Análise – Pokémon Ultra Sun & Moon (3DS)

Quando existem novos anúncios sobre Pokémon, os fãs ficam logo a salivar com a expectativa de que vem aí um novo título, e melhor – novos Pokémon. Desde o lançamento da Switch que o anúncio de uma versão para a híbrida da Nintendo tem sido algo bastante aguardado, principalmente quando Sun e Moon saíram tão recentemente. Mas, para o bem e para o mal, este último lançamento segue o mote dos títulos anteriores da série e novamente volta a sair na consola portátil da Nintendo, desta geração. Ultra Sun e Ultra Moon (sendo que é esta segunda versão que aqui analisamos) são os mais recentes títulos de Pokémon, seguindo já a tradição de lançamento de versões “melhoradas” de títulos anteriores – mas com diferenças suficientes para levar a que os jogadores queiram embarcar novamente numa grande aventura.

Ao pegar numa nova versão de um jogo que anteriormente experienciaram, vai sempre ficar a dúvida: vale a pena investir naquilo que poderá ser essencialmente o mesmo jogo? Tal vai sempre depender do vosso compromisso para com Pokémon. Se jogaram Sun/Moon e ficaram satisfeitos, não contando pegar novamente num título da série tão cedo, não sei se esta versão será para vocês. Mas se forem fãs ferrenhos, daqueles que vivem a competição de Pokémon, ou mesmo se não chegaram a jogar Sun/Moon – esta é a versão para vocês. De todo o modo, convido-vos a lerem novamente a nossa análise Pokémon Sun & Moon. Spoiler: é boa.

Pessoalmente recomendo este jogo após ter passado algum tempo ou uma boa dose de amnésia. É certo que estamos a falar de uma versão melhorada, mas acaba por sempre ser uma versão de algo já existente. Sendo assim, quais são as diferenças? Para começar, o enredo difere em alguns pontos, mas mantém-se semelhante em grande parte. Há personagens que regressam, mas veem os seus papéis alterados ou expandidos para fazerem mais sentido à história. Ao mesmo tempo, novas personagens são introduzidas para acrescentar um ponto ao mesmo conto. Além de novas personagens, há novos Pokémon, novas versões Ultra e outras transformações e novos Z-moves. Quem se chegar perto do horripilante Necrozma irá deparar-se com duas novas transformações conseguidas através da absorção das mascotes de cada uma das versões anteriores, Solgaleo (Sun) e Lunala (Moon), resultando nas já usuais mascotes de cada versão: Dusk Mane Necrozma (Ultra Sun) e Dawn Wings Necrozma (Ultra Moon).

Um dos grandes dilemas modernos: paz na Terra ou qual Pokémon escolher.

Ultra Sun e Ultra Moon trouxeram mais opções na criação de personagens; novas opções no Rotom –  como o Rotom Loto com poderes aleatórios que se atualizam numa espécie de lotaria, e o Z-Rotom Power que permite usar Z-Moves até duas vezes; novos mini-jogos, como o Mantine Surf, para surfarem de ilha em ilha, ou simplesmente desfrutarem do desporto em si e arrecadarem o maior número de pontos possível e o Alola Photo Club, para tirarem fotos com os vossos companheiros digitais. Neste último vão de certeza querer estoirar o vosso tempo a mudar de acessórios, roupas, poses… o que bem vos der na telha. O resultado são imagens bem engraçadas que decerto vão encher a Internet nos dias após o lançamento de Ultra Sun & Moon. A recompensa aqui não são apenas as fotos giras, o vosso Pokémon também vai ficar agradado, aumentando o afecto que tem pelo jogador e assim melhorando o seu desempenho em combate.

Temos ainda o Ultra Warp Ride, que nos permite viajar por Ultra Wormholes (para além de Alola), através de várias dimensões, onde enfrentaremos em batalha os Pokémon Ultra. Através desta funcionalidade, existe uma nova área, à qual acedemos através de um Ultra Wormhole: a cidade de Ultra Megalopolis. Aqui têm um dos grandes mistérios a serem desvendados em Ultra Moon – o facto de que a sua luz aparenta ter sido roubada. O mistério começa a ser desvendado logo no início do jogo com personagens intrigantes, uma delas com um bigode de fazer inveja ao Quim Barreiros.

Com tanta novidade, é normal que fiquem a pensar porque raio então referi que esta versão poderá não ser para quem jogou Sun/Moon e ficou satisfeito. Vale a pena ter em mente que a Game Freak tem a mania de encher os últimos jogos de imenso conteúdo. Lembram-se do White 2 e Black 2 que trouxe vários líderes de Ginásio de jogos anteriores para combaterem no Pokémon World Tournament? Bem, este Ultra Sun e Ultra Moon trouxe de volta o velho Giovanni da Team Rocket, agora Team Rainbow Rocket. E com ele vieram vários vilões dos outros jogos, todos juntos num castelo maquiavélico para levarem uma abada da nossa personagem. E não foram só os vilões, os Pokémon Lendários também dão um ar da sua graça. Articuno, Lugia, Latios, Kyogre, entre outros.

Dawn Wings Necrozma é a mascote de Ultra Moon. E bem arrepiante.

Mas nem tudo são rosas. Como já ocorria em Sun/Moon, o jogo insiste em dar-nos a mão ao longo de infindáveis tutoriais que fazem com que a experiência de jogo se arraste durante horas até finalmente começar a aventura a sério. Para novos jogadores acredito que a mossa não seja tão grande, mas para os fãs não é a melhor experiência quando se quer arrancar com a história e aventura. O melhor conselho que vos posso dar é que não se deixarem desmotivar com esta questão – é apenas um pequeno percalço que, após ultrapassado, não influencia a restante experiência de jogo.

Considerando o jogo base e as novidades que Ultra Sun & Moon introduz, podemos dizer que todos estes elementos foram agrupados com sucesso num pacote simpático que é simplesmente um mimo para os fãs. Considerando que estes serão os últimos títulos da série Pokémon na 3DS, esta é a melhor despedida que poderíamos ter.  A expectativa do que se avizinha para Pokémon na Switch é elevada – na verdade, o que seria de esperar da The Pokémon Company, Game Freak e da Nintendo? Cá estaremos para ver e até lá… vamos definitivamente apanhá-los todos em Ultra Sun & Moon.

Opinião final:

Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon é um jogo mesmo ultra. Não é um Pokémon intermédio como aconteceu nos lançamentos anteriores, mas é o mesmo jogo, depois de ter ido ao ginásio. Mais forte, mais completo, mais aquilo que devia ter logo no início, mas para não desdenhar, vou aproveitá-lo ao máximo e optar por uma equipa nova de lutadores. Aconselho-vos a todos, fãs ou novos jogadores, a fazer o mesmo. Não pensem que é mais do mesmo, na verdade Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon são uma nova perspectiva numa aventura que já era para lá de excelente – uma aventura que é a despedida perfeita de Pokémon na 3DS.

Do que gostamos:

  • Todo o conteúdo extra;
  • Novos Pokémon;
  • Alterações à história que permitem que a aventura seja ligeiramente nova para antigos jogadores.

Do que não gostamos:

  • O jogo continua a demorar imenso a arrancar.

Nota: 9,5/10