Análise – Sonic Boom: Shattered Crystal

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A Sega parece determinada em renascer Sonic com Sonic Boom, trazendo uma série televisiva e dois jogos com a marca. A menos que tenham vivido numa cave nos últimos meses, sabem que a versão Wii U de Sonic Boom foi um desastre, como será que se porta a versão para a portátil da Nintendo?

Desde logo salta à vista a nova direção artística da série, em partes questionável (Knuckles, que te fizeram?!), mas colorida e apelativa. Depois do pequeno ouriço ter passado a adolescente rebelde, temos agora um Sonic jovem e alegre, claramente orientado aos mais novos e à sua série televisiva.

Mais do que uma mudança visual, rapidamente nos apercebemos da mudança na jogabilidade e na própria identidade do jogo. Temos agora um seletor de níveis, à semelhança de Mario, que nos permite facilmente ter uma noção de onde estamos e revisitar níveis. E contem fazê-lo, não por quererem, mas porque o jogo vos vai obrigar.

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Tudo em Sonic Boom: Shattered Crystal parece arrastar-se, algo que não queremos num jogo de Sonic, que costumava ser sinónimo de velocidade. Os níveis não são mais do que um jogo de plataformas genérico, com forte enfâse na exploração. Há certas zonas em que saltamos de cenário em profundidade, mas o valor acaba por ser reduzido. Muitas vezes vemo-nos em becos sem saída e andar para trás e para a frente em zonas muito similares é constante. Ao invés de correr pelo nível e ter diferentes opções para o fazer, de ter a curiosidade de ver que combinação de caminhos nos permite poupar uns segundos, Sonic Boom apresenta-nos longos níveis, com uma lógica quase labiríntica extremamente questionável. O uso de personagens com diferentes habilidades, à distância de um botão, é bem conseguida e até leva a alguns puzzles interessantes, mas no fim do dia o que temos são diferentes habilidades para explorar o mapa por mais itens. E é aqui que Sonic Boom vai completamente ao lado do que devia ser, porque Sonic não devia ser só mais um jogo de plataformas genérico em que procuramos itens. Mais do que isso, a obrigatoriedade de ter um certo número de medalhas (badges) para avançar no mapa do mundo, e o número alto pedido, não nos dá vontade de o fazer, não havendo uma recompensa real por algo que devia ser colecionismo e não obrigatoriedade.

Para além das malfadadas medalhas, podemos ainda encontrar vários upgrades nos níveis, que podemos depois usar nos nossos personagens para mudanças fantasticamente inconsequentes e inúteis.

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Cada nível de Sonic Boom: Shattered Crystal leva em média uns 15 minutos a acabar, dificilmente sendo feito em menos de 10, e frequentemente demorando 20 ou até mais, mediante o que queiram colecionar. Para além dos níveis regulares, há ainda 2 tipos de níveis extra: os clássicos “endless runners” em tubo, semelhantes aos níveis extra de Sonic The Hedgehog 2, e corridas com outras personagens. Estes 2 tipos de nível diferentes são talvez a parte mais divertida do jogo, onde conseguimos preocupar-nos só com a velocidade.

Passando a pontos mais positivos, Shattered Crystal não tem nenhum dos problemas que afetam a infame, para a versão Wii U. O jogo é sólido a nível técnico, apresentando um framerate estável e conseguindo ter uma aparência razoável para a 3DS, com alguns modelos bastante bem conseguidos. Os cenários são ricos em cor e afáveis à vista, mas tendem a cair na repetição, bem como os adversários. A nível sonoro ficamos um bocado desapontados, não havendo nada que se sobressaia, uma pena, numa série que sempre foi acompanhada de música enérgica e muitas vezes extraordinária.

Opinião final:

Sonic Boom: Shattered Crystal não é o caos que foi Sonic Boom: Rise of Lyric na Wii U, mas continua um jogo oco de conteúdo de relevo, com níveis entediantes e poucas qualidades redentoras. Só recomendamos o jogo a quem não consiga mesmo deixar passar um jogo de Sonic ou a quem queira complementar a visualização da série do mesmo nome.

O que gostamos:

  • Troca de personagens com um botão e possibilidade na jogabilidade;PS_3DS_SonicBoomShatteredCrystal_UKV
  • Não é horrível?

 

O que não gostamos:

  • A perda de identidade da série;
  • A obrigação de revisitar os entediantes níveis;
  • As desinteressantes e irritantes seções de história;
  • A falta de variedade.

Nota: 4/10

Sonic Boom: The Shattered Crystal já está disponível em Portugal, em exclusivo para a Nintendo 3DS, nas lojas e na Nintendo eShop por 44,99€.