Análise – Motorsport Manager

Nesta época de jogos de simulação o mundo já viu de quase tudo… mas um simulador de Formula 1 não pertencia a esse grupo. Foi com isso em mente que a SEGA criou este título, Motorsport Manager, um jogo de simulação de corridas F1 onde o objetivo principal é levar a nossa equipa à vitoria e ganhar o grande prémio.

Motorspots Manager é um mundo onde podes gerir tudo e todos na tua equipa. Podes criar e usar o teu próprio corredor nas corridas, utilizar mais do que um corredor (por norma dois), gerir utilização de pneus e combustível, entre muitas outras coisas.

Da mesma forma que Football Manager, Motosport Manager está bem ciente do público que pretende atingir, não transformando o desporto automobilístico em algo raso. Este não é um jogo para aqueles que pensam que corridas se resumem a alguns carros na pista sem nenhuma estratégia envolvida. Não utilizar estratégia durante o jogo equivale a ficar em último lugar constantemente, o que resulta no diretor ficar extremamente furioso e no vosso consequente desemprego.

Motorsport Manager é o primeiro do seu tipo. Mas antes de nascer para MacOS e Windows, já existia para o iOS. Foi nesse sistema que este jogo nasceu e cresceu, chegando aos dias de hoje como um dos mais esperados títulos para todo o tipo de computadores. A sua jogabilidade simples, combinada com gráficos simples mas bonitos, e os seus efeitos sonoros subtis (que realçam os sons dos motores) atraíram muitos jogadores para a sua nova plataforma e agraciou os fãs de longa data com algo familiar, mas com um toque de novo.

Motorsport Manager sabe quando soltar as mãos do jogador e deixá-lo experimentar por si mesmo as mecânicas oferecidas no jogo. Querem entender o básico para iniciar nesse universo? Perfeito, aqui está. Agora, querem chegar em primeiro lugar sempre? Então boa sorte em apanhar e descobrir as melhores rotas, assim como a melhor hora para tentar uma ultrapassagem, ou não.

Dando esta liberdade ao jogador desde os momentos iniciais, este simulador é uma demonstração bem clara de como é possível ter tanto acessibilidade como complexidade. Os recursos de que o jogador precisa são tangíveis e facilmente visualizados no ecrã, de forma prática. No entanto, compreender tudo isto requer um longo período de aprendizagem sobre a individualidade de cada pista, a capacidade dos pilotos e os limites de cada máquina.

Quanto ao jogo em si, este está dividido em três modos: Carreira no qual criamos o nosso carro e competimos, com vista a subir no mundo das corridas; Desafios, onde o jogador terá de concluir desafios que lhe serão atribuídos, por exemplo o jogador poderá ter o desafio de concluir uma certa corrida com um carro em específico e Corrida, modo em que o jogador poderá escolher o percurso a fazer e simplesmente correr sem haver algo a ganhar ou a perder, numa única corrida que serve apenas para tirar a ferrugem do tubo de escape.

A ter como destaque, no modo carreira, podemos escolher, de entre três opções, o tamanho das corridas:

  • Curto todas as corridas tem entre 12 a 20 voltas;
  • Médio todas as corridas tem entre 20 a 40 voltas;
  • Longo todas as corridas tem entre 50 a 60 voltas.

Neste primeiro ecrã também podemos ainda escolher qual a moeda a usar, se queremos ou não fazer o tutorial, e ainda o formato da data. Por fim, neste ecrã podemos também ativar ou desativar a funcionalidade auto-save.

Depois de escolhidas as opções, aparece um ecrã de criação de personagem em que podemos adaptar a nosso gosto todos os pontos mais importantes do seu aspeto. Neste temos duas janelas, cada uma com várias opções. Na primeira janela temos detalhes da personagem: nome, nacionalidade, data de nascimento e continente de origem. Já na segunda  podemos alterar aparência da personagem e o seu historial: Sexo, cor de pele, estilo e cor de cabelo, barba e óculos (se usa ou não e se sim, qual o seu estilo).

Passado este ecrã temos a seleção da série em que se vai jogar. Estas séries estão divididas em “Tiers” e vão de 3 a 1. Quanto mais baixo o número melhor a recompensa no final, mas mais difíceis serão as corridas em si. O “Tier” da corrida também influencia a capacidade da equipa de manutenção dos veículos, o número de corridas que o jogador tem de fazer, o número de espetadores, entre outros parâmetros. Cada “Tier” tem também o seu conjunto de regras particulares.

O jogo tem ainda um sistema de decisões nas corridas, e este sim, é relativamente “limitado”, mas nem por isso restringe muito a experiência. O jogador poderá indicar a um dos seus pilotos que tente uma ultrapassagem mais ousada, com o custo de mais consumo de combustível e pneus, ou impedir da melhor maneira o oponente de ganhar posições para que outro tenha a oportunidade de chegar mais próximo do pódio.

Mas estas opções não vêm sem consequências, obviamente. Aquecer demasiado os freios e pneus durante uma corrida resulta em menor aderência na pista e pode fazer com que a tão sonhada volta perfeita fique apenas nos sonhos.

Mas nem tudo se resume às corridas, o jogador terá ainda de lidar com personalidades de toda a equipa, novos patrocinadores na tentativa de receber um bom investimento para aplicar nos setores de pesquisa, lidar com diretores muitas vezes descontentes com o seu desempenho de gestão, e muito mais. Motorsport Manager vai levar o jogador a realmente mergulhar-se de cabeça no universo administrativo de uma equipa de corridas automobilísticas.

Desta forma, o simulador da SEGA atinge um grau de leveza atípico em alguns momentos, combinando uma interface dinâmica com objetivos bem claros. Cada dia que passa, a noção dos seus objetivos é cada vez mais clara, assim como o que se pode melhorar. Claro que isto não é garantia, em momento algum, de sucesso, mas esse será o grande fator que irá prender o apaixonado por este género de jogos: aprender com os seus erros e estar pronto no dia seguinte para se superar.

Opinião final:

Do meu ponto de vista, este é um jogo bem criado e bonito para fãs do género. Não sendo exatamente um jogo do meu estilo, deixou-me um pouco de “pé atrás”, mas mesmo assim passei momentos divertidos com ele, e deu para relaxar um pouco. Motosport Manager surpreende até os mais céticos, pois já nos primeiros minutos mostra que uma adaptação de um jogo de plataformas móveis para o PC é possível e com grande qualidade, de maneira a prover momentos espetaculares aos apaixonados pelo desporto automobilístico em geral. Por muito que ainda possa receber muitas melhorias em possíveis continuações anuais, é um excelente início para uma franquia que tem tudo para crescer muito mais.

Do que gostamos:

  • Um bom equilíbrio entre simplicidade e complexidade;
  • Diferentes modos de jogo;
  • Audio que reproduz perfeitamente o sentimento de estar dentro de um carro de alta competição;
  • Apesar de limitadas, existe uma boa diversidade de opções;
  • Tecnicamente notável a levar em consideração a sua origem movél.

Do que não gostamos:

  • Em alguns momentos demasiado repetitivo;
  • Não tem as licenças oficiais das equipas;
  •  Personalização do perfil.

Nota: 7,5/10