Análise – Tiny Troopers Joint Ops

TinyTroopersJointOps_analie_1_portugalgamers

Um cenário de guerra, num país desconhecido, missões altamente secretas (ou quase) e a possibilidade de matar zombies. Estamos perante um novo Call of Duty? Não propriamente mas bem poderia ser. Tiny Troopers é um jogo baseado nos originais para telemóveis, sobre o qual o jogador toma comando de um ou mais soldadinhos com a missão de parar um exército inimigos de fazer maldades. Não propriamente um enredo muito profundo mas perante isto será que o jogo irá colmatar a ausência de qualquer explicação sobre os motivos desta guerra com o conteúdo suficiente para equilibrar?

Tiny Troopers Joint Ops é jogado numa perspetica de vista aérea onde, no campo de batalha, controlamos os soldados de uma forma clássica através do stick esquerdo e disparamos com o stick direito conforme o sítio para onde o apontamos, muito ao estilo de Geometry Wars. Desta feita cumprimos várias missões pré-definidas onde temos de matar todos os inimigos, cumprir escoltas, destruir edifícios, entre outros. O jogo dispões de cerca de 60 missões dispostas entre duas campanhas distintas e ainda um modo extra com missões de zombies.

Em muitas missões temos de destruir estruturas inimigas.

O jogo apresenta-se com um visual muito cómico com personagens que fazem lembrar um pouco a série televisiva South Park e com cenários definitivamente “cartoonescos” variados como o deserto, a selva, as montanhas com neve, etc. Visualmente, apesar de agradável e colorido, o jogo não surpreende nada e tem um aspecto extremamente simples, apesar de ter alguns detalhes bons. Podemos dizer que as origens são bastante notórias. O jogo foi lançado inicialmente para dispositivos móveis e isso nota-se claramente devido à simplicidade gráfica.

Isso é também notório, porém não com a mesma evidência na jogabilidade e na forma como o jogo nos dispões as missões e as recompensas. Devo dizer que a transição de controlar as personagens por touch screen para o comando da consola está bem conseguida. O controlo é simples e intuitivo porém não tem aquela precisão 100% necessária exigida neste tipo de jogos. Pode-se desculpar o facto de que os soldados começam com uma má precisão de tiro mas mesmo assim é um pouco notório. As missões são apresentadas de forma a escolher a dificuldade e conforme as completamos ganhámos mais pontos e recursos para melhorar a habilidade ou comprar fardas novas ou contratar mercenários.

Soldados sobem de escalão mas temos de ter cuidado pois podem morrer e não voltam.

O jogo joga-se bem divertido o suficiente durante algum tempo porém após algumas horas acabamos por cair em alguma monotonia devido à repetição de missões cada vez mais difíceis, claro. O grande número de missões acaba por ser também uma fraqueza pois quiçá o jogo poderia beneficiar se tivesse menos missões mas com mais alguma variedade. O facto de nem um modo multijogador local ter contribui também para alguma desilusão sobre o que até é um jogo com um bom número de horas e diversão pelo menos inicial. Adiciona-se, também, alguns problemas em algumas missões ou nos cenários tais como ficar presos ou ir num veículo e não poder sair do mesmo para matar um inimigo mais longe impedindo a missão de prosseguir.

Algumas missões são caóticas se não optarmos avançar com cuidado.

Opinião final:

Tiny Troopers Joint Ops não é um bom mau jogo. É um jogo para ser jogado em sessões pequenas. Um jogo viciante e divertido e com aspecto colorido. Tal como os jogos de telemóvel. Porém sofre de vários factores que o impedem de se tornar um clássico. Apenas tem modos para um jogador, é muito simples visualmente para os standards da consola, torna-se repetitivo e consequentemente (e apesar de bastantes missões) perde na longevidade. Isto tudo até se equilibra um pouco com um preço relativamente baixo. Aconselho pelo preço pois são 2 jogos em um e ainda tem algumas missões de matar zombies. Apenas não esperem nada que ultrapasse os níveis tecnológicos dos jogos de consola de hoje em dia.

O que gostamos:

  • Jogabilidade bem conseguida;
  • Podemos desbloquear habilidades ou contratar mercenários;
  • Preço bastante razoável pois oferece muitas missões e horas de jogo.

O que não gostamos:

  • Visuais tirados quase diretamente das versões para telemóveis/tablets;
  • Após algumas horas torna-se um pouco monótono e repetitivo;
  • Nem foi incluído um modo multijogador cooperativo local o que dava perfeitamente.

Nota: 6,5/10