Análise – Street Fighter V: Arcade Edition

Existem alguns géneros ou categorias de videojogos que conseguem ser definidos perfeitamente por uma franquia. Nas plataformas temos Super Mario, nos Shooters temos Counter Strike, no desporto temos FIFA e nos jogos de luta temos Street Fighter. A nosso ver, por muito boa que seja a competição, especialmente com os lançamentos recentes das outras grandes franquias, como Tekken ou King of Fighters, Street Fighter continua consagrado como o melhor exemplo daquilo que um jogo de luta deve ser.

Imaginem então a nossa deceção com o lançamento original de Street Fighter V, o qual, embora possuísse um sistema de combate bastante complexo e interessante, era muito pobre em tudo o resto. Não existiam nem personagens, nem stages suficientes, tinha um modo de estória incompleto, sem possibilidade de escolher a dificuldade, problemas técnicos e o arcade… bem, qual arcade? Num jogo que começou na década de 90 nas arcadas, tínhamos pela primeira vez um Street Fighter sem modo arcade! Como se pode imaginar, foi um choque ver um Street Fighter com tanto potencial, mas com uma concretização tão fraca. Felizmente, a Capcom tem vindo logo desde o lançamento a oferecer novas personagens e stages de modo a aliviar um pouco a sua falta, para além de ter melhorado o modo de estória, em preparação para o lançamento de um enorme update ao seu fighter mais recente.

A grande novidade desta atualização é o tão desejado arcade mode, que traz consigo 5 sub-modos, cada um inspirado em diferentes episódios da série.

Eis então Street Fighter V: Arcade Edition! “Here comes a new challenger…” é o que nos apetece dizer, pois Street Fighter voltou ao que era, mais forte que nunca!

A Edição Arcade pode ser adquirida por si só, trazendo todo o novo conteúdo, inclusive as personagens das Season 1 e 2, que podem ser gratuitamente descarregadas, elevando o cast de lutadores para um total de 28 personagens. Para aqueles que já possuem o jogo base, a Arcade Edition será um free update, todavia sem as personagens extra.

Está também presente um modo de treino bastante completo, com contagem de frames e de vantagem/desvantagem nos vários golpes.

Antes de mais, precisamos de fazer menção à nova interface gráfica, que organiza, melhor que nunca, a apresentação gráfica e todos os modos que o jogo oferece, que são muitos. Começamos pelo Arcade mode, a nossa companhia para as noites de fighting sozinhos vs o CPU e que se separa em 5 sub-modos diferentes, cada um baseado em diferentes títulos da franquia – Street Fighter, Street Fighter 2, Street Fighter Alpha, Street Fighter III, Street Fighter IV e por fim, Street Fighter V. Cada sub-modo coloca à nossa disposição apenas as personagens que entraram naquele jogo especifico, com a possibilidade de usar uma skin clássica com influência do estilo daquela personagem especifica à data do lançamento do respetivo jogo e até mesmo com remixes musicais nos diferentes stages, bonus stages em que temos de partir barris e a possibilidade de nos aparecerem pela frente adversários surpresa! Cada sub-modo oferece-nos ainda no final uma pequena tira de BD para cada personagem, o que significa que cada uma tem ao todo 5 tiras de BD para colecionar!

Para além do arcade, existem ainda: as Team battles, nas quais podemos personalizar os combates e que se desenvolvem ao estilo eliminação, trazendo 3 personagens consecutivamente para os combates, até que ganha aquele que conseguir eliminar todas as personagens do adversário; Extra Battle, no qual temos de derrotar uma personagem melhorada do modo estória, por forma a conseguirmos ganhar conteúdo exclusivo, Fight Money e outras recompensas, sendo por isso excelente para jogar todos os dias, dado que é um modo que vai sendo alterado ao longo do tempo; Gallery, no qual podemos ver artwork exclusiva do título, e, por fim, o modo de Treino, no qual nos podemos preparar para as competições, conseguindo praticar os golpes das nossas personagens. Este último modo é tão completo que é possível ver a contagem de frames que cada ataque demora, para além de trazer uma função muito útil que nos permite ver se a nossa personagem fica vulnerável ou não a ser atacada durante e após os golpes.

Estão agora disponíveis novos V-Trigger, que proporcionam mais profundidade e dinamismo aos combates!

Finalmente, existem as alterações às mecânicas do jogo: todas as personagens vêm agora com um segundo V-Trigger, que, tal como os V-Triggers originais, permitem virar um combate completamente de pernas para o ar, dando uma vantagem ao jogador que o utilizar. Como é obvio, alterações desta natureza trazem sempre mais profundidade aos combates, para além de serem muito gratificantes de utilizar. Já imaginamos que os jogadores profissionais estarão a estudar a melhor maneira de os encaixar nos seus combos.

Ao todo, com estes modos, Street Fighter V consegue voltar a tornar-se relevante, fazendo com que os jogadores veteranos da série, nós incluídos, peguem mais uma vez nos comandos e fiquemos agarrados a tudo aquilo que este título tem agora a oferecer.

Aqui fica a nossa video-análise a Street Fighter V: Arcade Edition que inclui também gameplay do jogo.

A nível de apresentação, o jogo mantém-se fiel ao original, com um estilo gráfico mais maduro que aquele presente em SFIV. É bastante fluido na maneira como corre na PS4, não tendo, porém, nem estando sequer prevista qualquer melhoria para a PS4 PRO. Existe, todavia, algo que nos dececionou ligeiramente – a demora nos loading times. É um pouco frustrante ter de ver um ecrã preto sempre que entramos nos combates ou saímos destes para voltar ao menu. A nível sonoro a edição Arcade possui remixes dos temas clássicos da série, para além de toda a musica já presente no original, que são composições energéticas e agradáveis, pelo que acompanham perfeitamente a ação demonstrada no ecrã.

Por fim, é importante saber que está prevista uma 3.ª Season de DLC, com 6 novas personagens, pelo que o elenco ficará agora num total 34 personagens.

Opinião final:

Street Fighter V: Arcade Edition consegue devolver a franquia Street Fighter ao lugar de destaque onde esta sempre mereceu estar. Com uma nova apresentação, novos modos, em especial os modos Arcade e de Treino, todas as personagens das primeiras duas seasons de DLC e novos V-Trigger, Street Fighter V tornou-se num fighter que todos os fãs de jogos de luta ficam obrigados a ter no seu catálogo.

Do que gostamos:

  • Arcade mode finalmente de volta ao Street Fighter;
  • Outros modos importantes, como o divertido Team battle, Extra Battle e modo de Treino super informativo;
  • Novos V-Trigger que aprofundam a jogabilidade.

Do que não gostamos:

  • Loading times são um pouco demorados.

Nota: 9/10