Análise – LEGO Marvel Super Heroes 2

A TT Games lança mais uma aventura na série LEGO para o mercado. Depois do sucesso de LEGO Marvel Super Heroes,era já de esperar que eventualmente se lhe seguisse uma sequela, o que acabou por acontecer, prometendo trazer de novo consigo experiências bastante agradáveis, o que acabou por acontecer e no lançamento muitos jogadores e fãs de super-heróis ficaram bastante agradados com este novo título.

Mantendo a clássica fórmula dos jogos da LEGO a produtora aumenta o catálogo da já vasta coleção de jogos da marca, sendo Marvel Super Heroes 2 um jogo em que tanto os mais novos como os mais graúdos poderão apostar para se divertirem no mundo das peças LEGO e partirem à exploração de novas aventuras.

LEGO Marvel Super Heroes 2 segue uma história original e não baseada em filmes da Marvel, tal como aconteceu, por exemplo, em LEGO Marvel Avengers. Inclui ainda várias personagens do universo Marvel, muitas das quais com certeza irão reconhecer, mas outras não tão conhecidas também estão presentes. Este é assim um jogo verdadeiramente dedicado aos amantes da Marvel.
Este novo capítulo também não segue a narrativa do título que o precedeu, pelo que não será necessário, para entrarem nesta aventura, de obrigatoriamente jogar LEGO Marvel Super Heroes.

Em LEGO Marvel Super Heroes 2 o grande vilão, Kang the Conqueror, quer conquistar o Universo, recorrendo com esse fim a um artefacto para controlo do tempo, a infame Infinity Stonede. Com este item irão viajar pelo universo gigantesco da Marvel, o Chronopolis. Nesta tarefa, os Avengers e todos os heróis da Marvel terão de combater os planos maquiavélicos de Kang.

Ghost Rider também está presente.

Em Chronopolis irão viajar num mundo aberto composto por dezoito áreas alusivas ao universo Marvel como, por exemplo, Asgard de Thor. Cada área é composta pelos vilões e heróis que caracterizam cada universo da Marvel e que irão dar seguimento a toda a história desta aventura. Quem conhece e gosta da Marvel, facilmente irá reconhecer muitos pormenores que foram incluídos ao longo do jogo.
Esta história de fácil perceção, que assim se deixa compreeder tanto pelos mais novos, como pelos mais velhos, oferece ainda ao jogador a possibilidade de decidir como se vai desenrolar cada secção do jogo, muito embora estas escolhas não alterem o rumo que a história segue e, portanto, não haja vários finais possíveis.

Como referíamos anteriormente, este é mais um jogo que segue a fórmula dos jogos da LEGO, com cada personagem a ter habilidades e poderes únicos, que serão essenciais para que possam recolher certas peças, concluir minipuzzles, completar quebra-cabeças simples, e, claro, derrotar alguns inimigos que vos irão aparecer durante o decorrer da aventura. Este é mais um jogo simples e de fácil aprendizagem para quem não jogou nenhum título da série ainda. Mas LEGO Marvel Super Heroes 2 não é simplesmente uma cópia do que já foi feito e temos agora uma nova mecânica de jogo que nos permite avançar e recuar no tempo para completarmos alguns puzzles, ou até mesmo quando é necessário uma personagem específica para fazer a tarefa que nos é pedida.

O pequeno Little Groot é mais uma das personagens da aventura.

A produtora incluiu em LEGO Marvel Super Heroes 2 mais de duas centenas de personagens variadas do mundo Marvel, entre elas os vilões e heróis mais carismáticos, cada um com uma diversidade enorme, quer a nível de habilidades, quer a nível de aparência e animação. É possível ver animações das personagens, como por exemplo, Racoon, Homem-Aranha, entre outras, que dão um enorme brilho visual a este título da TT Games. A jogabilidade, contudo, é idêntica aos anteriores títulos da série LEGO, algo que poderia ser melhorado para não estarmos sempre perante algo repetido nesta fórmula LEGO.

Também temos de destacar que é possível saber mais informações sobre cada personagem através de uma ferramenta que a produtora introduziu no jogo, e que assim nos oferece a possibilidade de sabermos um pouco mais sobre cada herói e vilão. Um extra que nos explica a habilidade de cada uma num universo da Marvel gigantesco também foi incluído.

Como em qualquer jogo da LEGO, temos pequenos combates em que irão ter pela frente vários inimigos, desta vez do vasto catálogo da Marvel, que, com uma abordagem simples e intuitiva, rapidamente são derrotados, bastando apenas usarem a tecla de combate ou até mesmo a habilidade da personagem. Por vezes, podem ainda optar por planear uma estratégia quando têm muitos inimigos para derrotar, mas facilmente se aperceberão que irão dar “conta do recado” em muito pouco tempo.

Star Lord é mais uma personagem presente em LEGO Marvel Super Heroes 2.

Também LEGO Marvel Super Heroes 2 requer personagens específicas em algumas zonas, ou seja, terão de terminar a aventura e de desbloquear as personagens adicionais para mais tarde voltarem a locais que só uma personagem específica consegue resolver, como, por exemplo, na resolução de puzzles. Irão ter várias horas pela frente até completarem na totalidade este jogo, visto que terão vários itens por colecionar nas várias áreas de jogo.

Destaque vai ainda para a animação deste jogo, a nível visual e não só, desde os menus mais atrativos e com mais vida, idênticos à banda desenhada. Não podíamos terminar sem dizer que este é mais um título da vasta coleção da LEGO e que de jogo para jogo o aperfeiçoamento da série é cada vez maior e a qualidade é bem visível, não só a nível de personagens, mas também a nível de áreas que este jogo nos oferece.

Opinião final:

LEGO Marvel Super Heroes 2 é o segundo jogo da série Super Heroes, trazendo consigo uma variedade enorme, bem como uma animação e qualidade gráfica fantásticas. É mais um título da coleção da TT Games em jogos LEGO e ideal tanto para os mais novos como para os mais graúdos. Um jogo ideal para jogarem em casa com os vossos amigos ou família em que as gargalhadas caracterizantes da série estão presentes e prometem não desapontar.

Do que gostamos:

  • Variedade de personagens;
  • Muitas áreas disponíveis para explorarem;
  • Informações de cada personagem;
  • Animações e diálogos das personagens.

Do que não gostamos:

  • Jogabilidade repetida.

Nota: 7,5/10