Análise – Teslagrad

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Teslagrad, é um jogo de plataformas de puzzle com elementos de ação feito pela Rain Games, um pequeno estúdio indie Norueguês formado por artistas e programadores locais. O aspeto do jogo é logo impactante e algo peculiar apesar de serem tipicamente notórias as origens indie do mesmo. Um jogo que nos lança logo de início em uma escapada sem muita explicação ou qualquer narrativa textual mas com um bom impacto visual. Será que o resto do jogo corresponderá a este início curioso e auspicioso?

O jogo consegue, de facto, ser bastante imersivo em termos de uma inspiração de um mundo steampunk onde, como já mencionado, através de uma narrativa quase unicamente visual conta-nos uma história impactante. Tomamos o controlo, desde o início do jogo, de um pequeno rapaz (quase criança) que desde logo tem de fugir pela vida à medida que escapamos por uma série de ruas e telhados, das garras de homens fardados. Estamos perante um jogo que sem qualquer palavra explicatória coloca-nos no controle de uma criança que desde muito cedo vê-se gracejada de poderes electro-magnéticos.

Bem, vamos queimar mais uns neurónios.

Enquanto que, para alguns, esta forma de narrativa visual pode ser bastante apelativa, para outros admite-se que em grande parte chegarão ao final do jogo sem entender algumas, ou muitas partes do jogo ou da sua história. O jogo foca-se muito nos puzzles dando especialmente o uso dos tais poderes electro-magnéticos e é aqui que reside um dos seus pontos fracos “de Aquiles”, pelo menos no meu ver. O que acontece é que sendo muito focado em puzzles e não tendo qualquer pista textual, muitas vezes os desafios que nos são apresentados conseguem ser algo frustrantes.

Compreende-se que um jogo de puzzles demasiado fácil é deveras desapontante mas estamos perante um jogo que nos atira “aos leões” desde muito cedo. O nível de dificuldade atinge logo nos primeiros níveis um pico extremo e com muito poucas ou mesmo nenhuma pista sobre a possível resolução dos quebra-cabeças. Um sistema de pistas temporárias, onde ao ser utilizado teríamos de esperar pela próxima (como era utilizado, por exemplo em Valiant Hearts) seria muito mais que uma dádiva neste jogo e iria com certeza evitar, ou pelo menos minimizar, muitas das frustrações causadas.

Este até foi fácil resolver!

É curioso que à medida que vamos avançando no jogo desbloqueamos certas habilidades que permite ter mais variedade na jogabilidade, que torna não só os puzzles mais satisfatórios de resolver como até consegue-se obter mais diversão no jogo. Contudo para chegar lá temos ainda de “sofrer” um pouco. A perseverança é, com certeza, a palavra-chave aqui pois, como já dito antes, temos de passar várias vezes por alguns momentos frustrantes. Confesso que algumas vezes cheguei mesmo a desistir do jogo.

Visualmente o jogo é deslumbrante com cenários desenhados à mão, com um cores fantásticas e até com alguns efeitos de luz bem conseguidos. A banda sonora contém algumas pistas soberbas, os meus parabéns pois algumas vezes dei por mim a acompanhar as músicas com murmúrios meus a passar entre os lábios. O controlo do personagem é muito bom e rápido sendo que isso seria muito importante porque a maioria dos puzzles requer, além de rapidez de pensamento, destreza de movimentos.

Estilo visual marcante e muito bem conseguido.

Opinião final:

Enquanto que charmoso visualmente e sonoramente fantástico, Teslagrad, exige extremo uso da nossa massa cinzenta. E embora a frustração impere em inúmeras partes dos puzzles e impeça o divertimento ou o aprecio ao jogo, admite-se que ao conseguir ter sucesso na resolução dos problemas obtém-se uma sensação de cumprimento fantástica. O jogo melhora com a obtenção de novas habilidades e a variedades de inimigos/cenários também ajuda a equilibrar um pouco, os prós e os contras. Um bom jogo para quem gosta de ser impressionado de forma sonora e visual, mas especialmente para os amantes de puzzles desafiantes.

O que gostamos:

  • Visuais desenhados à mão 2D bastante bons;
  • Banda sonora fantástica repleta de músicas de qualidade;
  • Puzzles muito inteligentes e desafiantes;
  • História interessante.

O que não gostamos:

  • Os puzzles podem ser demasiado desafiantes;
  • Provoca alguns momentos de frustração;
  • Sem qualquer dica textual a história pode perder-se um pouco por vezes.

Nota: 7/10