Análise – Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games (Wii U)

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Como já é usual, a Nintendo lançou mais uma instância de Mario & Sonic nos Jogos Olímpicos, mesmo a tempo da edição de 2016 que terá lugar no Rio de Janeiro. A versão para a 3DS já saiu há uns mesinhos e não fomos os maiores fãs da mesma, como podem confirmar aqui. Desta feita, temos aqui em análise a versão da Wii U e será interessante ver se a mesma conseguiu colmatar alguns dos problemas que nos desagradaram na 3DS. Aqui, mantém-se o espiríto alegre que caracteriza o Rio e que não poderia faltar nesta edição, igualmente colorido e animado, mas será que é o suficiente para fazer com que este jogo seja o companheiro ideal dos Jogos Olímpicos de 2016?

Seria de esperar que na consola caseira da Nintendo, tivéssemos uma versão maior e melhor, mas parece que decidiram ir pelo caminho mais simplista possível e oferecer aos jogadores uma experiência sem qualquer tipo de conteúdo. Assim que damos início ao jogo, vemos-nos na praia de Copacabana, que serve como uma espécie de hub. Desenganem-se se pensam que poderão imediatamente aceder ao modo história ou mesmo competir no torneio: isto porque o primeiro nem sequer existe e o segundo está temporariamente inacessível.

Inicialmente, apenas poderão jogar uma modalidade de cada vez, ou a solo ou em modo multijogador – se bem que o online ficou de fora e é impossível perceber porquê. Aqui têm logo acesso às 14 modalidades, um número bastante reduzido face às modalidades que de facto compõem os Jogos Olímpicos. Quanto aos eventos disponíveis, são de certo modo variados e vão desde futebol (que não poderia faltar nesta edição do Rio) até natação, ginástica e equitação. A execução dos mesmos é que deixa algo a desejar. É possível ainda jogar uma espécie de eventos fantasma, onde podem testar as vossas habilidades contra versões fantasma de jogadores de todo o mundo, mas isto é uma pobre desculpa para a inexistência de um verdadeiro modo online.

Assim, o que aqui temos na verdade é uma colecção de quicktime events, com controlos o mais simples possíveis – que têm o ponto positivo de serem acessíveis a todos, mas que rapidamente acabam por ser mais do mesmo, quando nos deparamos com as mesmas mecânicas e a mesma utilização de dois ou três botões em diversas modalidades. Embora o quadro que estou a pintar possa parecer negro, nem tudo é mau em Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games. Apesar de simplistas, algumas modalidades conseguem ser divertidas, mas principalmente se forem jogadas a dois (ou mais!). Ainda assim, rapidamente irão passar de uma para outra e outra, sem vontade de repetir as anteriores.

Preparem-se para massacrar o botão A.

Preparem-se para massacrar o botão A.

A maior parte são modalidades em que não existe interação directa com os adversários, apesar de competirem lado a lado. Modalidades como Futebol ou até Volley de Praia são onde se vislumbra um pouco mais de complexidade, mas muitas vezes as partidas acabam por cansar, principalmente devido aos controlos trapalhões, como no caso do Volley. Ainda assim, apresentam algumas opções que permitem variar um pouco a jogabilidade e assim incitar a novas e mais partidas. Ficará a vosso critério decidir se vale a pena revisitar estes eventos.

Após experimentarem algumas das modalidades, terão a oportunidade de participar no torneio propriamente dito. Seria bom termos aqui adicionado um elemento extra de competitividade, mas infelizmente todos os nossos adversários são controlados pela IA do jogo. Enquanto que nas modalidades isoladas temos a possibilidade de escolher de todas as personagens, no torneio apenas podemos usar o nosso Mii. Podemos alterar a sua vestimenta, é certo, tomando partido de vários modelitos que vamos desbloqueando e que nos darão algumas vantagens alterando algumas das nossas capacidades, mas é impossível não sentir aqui alguma limitação. Parte do divertimento de um jogo destes, que junta tantas personagens de dois dos franchises mais conhecidos dos videojogos, é a possibilidade de podermos assumir o papel de uma das nossas personagens favoritas e limitar-nos ao nosso Mii é, francamente, puxar um pouco o tapete debaixo dos pés.

Um dos modos que acaba por colmatar esta falha é o Heroes Showdown, que, ao invés do Torneio, permite que nos juntemos à equipa do franchise da nossa eleição. Aqui, vamos eliminando os nossos rivais e temos a oportunidade de ir competindo nas diversas modalidades.
A diversidade de Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games reflecte-se principalmente nos colecionáveis. Ganhar é a palavra de ordem e vai-vos permitir desbloquear selos para o Miiverse, roupas, músicas e até bandeiras, entre outras coisinhas), ou simplesmente após ganharem competições ou através dos participantes internacionais que permeiam a praia. Mas é só. No que toca a verdadeiro conteúdo, é possível desbloquearem personagens especiais (mas que apenas podem aparecer em determinados eventos) e até Special Tournaments, através dos vossos amiibos de Mario e Sonic.

Visualmente, Mario & Sonic é todo ele uma representação da alegria carioca.

Visualmente, Mario & Sonic é todo ele uma representação da alegria carioca.

Se Mario & Sonic peca na jogabilidade e execução, ganha inúmeros pontos a nível gráfico e sonoro. Um dos problemas com a versão 3DS era a quebra ocasional da framerate. Aqui, o mesmo (felizmente!) não se verifica e os gráficos e animações são irrepreensíveis. Bem a condizer com o cenário brasileiro, temos aqui um conjunto de visuais bem coloridos, com uma praia bem animada e sempre cheia de personagens que podem encontrar simplesmente a passear ou a desfrutar de uma partida de volleyball. Durante os eventos de competição, é impossível não nos perdermos nos pequenos detalhes como a audiência que nos acompanha. O som é outro ponto positivo, como já referi. A alegria carioca transparece em cada nota da banda sonora e momentos como o barulho feito pelos adeptos durante uma partida de futebol são detalhes que de facto colocam este jogo no cenário e ambiente a que se propõe.

Devo dizer que é difícil não esconder a minha desilusão face a este Mario & Sonic. Ainda que esta edição dos Jogos Olímpicos esteja permeada de polémica e de percalços que rodeiam o ambiente sócio-político do país onde se vão realizar, é impossível negar o calor e boa disposição carioca que tão bem se enquadra num jogo que deveria visar a diversão entre amigos. Infelizmente, aqui temos um jogo que dá prioridade a button mashing e cujo conteúdo não é suficiente para fazer com que o queiramos revisitar, quer seja sozinhos ou acompanhados.

Opinião final:

Um jogo bonito mas que é todo ele estilo sem substância, Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games é a pura definição de uma desilusão. Com poucas modalidades e jogabilidade repetitiva, dá poucos motivos para que os jogadores queiram de facto partilhar a experiência com os seus amigos. Apesar dos meses de intervalo da versão 3DS, temos aqui um jogo que aparenta ter sido feito à pressão, primando pela simplicidade e falta de elementos que o diferenciem de jogos muito mais divertidos.

Do que gostamos:

  • Gráficos coloridos e ambiente bem alegre e adequado ao tema;
  • Música e efeitos sonoros que nos levam ao Rio de Janeiro;
  • Possibilidade de jogar com amigos…

Do que não gostamos:

  • …as mesmas modalidades que se baseiam em button mashing;
  • Falta de modo multijogador online;
  • Falta de conteúdo que justifique o preço.

Nota: 5.5/10