Análise – Pure Farming 2018

Há muito quem critique a homogeneização da indústria no que toca à originalidade dos títulos no atual mercado. Como exemplo temos os FPS anuais que geralmente são os que recebem a maior fatia de receitas de todo este universo dos videojogos, aparecendo também agora jogos como PUBG e Fortnite a mostrarem uma força imensa a nível de mercado e de procura. É aqui que entra Pure Farming 2018, que surge como algo que contraria essa tendência da repetição de temáticas, e é aí que reside o seu grande sucesso… Para as características do mesmo são raras as empresas que apostam em algo semelhante ao que nos é proposto pela Ice Flames.

Pure Farming 2018 surge como um verdadeiro simulador daquilo que é o trabalho de alguém que está incutido e ligado ao cultivo para evoluir no mercado agrícola, aliando tudo o que de mais atual a tecnologia nos pode oferecer. E para tornar a experiência mais realista contamos ainda com marcas que atualmente são líderes de mercado e ainda com veículos trazidos diretamente da vida real para a nossa quinta. São fatores bastante importantes para quem gosta do meio assim como de quem gosta de um bom jogo de estratégia onde temos de ter em conta bastantes detalhes para que possamos vincar e ir crescendo entre os tubarões desta peculiar e ancestral indústria.

No início do modo história, a tua tarefa inicial é pagar um empréstimo de 275.000€ sendo o teu orçamento inicial é de 50.000€. Começas com um conjunto de máquinas básicas: trator com reboque, uma ceifeira, entre outro tipo de maquinaria leve. Nos primórdios da tua jornada como agricultor vais ter de cumprir um conjunto simples de tarefas atribuídas através de um tutorial de fácil compreensão, mas se para ti o tempo é dinheiro e perder tempo não é contigo este é um jogo que te pode aborrecer relativamente rápido. Há muitas tarefas por onde podes começar, eu por exemplo perdi algum tempo para começar o trabalho de campo propriamente dito apesar de todas as informações que aprendi até começar serem bastante úteis e necessárias para um melhor desenvolvimento dos terrenos assim como da conta bancária. Mas nem tudo é terreno fértil em Pure Farming, um dos pontos em que o jogo peca é precisamente no tempo que lhe tem de ser dedicado para entender todas as suas mecânicas, algumas fáceis em máscara de tutorial mas outras mais complexas que envolvem tempo e experiência, não sendo isto uma crítica é algo que pode afetar as possíveis vendas do jogo da Techland.

Resultado de imagem para pure farming

Além do modo história é ainda possível jogar o modo livre que te permite escolher as diferentes regiões que o jogo te oferece, entre elas: Montana (Estados Unidos), Itália, Japão e Colômbia. Este modo permite-te escolher o montante com que queres começar o teu negócio e deixa-te entregue a tua skill de empreendorista agricultor. Nas diferentes regiões vais poder encontrar diferentes tipos de plantações caraterísticas da sua meteorologia e dos seus solos tornando a experiência mais carismática impondo um tom de verdade ao jogo! É ainda possível jogar no modo desafio onde te são colocadas diferentes dificuldades para a produção da tua matéria prima como por exemplo catástrofes naturais que afetam diretamente a tua produção e cabe-te a ti arranjar forma de controlar os obstáculos.

Ao mesmo tempo que pode parecer uma experiência por vezes um pouco monótona, noutros aspetos temos o que de melhor podemos ver neste jogo. Conduzir os veículos é gratificante, sentimos realmente o peso de cada um deles o que torna em tudo as missões mais divertidas e automaticamente mais reais. Desde da simples condução ás funcionalidades que cada máquina pode ter, sendo tudo isto representativo do quotidiano de um agricultor. É nestes aspetos que Pure Farming 2018 ganha pontos e mostra todo o potencial que pode transformar em sucesso nas próximas edições.

É através do nosso tablet que temos acesso a um conjunto de informações cruciais para o desenvolver da nossa atividade como agricultores. Através deste conseguimos por exemplo, ter acesso ao mapa de cada região que nos é disponibilizada e nos indica todos os pontos de interesse a termos em conta como as estufas, pomares, reprodução de animais entre outros. Gerir o salário dos nossos empregados é outro dos pontos a que temos de ter atenção, assim como monitorizar o seu trabalho para que não percamos rentabilidade no nosso negócio. Um dos pontos menos apelativo do tablet e isso sente-se imenso no modo história é que inicialmente recebemos imensos e-mails a explicar passo a passo o quê e como temos de fazer determinadas tarefas. Admito que estive bastante tempo sem ler um por ser bastante irritante o spam constante destes e-mails apesar de alguns serem praticamente obrigatórios para o desenvolver das tuas tarefas.

Imagem relacionada

Quanto aos visuais, Pure Farming 2018 está bastante simples e cativantes, mas tem os seus problemas. Temos nas máquinas um realismo e detalhe delicioso, já no que toca ao cenário envolvente aos campos de cultivo é onde podemos reparar que este não é um jogo de grande orçamento, falo por exemplo de texturas de montanhas com uma qualidade reduzida comparativamente com outros elementos do cenário mais próximos do jogador. Mas nada que atrapalhe de forma significativa a experiência. Outro dos problemas é a performance do jogo que muitas vezes se engasga com quebras contínuas de frames que aí sim, podem causar algum desconforto a quem está agarrado ao comando. Este é um problema que tem sido atualizado e melhorado. De lembrar que a análise foi feita na plataforma da Sony, PlayStation 4.

Opinião final:

Pure Farming 2018 é uma excelente aposta para o continuar daquele que pode vir a ser o rei dos simuladores agrícolas neste mundo interativo. Este é um daqueles jogos em que a tua avaliação vai depender muito do tempo que vais estar disposto a perder com ele. Não há recompensas realmente merecedoras de serem chamadas de recompensas de forma leve e pouco pensada, são necessárias horas e um bom conjunto de boas decisões a tomar até que te possas sentir o rei do gado e das colheitas! O jogo tem recebido bastantes updates por parte da desenvolvera o que mostra uma preocupação e vontade de resolver o que de pior existe em Pure Farming, o que é bastante bom para o jogo e para todos os envolvidos incluindo nós, jogadores.

Do que gostamos:

  • Jogo bastante complexo;
  • Visuais apelativos para a escala do estúdio;
  • Durabilidade pode chegar a dezenas de horas;
  • Representação real dos veículos;
  • Diferentes contextos nas diferentes regiões;
  • O jogo tem recebido bastante apoio do estúdio através de atualizações.

Do que não gostamos:

  • Dificuldade em captar a atenção de um público mais abrangente;
  • Performance ainda precisa de bastantes melhorias;
  • Para os jogadores mais casuais o jogo pode cair rapidamente na monotonia.

Nota: 7/10