Análise – For Honor

A Ubisoft apresenta-nos este ano um jogo totalmente diferente daqueles com que nos costuma presentear, levando-nos até guerras em que apenas um dos lados sairá vitorioso, For Honor.

Neste, mais uma vez a Ubisoft nos presenteia um modo multijogador cativante, bem como uma curta campanha. Em For Honor, ao começarem a vossa aventura é vos explicado, num pequeno tutorial, algumas coisas básicas do jogo. E, sendo este um jogo de batalhas, é claro que temos de ter fações/grupos em confronto, e em For Honor existem três: os Cavaleiros, os Samurais e os Vikings. No total poderão jogar com doze personagens desbloqueáveis, divididos em grupos de quatro por cada grupo.

Como poderão imaginar, neste título irão estar perante um enorme campo de batalha, controlando os movimentos do vosso herói numa perspetiva na terceira pessoa, comum em jogos de aventura como este. A campanha é curta, durando no máximo cinco horas, mas podem passa-la tanto sozinhos como num modo cooperativo de até 4 pessoas, o que é um ponto positivo. Para além disso, a Ubisoft consegue ainda retratar na perfeição grandes guerras em que apenas uma fação sairá vitoriosa, guerras estas que não são travadas com recurso a armas de fogo, mas sim com armas mais antigas, como espadas, escudos, machados e flechas.

Este pequeno tutorial vai ainda ser-vos útil para passarem a dominar o sistema de jogo, as mecânicas de combate corpo a corpo, e as habilidades dos personagens. Com uma jogabilidade simples e intuitiva, irão lutar contra a Inteligência Artificial para conseguirem aperfeiçoar o combate, com umas cinemáticas pelo meio a acompanhar o desenrolar das batalhas.

Assim, quando começarem a jogar For Honor é extremamente aconselhável que passem pelo tutorial e pela campanha antes de se dirigirem ao modo online. Não se esqueçam que quando chegam ao online já lá estão jogadores que já têm mais experiência, por isso convém irem preparados para o que irão encontrar.

Cada personagem enriquece ainda mais as batalhas.

Essencialmente virado para o modo online, For Honor junta, como referimos, três fações num único campo de batalha, num confronto que todos irão querer ganhar e em que várias serão as batalhas que irão ter pela frente. Dependendo do herói que escolherem de entre os 12 referidos, o estilo muda bastante, pelo que é possível uma grande variedade de maneiras de jogar, o que com certeza vos irá permitir encontrar o estilo que mais se adequa à vossa própria maneira de jogar.

Falando do online propriamente dito, quando entrarem neste mundo, irão encontrar um enorme mapa e terão de escolher prontamente a fação que irão representar. Denominadas “Faction Wars”, estas batalhas permitir-vos-ão encontrar áreas com territórios à espera de serem conquistados (esperançosamente, pela vossa fação). O grande objetivo é dominar o mapa completo, pelo que terão de ter em atenção as temporadas e as rondas. As temporadas decorrem durante um período de dez semanas e incluem objetivos diários. Por cada objetivo alcançado e no final de cada sessão de jogo, irão receber pontos.

Dentro do multijogador terão um total de cinco modos de jogo, com principal destaque para os modos Duels e Domination, para além de Brawl (combates de dois contra dois e um contra um), Elimination (em que terão o objetivo de eliminar os jogadores adversários) e Skirmish (em que o objetivo passa por combater com vários inimigos de modo a conseguirem o maior número de pontos). Duels, como o próprio nome indica será constituído por duelos de um contra um, que vos irão pôr a prova seja a defender ou a atacar, usando a melhor estratégia e habilidade das personagens em combate. Este modo inclui três rondas.

O modo Domination, terá maior destaque no jogo, sendo o objetivo a cooperação em equipa, isto é, duas equipas de quatro jogadores terão de conseguir ganhar o controlo de três áreas diferentes no mapa. Por cada área que esteja sob o vosso domínio irão receber pontos.

Tudo ao molho, quem sairá vitorioso?

Por cada vitória que alcançarem irão receber pontos de experiência e dinheiro virtual, os primeiros fazendo com que a vossa personagem fique melhor, e o segundo permitindo que comprem itens para a equiparem. Com a experiência que vão adquirindo irão tornar-se mais fortes, ganhado mais habilidades e recursos que vos irão ajudar na batalha com as outras fações.

Como em qualquer jogo do género, para ganharem prática é necessário alguma experiência. Podem pensar que por exemplo, nunca jogaram o jogo e querem entrar logo no modo online e lutar contra a IA ou até mesmo contra outros jogadores espalhados pelo mundo, mas de certeza que a vossa prestação não será a melhor e arriscam-se a que, além de perderem o jogo, não o apreciarem. Como já referimos, terão 12 personagens disponíveis para poderem jogar, quatro de cada uma das três fações de jogo, cada uma permitindo armamento diferenciado para derrotarem os adversários, além, é claro, de diferentes animações de ataque ou defesa de cada uma. Se praticarem um pouco irão conseguir perceber qual a melhor personagem a usar, assim como os sues pontos fracos, que terão de identificar tanto nos inimigos, para os derrubarem com maior facilidade, quer em vós mesmos, de maneira a estarem mais prevenidos.

Desviar, atacar, defender, bloquear, usar a melhor técnica e personagem são pontos essenciais neste jogo da Ubisoft, em que necessitam de concentração para pressionarem no momento oportuno o ataque/defesa que terão de executar. Tenham também atenção à stamina da vossa personagem, pois terão de ser cautelosos e ter uma boa estratégia de forma a saberem até onde poderão ir, não carreguem de forma abusiva nos botões todos ou a vossa personagem perderá energia rapidamente, o que poderá ser fatal para vós.

Prontos para a batalha?

Quando são atingidos por um ataque do adversário, poderão fazer um contra-ataque mais rápido, caso seja feito no momento certo. Poderão usar o vosso escudo ou até empurrar o adversário, mas qual a estratégia mais vantajosa para vocês… isso depende bastante de cada situação. Em muitos momentos existem combates desnivelados, quer isto dizer, de um para três, ou de um para dois, por exemplo. Nestas alturas, quase que terão de adivinhar o que o adversário irá fazer, seja ele controlado por IA ou um jogador como vós no modo online, para assim anteciparem os seus movimentos no momento do confronto.

Convém referir que também terão opções de ajuda disponíveis, que vos serão úteis em diversas situações, como por exemplo regenerar a vossa energia. Convém usar estas ajudas de forma estratégica e, claro, fazer upgrades ao armamento e armas, além de desbloquear itens para as personagens de modo a conseguirem mais habilidades de dano e defesa.

A nível gráfico, a qualidade está soberba, com uma representação bastante realista destas batalhas, em que todos os adereços das personagens demonstram o rigor dado pela Ubisoft a este novo jogo. Além do mapa e áreas de que o mesmo dispõe, a diversidade dos ambientes é fantástica e cativa o jogador a jogar mais e mais. É fácil ver todo o trabalho feito pela produtora, tal como já tinha sido possível verificar nas versões beta do jogo antes do seu lançamento.

Por fim falando, não tive qualquer problema de conexão enquanto jogava For Honor, tendo sentido apenas, em alguns modos, que não existiam muitos jogadores para disputar as partidas. Mas agora com o lançamento de jogo poderão esperar por muitos jogadores de todo o mundo nas batalhas em For Honor.

Opinião final:

For Honor é o novo jogo da Ubisoft que nos mostra uma recriação perfeita de batalhas entre três fações. Com um total de 12 personagens distintas, irão poder desfrutar deste jogo de ação tanto no modo campanha como no modo online em que poderão jogar cooperativamente com amigos. Um jogo ideal para quem gosta de batalha e estratégia em equipa. Para quem nunca experimentou nenhum título do género, aconselhamos a entrarem no mesmo com este jogo, pois com certeza irão gostar da experiência, mas é claro, terão de praticar um pouco, até que consigamganhar o jeito e desfrutar deste título.

Do que gostamos:

  • Qualidade gráfica;
  • Jogabilidade simples;
  • Modo combate.

Do que não gostamos:

  • Modo campanha curto;
  • No inicio era difícil encontrar sessões com outros utilizadores;
  • Necessita de alguma aprendizagem inicial.

Nota: 8,5/10