Análise – Far Cry 4

FarCry4_analise_1_capa

A Ubisoft lança um novo capitulo da série Far Cry. Como já é hábito por parte da produtora, temos um jogo em mundo aberto, tal como foi o caso dos jogos já lançados, Watch Dogs, Assassin’s Creed, The Division, The Crew e Far Cry.
Cada um dos jogos tem o mesmo estilo e a ideia é passar ao jogador uma experiência nova em cada jogo que a Ubisoft produz.

Para quem não conhece, Far Cry 4, é um jogo de sobrevivência na primeira pessoa, em que temos ao longo da história um mundo selvagem para explorar. Neste quarto capítulo somos levados até uma terra fictícia com o nome de Kyrat, em que o cenário desta aventura está parecido com os Himalaias. Nesta aventura temos o grande vilão, que governa a região com o nome de Pagan Min (personagem que aparece na capa do jogo e que está em cima na imagem).

A nossa personagem com o nome de Ajay Ghale, é filho de revolucionários que fugiram para os Estados Unidos. Ajay, acaba por se juntar à milícia, Golden Path que irá tentar libertar Kyrat de Pagan Min.
Em Far Cry 4, teremos de ajudar a milícia a libertar torres de rádio, que serão áreas que iremos desbloquear no mapa. As fortalezas e os postos de controlo, também são outras tarefas que irão fazer. As missões secundárias são variadas, mas podem tornar-se repetitivas. Existem missões em que temos de resgatar reféns, vingar dos familiares que já falecerem, ou até mesmo caçar.

Em relação ao mapa de jogo, o mesmo é enorme. Temos inúmeras tarefas para fazer, e as mesmas estão a acontecer a todo o momento. Enquanto percorremos o cenário encontramos tarefas que se as concluirmos iremos aumentar o Karma da nossa personagem e também temos a possibilidade de desbloquear novos itens. Todas as missões são muito rápidas e fáceis de se realizar, não é preciso ter muita experiência para fazer as tarefas que nos são propostas.

Os veículos que temos disponíveis, dão maior realce para explorarmos Kyrat.

Os veículos que temos disponíveis, dão a possibilidade de explorarmos Kyrat.

Os veículos que temos à disposição para conduzirmos por Kyrat irá dar a oportunidade de alguns jogadores explorarem o cenário, temos helicópteros, carros, motas, e também a possibilidade de escalar grandes montanhas. Temos ainda variadíssimos animais que encontramos ao longo de todo o cenário.

Ao percorrermos o nosso “mundo” de Kyrat podemos ver a vegetação existente e também os animais, que se cruzam no nosso caminho, apesar que teremos de ter cuidado, com os animais, como por exemplo, matilhas de lobos, tigres e rinocerontes.

O cenário também foi algo que a Ubisoft dá destaque, com um mundo mais vivo e com pormenores muito bem detalhados.
Para evoluirmos a nossa personagem e as armas, teremos de caçar animais para guardar as peles que nos irão servir para guardar mais itens. Completando as missões também iremos aumentar a evolução da nossa personagem.

Far Cry 4, é um jogo que vos irá agarrar durante várias horas para poderem completar o jogo na totalidade. As missões principais são um dos pontos que oferece uma experiência diferente para os jogadores, pelas variadíssimas missões que nos são propostas. Já as missões secundárias, como referi acima, por vezes são repetitivas apesar de serem curtas.

Também podemos subir para as costas dos elefantes para derrotar inimigos.

Também podemos subir para as costas dos elefantes para derrotar inimigos.

As novidades prendem-se com a vida selvagem em que podemos atirar para os inimigos pedaços de carne de forma a atraí-los. Também é possível subir para cima de um elefante para derrotar-mos os soldados do Pagan Min.

Para partirmos para a exploração, podemos viajar pelo mundo através dos girocópteros, em que temos uma vista aérea de toda a paisagem e cenário. A aventura fica ainda mais interessante com a possibilidade de escalar rochas, mas isto só é possível em locais específicos no mapa.
A qualidade dos gráficos e de todos os pormenores como referi acima, torna Far Cry 4 como um dos melhores jogos em mundo aberto. Claro que há sempre alguns pormenores que não estão tão bem conseguidos, mas nunca existe um jogo perfeito.

Em relação aos modos de jogo, o cooperativo e o a solo, faz com que a aventura fique ainda mais interessante com duas pessoas, mas as missões secundárias só são possíveis de fazer no modo a solo. Algo que deveria ter sido melhorado, era a possibilidade de fazer-mos as missões todas no modo cooperativo, assim daria a possibilidade de explorar o mundo de Kyrat com outra pessoa.

A conquista de fortalezas é um dos pontos que jogado só por uma pessoa torna o jogo mais interessante e em que podemos ter uma maior experiência do que jogarmos com outra pessoa. Depende também do tipo de armamento que a nossa personagem dispõe.

As explosões dão maior realce aos combates.

As explosões dão maior realce aos combates.

O modo cooperativo, apesar de ter alguns bug´s poderá afastar um pouco os jogadores, mas espera-se que a Ubisoft melhore este modo com uma atualização.

Além do modo cooperativo, temos o modo multijogador, em que existem duas facções, que serão os soldados e os caçadores. Os soldados têm melhores armas de fogo, enquanto os caçadores apenas dispõem de arcos e flechas. Claro que quem tiver mais experiência, ou saiba usar melhor cada uma das facções irá ter vantagem durante o confronto.

Além do modo normal de jogo, Far Cry 4 ainda dispõe de três modos multijogador. Temos o modo “Outpost” em que temos de capturar áreas em Kyrat, outro dos modos é “Propaganda” em que temos de destruir três centros de propaganda situados em Pagan Min, e por fim, o outro modo o “Demon’s Mask” em que temos de capturar uma mascara de um demónio.

No mapa estão muito bem distribuídas as áreas para os caçadores e para os soldados. Para os caçadores podemos montar elefantes para derrotar os soldados, como referi acima, e para os soldados podemos conduzir os veículos.
Algo que este quarto capitulo da série Far Cry dá destaque, é a forma como este jogo pode ser jogado por pessoas que gostem de explorar o mundo. Podemos “andar” por várias partes de Kyrat, apesar que depois de varias horas de jogo pode tornar-se um pouco repetitivo, mas visto ser um jogo em mundo aberto temos muitas coisas para fazer, nesta aventura.

Para quem jogou Far Cry 3 e está indeciso em comprar o quarto capítulo da série, tem uma boa oportunidade para o adquirir. Em primeiro lugar, este jogo chega às consolas de nova geração (Playstation 4 e Xbox One) como gráficos e com qualidade bastante surpreendente. A exploração do novo local, Kyrat também é algo que faz com que os jogadores partam à descoberta de todo o cenário, bem como de todos os pormenores.

Opinião final:
Far Cry 4 é o quatro capítulo da série que oferece aos jogadores experiências únicas em Kyrat. Como já referi, para quem gosta de mundo aberto irá ter muito cenário para explorar ao longo desta aventura. Os gráficos também são um dos pontos que faz sobressair o jogo, com uma qualidade fantástica. Se ainda não jogaram o novo jogo da Ubisoft, e nunca experimentaram nenhum jogo da série Far Cry, poderão optar por começar a vossa aventura em Far Cry 4, sem dúvida que irão ter uma experiência fantástica.

O que gostamos:

  • Mundo aberto;
  • História fantástica;
  • Exploração do mundo de Kyrat;
  • Jogabilidade;
  • Veículos e animais.

O que não gostamos:

  • Alguns bug´s;
  • Algumas missões repetitivas.

Nota: 9/10