partilhar a vossa experiência e jogar com outros utilizadores de todo o mundo nas mais diversas pistas que F1 2017 vos oferece.

Opinião final:

Para os amantes de Fórmula 1, a prova está dada de que a Codemasters não pretende desiludir os fãs, antes pelo contrário, oferecendo-nos possibilidades incríveis, como a de conduzir grandes máquinas da Fórmula 1, sejam os atuais, ou os grandes clássicos da história do desporto.

A Codemasters apresenta-nos assim na perfeição este deporto motorizado e F1 2017 mostra como um simples videojogo recria na perfeição as provas reais, dando-nos a possibilidade de conduzir veículos topo de gama como Ferrari, por exemplo. Para quem nunca jogou nenhum título da série F1, poderão experimentar com confiança F1 2017, de certeza que não se irão arrepender. No início poderá parecer tudo um pouco confuso, mas após concluírem algumas provas irão ficar a perceber toda a mecânica do jogo e acabam por ficar várias horas “agarrados” a este grande jogo de Fórmula 1.

Do que gostamos:

  • Realismo e rigor dado a cada veículo de Fórmula 1;
  • Modo carreira;
  • Equipas, pilotos e pistas com grande detalhe;
  • Componente de estratégia bastante presente e importante durante as provas.

Do que não gostamos:

  • Ausência do modo multijogador local;
  • Pequenos detalhes visuais não tão bem conseguidos.

Nota: 9/10