Análise – PES 2018

Mais um ano, mais uma edição de Pro Evolution SoccerPES 2018, que promete, tal como nos outros anos cativar a atenção de mais fãs de simuladores de futebol. A edição anterior foi uma das melhores da franquia e este ano, PES 2018 promete estar ainda melhor e, claro, não desiludir os fãs da série.

PES 2018 é um jogo que de uma maneira geral inclui todos os pormenores das edições anteriores da série, mas desta vez com tudo ainda mais detalhado. Um jogo que agrada a qualquer fã de jogos de futebol é possível, e a prova está dada na edição deste ano de PES, que promete agarrar ainda mais jogadores com o seu realismo

O problema destes jogos de simulação de futebol está basicamente inserido nas licenças dos jogadores, ligas, estádios e todo o universo envolvente do futebol, em que cada vez é mais difícil para as produtoras conseguirem um jogo de futebol totalmente licenciado. Para os amantes de futebol, termos um bom jogo além da jogabilidade é podermos apreciar os estádios, ligas e jogadores licenciados, que acrescentam mais valor e realismo a este tipo de jogos. PES 2018 inclui, por exemplo, a Liga dos Campeões e a Liga Europa totalmente licenciadas, mas, nesta nota, por exemplo a Liga Portuguesa neste jogo vê licenciados apenas os três grandes, esquecendo por completo os restantes clubes intervenientes. Em relação aos clubes, existem alguns clubes que não estão incluídos, como por exemplo o Bayern de Munique. Seria de esperar que a Liga Alemã estivesse licenciada e presente, coisa que não acontece, apenas temos o Borussia de Dortmund licenciado, que está incluído no separador “outras ligas”. Num futuro PES seria interessante ver todas as equipas e ligas licenciadas pois só beneficiaria e enriqueceria ainda mais este belo jogo de futebol.

O contacto físico entre jogadores está mais realista.

No ano passado, PES 2017 deu um salto enorme na série, com uma jogabilidade totalmente diferente e que tem vindo a evoluir de ano para ano. O controlo e dribles dos jogadores são ainda mais fantásticos em PES 2018, e, claro, muitas das vezes um simulador com boa jogabilidade, nem que seja para “fintar” os adversários com bom controlo de bola, é meio caminho andado para estarmos perante um grande jogo de futebol. Esta edição vem mais uma vez mostrar que PES não está esquecido no mundo dos videojogos, antes pelo contrário, dado o seu rigor e técnica apresentados na edição deste ano.

Claro que a Konami quer dar aos seus fãs, de ano para ano, um jogo em que a qualidade esteja presente, e podemos vê-la facilmente em PES 2018. Além da jogabilidade simples e bem trabalhada, todos os jogadores poderão usufruir deste simulador com controlos bastante acessíveis, o que permite uma rápida aprendizagem. Muitas das vezes vão ser as estrelas dos clubes que vão fazer toda a diferença em campo, tanto para arrancar um resultado nulo, como até mesmo para uma reviravolta épica do resultado. Poderão ter uma equipa equilibrada, mas vão haver pequenos pormenores através dos quais só as vedetas do futebol vão conseguir sobressair, nem que seja por um golo fantástico que nem vocês próprios pensavam que poderia acontecer.

PES 2018 dá total liberdade aos fãs para personalizarem a sua equipa, bem como o estilo de ataque e defesa, o que muitas das vezes é a diferença fundamental que leva a que saiam vitoriosos ou não da partida. Aqui, não poderia deixar de falar num pequeno pormenor: nas substituições que podem fazer durante o jogo, as animações e gestos nelas inseridos em redor dos jogadores que saem e dos que vão entrar em campo, é bem visível a qualidade que a Konami incluiu nestes detalhes, tal como podem observar durante o decorrer do jogo.

Também a entrada em campo dos jogadores foi bem recriada como se estivéssemos a ver pela TV o túnel de acesso ao relvado do Camp Nou (Estádio do Barcelona).

Mas não são só as estrelas dos clubes que fazem a diferença. Este ano temos um foco maior, dado na proteção de bola e drible de todos os jogadores nos clubes. As desmarcações são sem dúvida um fator determinante e fulcral para se marcarem muitos golos, dado o rigor implementado nos atacantes e também na precisão dos passes. De um modo geral, a Konami melhorou ainda mais a estrutura das equipas e o equilíbrio entre as mesmas, seja na defesa, meio campo ou até mesmo no ataque. Mas, também existem pequenos erros, por exemplo em passes, em que às vezes não correm da maneira como estávamos a pensar, mas na realidade também é igual ou até pior. O equilíbrio e o detalhe dado aos jogadores realçam ainda maior o valor deste PES 2018.

Além dos passes em profundidade, os contra-ataque são cruciais para quem muitas das vezes joga à defesa, mas cabe a cada jogador decidir a melhor estratégia a adotar durante os desafios com que se deparam. O confronto entre jogadores pela disputa de bola é algo que também foi melhorado, e em que é necessário, além da corrida, o momento certo para intercetar a bola ou então vão ter de recorrer à rasteira, mas é algo que não aconselhamos muito, pois, das vezes que usamos basta um pequeno toque para o árbitro marcar a falta. Houve algumas situações que estava a jogar online e o meu adversário usou a rasteira para me tirar a bola só que a mesma sobrou para outro jogador da minha equipa e naquele preciso momento o árbitro marcou a falta. Seria de esperar que fosse dado, por exemplo, a lei da vantagem, o que em muitas situações, infelizmente,  não se verifica.

Em relação ao jogo, PES 2018 encontra-se bastante fluído no decorrer das partidas, com animações fantásticas, seja a fazer passes, remates, dribles, controlos de bolas, “fintas”, celebrações de golos, etc. Também existem lances em que os jogadores parecem que ficam parados, “a olhar”, sem se fazerem ao lance, mas infelizmente na realidade também nos deparamos com situações destas, por isso é algo perfeitamente normal e até realista. A Konami dá grande rigor a esta edição e de certeza que muitos dos fãs do simulador de desporto vão ficar várias horas agarradas a este jogo, que promete ser um dos melhores do ano.

Podem escolher qual a celebração que querem fazer quando marcam um golo.

A qualidade do design e grafismo continuam iguais às edições anteriores, com os menus bem vivos e de fácil perceção. Toda a navegação é bastante simples e com menus apelativos para todos os formatos de jogo, seja para as opções, para criar competições, desafios rápidos, My Club, etc. Também poderão personalizar ao vosso gosto o estilo dos controlos com os já pré-definidos, ou então a possibilidade de criarem um utilizador no jogo com o vosso nome e personalizar da forma que desejarem, seja para ataque/defesa.

Falando agora das competições de PES 2018, como já referi acima, temos as competições licenciadas da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga dos Campeões Asiática. Temos, é claro, a Master League, o famoso modo de jogo que atrai muitos fãs de PES, e que este ano recebeu algumas melhorias. Neste modo gerem o vosso clube, ou seja, o decorrer dos jogos, o vosso plantel, torneios e desafios da pré-temporada, e, claro, todo o mercado de transferências. Temos ainda as entrevistas, além de um novo modo “Challenge” que inclui desafios e metas que terão de cumprir e que influenciam o estado de humor no balneário, uma mais valia que acrescenta mais diversidade à Master League.

No meio de tantos adversários não é fácil às vezes escapar.

O jogador terá de fazer uma boa gestão da equipa e ter uma boa estratégia, tanto para contratar jovens promessas do futebol, como para fazer uma gestão adequada do plantel, encontrar uma boa tática, e muito mais. Não é tarefa fácil fazer tudo isto com um orçamento baixo, mas se gerirem tudo isto da melhor forma, no início da próxima época poderão apostar num novo foco para o clube, seja a nível de jogadores ou até mesmo na melhor tática a adotar durante os jogos.

Para os fãs que gostam mais de controlar um único jogador em campo, podem optar pelo famoso modo “Rumo ao Estrelato”, que está novamente presente na edição deste ano de PES. Neste modo somos colocados à prova para levar um atleta aos maiores relvados do mundo e ser conhecido mundialmente como o jogador sensação. Poderão optar por controlar um jogador conhecido ou não e depois o futuro dele está nas vossas mãos: ou têm uma boa prestação com ele ao longo das épocas e o mesmo sobe na carreira, ou então terão de ir tentando durante mais tempo fazer o melhor papel possível até o levarem ao topo do futebol mundial. Claro que o coletivo também é importante para a vossa prestação final, mas o fulcral neste modo é a prestação individual do vosso jogador.

Temos ainda na PES League a inclusão do MyClub, que vos permite jogar no modo cooperativo. Podem ainda jogar cooperativamente ou defrontarem-se com outro jogador tanto localmente, na mesma consola, como através de uma ligação em linha.

O ambiente criado em redor do estádio está fantástico.

Em relação aos jogadores, podemos verificar que as estrelas maiores do futebol, assim como outras menos conhecidas, estão mais realistas e é possível verificar a grande qualidade gráfica do jogo. Outro destaque que é possível observar é a camisola suada, os gestos dos jogadores quando o lance não corre bem, etc. Temos também em PES 2018 mais de 30 estádios licenciados, todos eles detalhados, passando a sensação tal e qual como se estivéssemos sentados nas bancadas do mesmo. Deveras impressionante o grafismo, além de todo o envolvente em campo, seja fotógrafos, staff e, claro, os adeptos que apoiam e agitam as bandeiras do clube fervorosamente.

Importa ainda referir que a Konami já lançou uma atualização a todos os planteis e já é possível ver por exemplo as transferências mais sonantes do mercado, como as de Mbappé e Neymar, que já estão no Paris Saint-Germain.

Não poderíamos terminar a Análise sem referir que os menus de jogo e também os comentários/relato de jogo estão a cargo de Pedro Sousa, acompanhado por Luís Freitas Lobo, tal como a Konami nos tem habituado. Uma mais valia para PES 2018, pois infelizmente temos cada vez menos jogos em Português. Claro que, após algumas partidas irão notar que terão alguns comentários repetidos, mas nada que afete muito o jogo.

Opinião final:

PES 2018 regressou ainda melhor que no ano anterior, com uma jogabilidade aperfeiçoada e que beneficia ainda mais os jogadores. O design e qualidade gráfica também fazem de PES 2018 um dos melhores jogos de desporto do ano, dado o rigor e detalhe implementado pela Konami, e que é possível observar durante o decorrer dos jogos. Apesar de não termos algumas Ligas e clubes licenciados, espera-se que numa próxima edição de PES possamos ter presentes mais clubes e ligas licenciadas, pois enriquecem ainda mais este título e os fãs dos jogos de desporto agradecem. Para finalizar, PES promete cativar este ano ainda mais jogadores e, para quem ainda não teve oportunidade de jogar, experimentem, pois não se irão arrepender.

Do que gostamos:

  • Jogabilidade fluída;
  • Animações e reações fantásticas;
  • Qualidade gráfica;

Do que não gostamos:

  • Ausência de clubes licenciados;
  • Faltam algumas ligas.

Nota: 9,5/10