Análise – LEGO Worlds

A TT Games dá-nos uma nova possibilidade de construção com os blocos coloridos da LEGO. Em LEGO Worlds a imaginação é o limite em que poderão dar azo à vossa criatividade para criarem o vosso mundo LEGO. Sim, leram bem, poderão fazer as vossas próprias criações neste novo jogo em mundo aberto, claro que com grande destaque não só para a criação/personalização como também para a exploração deste mundo enorme.

Apesar dos vários jogos do catálogo LEGO já disponíveis, faltava um jogo da série que nos desse a possibilidade de construção em mundo aberto ao nosso gosto, e a TT Games encarregou-se da tarefa, apresentando-nos agora LEGO Worlds: um jogo que vem de encontro daquilo que muitos fãs da LEGO esperavam há muito tempo, fazer as criações mais loucas, sendo a nossa imaginação o limite.

LEGO Worlds não tem uma narrativa propriamente dita, mas sim vários mundos que nos incitam não só à criação, mas também à construção, além dos vários objetivos que nos são propostos para concluirmos. Começando o jogo, terão de criar a vossa personagem e, claro, começar a exploração e construção no primeiro mundo. O nosso objetivo é alcançar o estatuto de “Master Builder”, mas para isso terão de colecionar os cem blocos dourados ao longo desta aventura nos vários cenários e mundos que irão explorar.

Estes blocos dourados irão servir para alimentar a vossa nave, passando a ser possível viajarem para mundos mais longínquos. Além da exploração terão de construir pequenos objetos de forma a concluírem alguns objetivos, seja a nível de plataformas, escadas para conseguirem salvar alguém que não tem como descer do patamar mais alto, seja destruindo pequenos muros, ou até mesmo criar mecanismos para encontrar objetos escondidos, entre outros.

Nos primeiros planetas que irão explorar terão um pequeno tutorial que vos irá explicar e ensinar a usar as ferramentas básicas de jogo, quer seja a nível e construção ou eliminação de peças LEGO, manipulação de objetos, pintura, clonagens de objetos, etc. As funções básicas da nossa personagem LEGO são idênticas às aventuras da LEGO já lançadas, com especial destaque  para o facto de que, caso necessitem de trepar qualquer estrutura, a vossa personagem irá conseguir fazer esse processo (parece que tem super-poderes).

Irão encontrar em LEGO Worlds locais bastante coloridos.

Após concluírem os tutoriais que irão ter disponíveis ao longo de três mundos, terão agora total possibilidade de explorar e construir em LEGO Worlds ao vosso gosto. A TT Games coloca-nos disponível nos três primeiros planetas a possibilidade de observar e interagir com a variada fauna e flora, além de muitos veículos que poderão usar para se deslocarem. É fantástico ver a diversidade que LEGO Worlds nos proporciona com grandes montanhas, árvores de várias espécies, água que vos irá rodear em que podem observar as várias especiais de animais aquáticos e muito mais.

Consoante a vossa progressão, e, claro,  à medida que vão colecionando os blocos dourados, irão desbloquear novos objetos, personagens e ferramentas. Ao longo do jogo irão encontrar planetas com mais vida, até mesmo aldeias com casas e áreas em que poderão interagir ainda mais. A vida e o colorido em LEGO Worlds mostra-nos como um simples jogo da LEGO nos faz ficar agarrados ao ecrã durante longos momentos, não só sozinhos, mas também com amigos ou família.

É fantástico explorar e criar em LEGO Worlds se estiverem acompanhados por alguém, pois a partilha de experiências, a nível de dicas ou sugestões de criação é fantástica e faz com que o jogador tenha uma experiência de jogo totalmente diferente do que a jogar sozinho. Por vezes, o mais complicado é mesmo o campo de visão. Caso estejam com o ecrã muito preenchido ou quando temos algo à frente da câmara, mas isto são pequenos pormenores que não afetam em grande medida a nossa experiência e interação com o jogo.

É fantástica toda a “vida” em LEGO Worlds.

Além dos blocos dourados que já referi anteriormente, também terão de completar algumas missões que vos vão sendo propostas ao longo dos planetas, como encontrar itens, apanhar animais, entre outras tarefas. Terão desafios para concluir como construir pequenas estruturas que vos permitem alcançar determinados patamares de modo a conseguirem apanhar os itens que vos vão sendo pedidos, “salvar/resgatar” personagens que estão em locais sem saída, entre outros. Cada missão permite-vos colecionar um bloco dourado, além de outras tarefas que vos irão aparecer. Apesar de parecer muito colecionar os 100 blocos dourados para atingir o estatuto de “Master Builder”, rapidamente irão lá chegar.

A câmara poderá em algumas ferramentas “atrapalhar” o campo de visão, quer isto dizer, por vezes dá a sensação de estarmos, por exemplo, a elevar o cenário num determinado ponto e de repente parece que a câmara trava e não nos deixa avançar nos objetos. Este é um dos pontos que a TT Games deverá resolver em breve, restando aguardar por uma atualização por parte da produtora.

LEGO Worlds promete dar uma visão de criação ao jogador totalmente diferente e direcionada não só para crianças como também para adultos. De entre as ferramentas disponíveis podem fazer os vossos próprios objetos, até mesmo clonar alguns objetos do cenário, etc. A vossa imaginação é o limite neste jogo da TT Games, em que a experiência de jogo irá ser muita diversificada. Terão uma opção que vos permite criar peça a peça um objeto, ou seja de diferentes tamanhos ou formatos. Poderão ainda pintar e personalizar ao vosso gosto cada bloco da LEGO.

Claro que não poderia faltar em LEGO Worlds o modo multijogador local, ou seja poderão jogar com os vossos amigos em ecrã divido na vertical. Esta é uma diferença em relação aos restantes jogos da série LEGO, visto que nos anteriores títulos tínhamos uma visão na horizontal. Apesar que o ecrã divido na horizontal seria melhor, pois abrangia de uma forma maior o nosso campo visão, o que na vertical é um pouco limitante.

Poderão personalizar a vossa personagem ao vosso gosto.

Para finalizar, convém realçar que LEGO Worlds dispõe de muita variedade não só a nível de objetos e mundos, como já referi anteriormente, mas também a nível  de ambientes que irão encontrando ao longo da vossa exploração e criação, como, por exemplo, masmorras. Irão ainda desbloquear novos itens de personalização das personagens, como pernas, adereços, cabeleiras, etc. A diversidade é enorme e não se aflijam de estar a pensar que irão demorar muito tempo até conseguirem obter os 100 blocos de dourados, porque quando “derem por ela” já têm todos colecionados.

Não podia deixar de falar na sonoridade do jogo, que inclui cenas de jogo narradas,  embora não existam  falas “diretas” das personagens. O jogo, inclui as vozes narradas em português bem como os menus e legendas de jogo. E temos que destacar a forma como a TT Games nos apresenta os jogos, pois são dos poucos jogos que se encontram totalmente em Português.

Em relação à banda sonora, esta abrilhanta ainda mais este título que nos leva à exploração com uma música relaxante para quem está a jogar.

Opinião final:

LEGO Worlds é o mais recente jogo de criação e de exploração que nos mostra como simples blocos da LEGO nos permitem efetuar grandes construções. Além da variedade que irão encontrar neste jogo, as ferramentas permitem dar azo à vossa imaginação e construir os vossos próprios objetos. Um jogo indicado tanto para os mais novos como para os mais velhos e em que a experiência de jogo será enriquecedora para ambas as partes.

Do que gostamos:

  • Possibilidade de criação e exploração;
  • Modo Multijogador;
  • Possibilidade de personalização e criação ao nosso gosto;
  • Narrativa e textos em Português de Portugal.

Do que não gostamos:

  • Problemas com a câmara em algumas situações;
  • Pequenos bugs.

Nota: 8/10