Análise – Geki Yaba Runner Deluxe

Já é do conhecimento de todos que as lojas digitais das plataformas atualmente disponíveis têm jogos para todos os gostos. A Nintendo eShop da 3DS não é diferente e nela é possível encontrar as mais variadas experiências, desde os grandes lançamentos do ano, a jogos mais simples, como é este Geki Yaba Runner Deluxe.

Produzido pela Qubic Games Geki Yaba Runner (sim, sem Deluxe) foi originalmente lançado para dispositivos mobile, tratando-se de mais um típico jogo do género runner. Neste, controlamos um velho gnomo que tem de evitar armadilhas mortais (e sangrentas), saltando e flutuando com o seu para-quedas até ao castelo onde está a princesa que deve resgatar.

Deste modo, as mecânicas de jogo são muito, muito poucas e correspondem apenas a saltar no momento correto, tendo em grande atenção o timing com que pressionamos o botão (mantendo-o ou não premido dependendo de se precisamos de flutuar ou não). Em fases mais tardias do jogo, alguns poderes poderão ser conseguidos e por exemplo é possível que tenham de premir o botão direcional para baixo no D-Pad para fazerem investidas mais duras para a frente e destruírem alguns obstáculos inevitáveis na vossa trajetória.

A princesa sapo e o gnomo?

Infelizmente, isto leva a que não haja uma grande variedade de desafios ao longo dos mais de 130 níveis do jogo, falta de variedade essa que se faz notar especialmente pelo facto de o jogo ter grandes picos de dificuldade – isto é, podemos encontrar pela frente uns, por exemplo, cinco ou seis níveis relativamente fáceis (tudo o que seja facilidade neste jogo é quase sempre apenas de forma relativa) de serem concluídos, seguidos de um nível onde uma secção em específico se revela imperdoável.

De maneira a atenuar um pouco a frustração procedente destes picos de frustração, o jogo tem uma apresentação constantemente cómica, começando pelas próprias expressões do gnomo que controlamos, até ao facto de os colecionáveis do jogo serem… meias?

Todos os níveis têm um determinado número de meias espalhados pelo cenário, muitas das quais são difíceis de serem apanhadas, pois ou se encontram num de dois caminhos alternativos (não sabendo nós qual e sendo impossível voltar atrás, pois a personagem move-se sozinha) ou então requerem um timing de salto perfeito. Para além destas, existe ainda uma grande meia dourada por nível, de também difícil acesso. Caso consigam acabar o nível tendo apanhado todas as meias no vosso caminho, este fica marcado como tendo sido concluído de forma perfeita, o que acrescenta ao jogo um desafio extra.

Quando o baú se enche, o nível fica perfeitamente concluído.

Opinião final:

Embora seja divertido e, especialmente pela sua simplicidade, consiga ser uma ótima companhia para sessões curtas e pontuais de jogo, Geki Yaba Runner Deluxe é também um jogo com as suas falhas e que acaba por não trazer muito de novo nesta sua versão para a Nintendo 3DS. A um bom preço (como está) e para passar algumas horas mais aborrecidas, é ideal, para mais do que isso, simplesmente não é o suficiente.

Do que gostamos:

  • Jogabilidade simples e viciante;
  • Quantidade de níveis;
  • Tom humorístico.

Do que não gostamos:

  • Pouca variabilidade;
  • Picos arbitrários de dificuldade em vários momentos da jornada.

Nota: 6,5/10

Geki Yaba Runner Deluxe está já disponível para a Nintendo 3DS por 4.99€ (à data em que esta análise foi publicada).