Análise – Pokkén Tournament DX

Se há uma característica que define a franquia Pokémon, é a quase exclusividade dos títulos principais para as consolas portáteis da Nintendo. Na verdade, embora tenham existido jogos Pokémon tanto nas consolas caseiras, como até mais recentemente em smartphones, estes títulos costumam ser spin-offs ou jogos cujo objetivo não se centra verdadeiramente, com uma exceção, à volta da fórmula de apanhar, treinar e combater as adoráveis criaturas.

Enquanto esperamos pelo tão desejado Pokémon (da série principal) para a Nintendo Switch, a Nintendo e a The Pokémon Company oferecem-nos a versão definitiva do jogo de luta Pokkén Tournament DX (leia-se Deluxe) para a sua nova consola, fazendo com que o círculo dos spin-offs se complete. Com isto queremos dizer que agora é possível levar os nossos combates contra os outros treinadores para fora da sala de estar e para onde quer que queiramos combater. Qualquer momento é um bom momento para uma batalha no Pokkén Tournament DX.

Pokkén Tournament, como já sabemos, é o jogo de luta desenvolvido pela Bandai-Namco que começou nas arcadas japonesas, mas que foi portado posteriormente para a Wii U. Aliás, o termo Pokkén vem da combinação de Pokémon e Tekken (a famosa franquia de luta). Dado que já tivemos a oportunidade de analisar o jogo base (link aqui) quando este foi lançado para a Wii U, e mantendo-se as mecânicas principais (core game) exatamente as mesmas, esta análise apenas se focará nas melhorias a que o jogo foi sujeito e o que o fez, tal como um Pokémon, evoluir para a versão DX.

Pokkén Tournament DX traz 5 Pokémons novos: 4 da versão arcada e um exclusivo para a edição na Switch!

Primeiro, as grandes novidades, Pokkén Tournament DX traz-nos mais! Mais Pokémon, na verdade 5 em específico: Darkrai, Scizor, Croagunk e Empoleon, todos vindos da versão arcade e que agora estão disponíveis na Switch; mais o grande exclusivo desta edição: Decidueye do Pokémon Moon. A esta versão juntam-se ainda, como Pokémon de suporte, Litten e Popplio. Para além dos novos Pokémon, esta edição também nos traz novos modos de jogo, como o Team Battle, no qual podemos escolher uma equipa de 3 Pokémon e combater contra os nossos amigos – dando um elemento de “realismo” aos combates, pois ganha quem conseguir vencer todos os Pokémon do adversário. Também foi adicionada a possibilidade de criar grupos e definir as condições dos combates, incluindo a habilidade dos membros do grupo. É possível gravar e partilhar as repetições dos nossos combates, e, por fim, foi adicionado um novo modo, intitulado Daily Challenge, e que nos deixa participar em desafios diários para que possamos ganhar pontos de experiência para os nossos Pokémon.

Ao contrário da versão base, em que era necessário desbloquear muitos dos Pokémon de batalha, assim como os de suporte, esta versão permite-nos começar desde o primeiro momento com todos os Pokémon desbloqueados. Existem ainda os “títulos” e os elementos de customização do nosso avatar para desbloquear, mas fora isso, muito do jogo está disponível desde o início.

O jogo inclui vários novos modos, dos quais se destaca o multiplayer wireless, group battle, modo replay e Daily Challenge.

Naturalmente, as características especiais da Nintendo Switch permitem que esta seja ideal para podermos desafiar os nossos amigos em combates locais, simplesmente passando um dos Joy-Con para as suas mãos. O interessante neste caso é que o “local” pode ser onde muito bem quisermos. Por fim, o jogo permite agora wireless multiplayer ligando a outras Switch, para além do já antes presente online multiplayer.

Pokkén Tournament DX continua a suportar o comando Pokkén da Hori, pelo que se tiverem o anterior, da versão Wii U, podem utilizá-lo nesta versão (mas apenas em modo TV – com a consola na dock). Sabemos que a Hori irá lançar uma nova versão idêntica em tudo, salvo com o símbolo da Nintendo Switch ao invés do da Wii U, por isso quem não conseguiu comprar um dos antigos, terá novamente a oportunidade.

A nossa Análise em vídeo que inclui gameplay de Pokkén Tournament DX.

Graficamente o jogo corre agora a 1280x720p em modo docked, com ligeiras melhorias ao nível das texturas (conforme análise da Digital Foundry) comparativamente à versão anterior. Considerando que a versão anterior do jogo já era linda de morrer, com animações suaves e cores vibrantes, as melhorias não se fazem propriamente notar, mas são sempre bem-vindas.

Opinião final:

Pokkén Tournament DX é a versão definitiva do jogo de luta lançado na Wii U há dois anos. É apenas justo, dado o sucesso inegável da Nintendo Switch, que este jogo de luta que goza de bastante sucesso na cena competitiva, tenha o seu relançamento atualizado e com melhorias na consola mais recente da Big N. No entanto, para além do que lhe foi adicionado em termos de conteúdo, o core game permanece exatamente o mesmo, pelo que o que dissemos na análise do título original, ainda se mantém.

Nota: 8/10