Análise Thrustmaster T300 RS GT Edition

Hoje trazemos mais uma análise de hardware, desta feita a um volante – o Thrustmaster T300 RS GT Edition.

Testamos este volante durante 2 semanas, no PC e numa PlayStation 4. Ainda que o mesmo venha com “branding” PlayStation e seja orientado ao Gran Turismo Sport na PS4, o mesmo é compatível com outras plataformas e tem excelente suporte no PC, onde de resto fizemos a maioria dos testes.

Começando pelas primeiras impressões, vou falar um pouco do processo de setup. Este tipo de periférico é obviamente orientado a entusiastas, e idealmente usado numa cadeira/stand dedicado, onde pode ser melhor desfrutado. Dito isto, não é algo que eu tenha e vou falar da perspetiva de alguém que recebe apenas o que está na caixa: o volante, com a sua base, pedais e cabos. Os materiais são resistentes e de qualidade, com talvez o “pior” plástico a pertencer aos pedais, mas ainda assim com peso e os pedais em si são de metal. Usei o volante maioritariamente em duas posições: no PC, bem firme na secretária; e na sala, preso a um banco. A base do volante tem uma espécie de braçadeira que podemos regular e apertar na onde vamos pôr o volante, de uma forma firme, mas que obviamente funciona melhor quão melhor for o apoio onde colocamos. Para jogar na sala, sem uma base dedicada, o setup não é ideal, mas numa secretária de computador fica perfeitamente usável.

O volante liga-se por USB, seja a uma consola PS3 ou PS4 ou PC. No PC é possível encontrar drivers dedicados no site da Thrustmaster, que permitem inclusivamente atualizar o próprio firmware do volante. A nível de conexões é tudo razoavelmente simples, mas preparem-se para ter vários cabos novos pelo vosso setup.

Com tudo ligado, resta então olhar à volta e observar: o volante em si é confortável e de boa qualidade, com 28cm, oferecendo ainda todas as teclas de um típico comando PlayStation, excluindo os analógicos. Facilmente se controla menus e outras interfaces sem recorrer a outros periféricos, se bem que no PC é inevitável recorrer ao Rato fora dos jogos. Os pedais incluídos são 3, incluindo, portanto, a embraiagem, mas sem um manípulo de mudanças incluído, é uma adição estranha face ao T300RS normal, ainda que os pedais sejam de melhor qualidade. Se tiverem já um manípulo, tanto melhor, pois podem conectá-lo e fazer melhor uso da embraiagem. De notar que o volante possui borboletas fixas, que podem ser usadas para mudanças sequenciais, são de metal e bem posicionadas.

Ainda sobre o volante, de sublinhar que usa a tecnologia removível da Thrustmaster e pode ser substituído por outros volantes compatíveis, sendo que o “core” está mesmo na base onde colocamos o volante. A tecnologia usada de duas correntes permite feedback bastante nítido e permite rodar até 1080 graus.

Há algo mais relaxante do que conduzir um camião?

Passando então aos jogos, como é realmente a experiência do Thrustmaster T300 RS GT Edition? Na minha leiga opinião neste tipo de hardware, limitada aos poucos que já experimentei, bastante positiva. Experimentei bastantes jogos, mas os que me foquei e uso para descrever a minha experiência foram: GT Sport, numa PlayStation 4 Pro; Forza MotorSport 6, no PC; e EuroTruck Simulator 2, no PC.

Nestes 3 jogos, o que dá mais trabalho a configurar é mesmo o EuroTruck Simulator 2. Ainda que tenha suporte oficial para o volante, mais concretamente para a Ferrari Edition, mas que é essencialmente igual, há bastantes coisas a configurar ao nosso gosto e algumas que não são imediatamente óbvias. Ainda assim, com uns 15 minutos de tentativa e erro, é possível ficar com uma configuração bastante apropriada, que só peca pelo controlo da câmara, mas não é culpa do comando. Quis experimentar este jogo porque permite uma experiência mais relaxada e algumas experiências que não são possíveis num típico jogo de corridas, como estacionar ou estar no trânsito. Para o GT Sport, na PlayStation, é Plug and Play, e tudo funciona maravilhosamente, como seria de esperar. No Forza, fiquei também impressionado com o suporte, após instalar os drivers do comando, o jogo reconheceu o volante e ficou pronto a usar, com todas as características, como o force feedback, perfeitamente operacionais.

Tudo configurado e escolhidos os jogos, devo dizer que a experiência me surpreendeu pela positiva. Excluindo eventos ou casas de amigos, nunca tive a oportunidade de experimentar um volante de média-alta gama no sossego do lar. Já tinha experimentado o T300RS, várias vezes usado pela Sony em eventos, mas ter a GT Edition em casa permitiu explorar outros jogos.

No GT Sport, como seria de esperar, funciona tudo às mil maravilhas. Acho que o force feedback é o que vende realmente o volante, visto que normalmente nas gamas mais baixas, se presente, é barulhento e pouco realista. Aqui temos um force feedback de qualidade, e sentimos realmente que estamos ao volante de um carro. A integração na PlayStation corre sem espinhas.

No PC, adorei a experiência com o Forza Motorsport 6, e foi provavelmente o jogo que mais joguei com este volante. Sentia-me quase “sujo” no início, ao usar um volante com branding Gran Turismo para jogar Forza, mas a verdade é que era muito mais confortável usar o volante na secretária do PC, e aqui podia ter toda a potência do meu Desktop e jogar num monitor de 144hz. A integração é tão boa como a do GT Sport, o que foi surpreendente. Todos os mappings de teclas foram os que estava à espera, o force feedback funcionou na perfeição, assim como os pedais.

Não podia experimentar um volante e deixar de revisitar EuroTruck Simulator 2, até pela experiência diferente que proporciona, e apesar do setup ter demorado bastante mais, assim que fiquei satisfeito, a experiência in-game foi muito boa. Um jogo já por si relaxante, quando associado a um confortável e bastante responsivo volante, fica ainda melhor.

 

 


Opinião Final:

O Thrustmaster T300 RS GT Edition oferece uma experiência de condução emocionante e completa, muito por culpa do seu impressionante force feedback, a um preço razoável dentro dos periféricos semelhantes. Ainda que esteja orientado à PlayStation, o suporte para PC é excelente

 

Do que gostamos:

  • Boa compatibilidade nos nossos testes,
  • Qualidade dos materiais para o preço,
  • Excelente força feedback.

Do que não gostamos:

  • Braçadeira de suporte não oferece a maior confiança, principalmente quando as bases não são ideais,
  • Embraiagem sem manípulo de mudanças.

O Thrustmaster T300 RS GT Edition que testamos foi gentilmente emprestado pela marca para análise. Podem encontrá-lo nas lojas habituais por um PVP recomendado de 399.99€.