Análise – Uncharted 4: O Fim de um Ladrão

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Depois de muita espera e de alguns adiamentos, chega-nos finalmente o quarto capítulo da série Uncharted, o jogo mais esperado para a PlayStation 4.

A Naughty Dog e a Sony começaram esta aventura de Nathan Drake em Novembro de 2007, lançando o primeiro capítulo, Uncharted: Drake’s Fortune, para a PlayStation 3. A aventura progride então com Uncharted 2: Among Thieves em Outubro de 2009 e mais tarde, por volta de Novembro de 2011, a Naughty Dog e a Sony lançaram o terceiro capítulo da série, Uncharted 3: Drake’s Deception.

Aproveitando a oportunidade do anúncio para 2016 do quarto capítulo de Uncharted, a Sony lançou em Outubro do ano passado a coleção de Uncharted, que inclui os três capítulos que foram lançados anteriormente na PlayStation 3, chegando agora à sua sucessora, PlayStation 4, numa versão melhorada. A Sony decidiu que esta seria a melhor oportunidade para os jogadores reviverem as experiências dos três capítulos anteriores, e para os que não usufruíram do jogo na PlayStation 3, possam agora estar prontos para o último capítulo de Nathan Drake, Uncharted 4: O Fim de um Ladrão. Caso estejam interessados podem ler ou reler a nossa Análise.

É precisamente em Maio, mais concretamente no dia 10, que nos chega o tão aguardado e desejado jogo da Naughty Dog e exclusivo da Playstation 4. Neste quarto capítulo da série, o tema central é o Capitão Henry Avery, e os seus tesouros, sobre o qual não nos vamos alongar para não corrermos o risco de vos estragar a experiência desta aventura.

Nathan Drake e Sam

Os irmãos Drake começam a aventura a bordo.

Ao iniciarmos o modo de estória somos rapidamente tomados de assalto por uma sequência de ação a bordo de um barco, no meio de um mar imenso (referência ao primeiro capítulo de Uncharted). A bordo encontra-se Nathan Drake, e o seu irmão Sam Drake, que nos vai dando auxílio contra os bandidos que nos perseguem. Esta sequência serve para nos dar um gosto do que está para vir, pois logo cedo vemo-nos no meio de um trecho de acontecimentos futuros, permitindo também introduzir-nos aos controlos, quer do veículo (neste caso barco), quer da personagem, servindo como uma espécie de tutorial. O que nos capta logo a atenção é o detalhe do mar e das ondas, das condições climatéricas, das personagens, mas já lá vamos.

Terminado este “preview”, somos catapultados para um flashback de Nathan no orfanato, permitindo conhecer detalhes importantes do passado do nosso herói e do irmão, tal como o laço entre os dois. Não fiquem desiludidos com o pouco mostrado por este flashback pois surpresas é o que não falta. Posso-vos dizer desde já que o tema “família Drake” vai ser o cerne destas sequências.

Continuando nesta montanha russa de narrativa somos levados a uma linha temporal de acontecimentos passados, onde vemos os irmãos Drake a “trabalhar” em conjunto, introduzindo acontecimentos e personagens que irão pautar o resto da narrativa até ao final da aventura. Iremos então ser levados à linha temporal atual, onde vemos um Nathan Drake a (querer) levar uma vida normal e mundana ao lado de Elena Fisher. Também podemos adiantar que Sam Drake irá ser quem vai impulsionar Nathan a sair desta rotina de vida mundana, e mais não digo.

Resumindo, posso vos garantir que a narrativa se enquadra no que a Naughty Dog nos habituou, acrescentando de forma inteligente os flashbacks, que não só complementam a história como também nos ajudam a compreender o que move estes dois irmãos.

Prontos para a ação, escusam de trepar....

Prontos para a ação, escusam de trepar….

Entrando agora um pouco nas dinâmicas de jogabilidade, além de contarmos com o habitual saltar, escalar, mergulhar, iremos também experimentar algumas coisas novas, tal como condução, deslizar por encostas,  saltar de corda, utilizar o espigão de auxílio à escalada, o modo stealth ou as áreas de mundo aberto, embora estas sejam limitadas.

Na condução podem contar com o barco e também um jipe. Mais uma vez, o detalhe de condução e física está soberba. No caso do jipe é possível ver a lama nos pneus, os buracos de balas nos vidros, o balançar do jarrican na traseira do jipe, entre outras coisas que nos permite experimentar o comportamento “real” de um jipe. Temos ainda o guincho do mesmo, que permite ao jipe ser rebocado para locais de difícil acesso.

O deslizamento por encostas íngremes é outra dinâmica que agora é usada para aceder a locais e plataformas de uma forma totalmente diferente. No exemplo da escalada temos o espigão (apenas adquirido com o avançar do jogo) ou a nova corda que também servirá para nos deslocarmos pelo cenário, ou para facilitar o movimento durante os combates.

A corda vai ser muito útil para ataques aéreos.

A corda vai ser muito útil para ataques aéreos.

Abordando agora as áreas de semi-mundo aberto, podemos abordar certas situações de uma forma mais discreta, usando a vegetação, o cenário ou a corda para nos escondermos e eliminarmos os inimigos, ou então entrar a matar e a disparar contra tudo e todos. Salientamos ainda que o uso da densa vegetação e da corda para nos lançarmos em voo sobre os inimigos funciona muito bem, permitindo ao jogador a possibilidade de poder usar a melhor estratégia para derrotar todos os inimigos.

Os puzzles estão de volta e embora não sejam desafiantes ao ponto de perdermos a cabeça e querermos atirar o comando pela janela, conseguem meter a cabeça a trabalhar e são divertidos, encaixando bem com o ritmo de jogo.

Em termos de cenários temos uma enorme variedade e palete de cores que vão desde as ilhas selvagens a grandes descampados, cidades urbanas, locais montanhosos com alguma neve, o fundo do mar, entre outros. O detalhe mais uma vez é espetacular, dando vontade muita das vezes de ficar parado a contemplar as paisagens.

As condições climatéricas são também de fazer cair o queixo. A chuva, as tempestades, a neve, que por vezes até são dinâmicas, como por exemplo, a aproximação de uma tempestade, é extraordinário.

Continuando no patamar gráfico, nota-se um salto muito grande em relação aos outros Uncharted, fazendo justiça à Playstation 4. O jogo corre com boa fluidez e sem soluços e quebras de frame rate, ou algo que estrague a experiência. Podemos até afirmar que não há memória de termos encontrado algum glitch gráfico ou erro gritante. Mais uma vez, um marco gráfico para a Naughty Dog.

Claro que não poderíamos passar sem falar nas personagens e na dobragem para Português, que está muito boa, permitindo criar uma imersão fantástica. Além das personagens marcantes como Drake, Elena e Sully, somos introduzidos a Sam Drake, Rafe Adler, Nadine Ross, entre outros, que terão oportunidade de conhecer no decorrer da estória.

Venham cá....não fujam.

Venham cá….não fujam.

No modo multijogador temos a oportunidade de escolher e personalizar as personagens entre uma equipa de Heróis ou Vilões. Além das várias personagens, iremos desbloquear itens para equipar a nossa personagem, como armas de cano longo, pistolas, entre outros, de forma a que a nossa personagem fique mais poderosa para o combate.

Além das nossas armas, o jogo dispõe de uma grande vantagem para o ajudar o jogador. Consoante a vossa progressão, mortes, itens colecionáveis, irão receber dinheiro fictício que poderá ser usado na loja para vos ajudar a derrotar mais facilmente os inimigos, bastando para isso pressionarem o botão tátil que se encontra no meio do vosso DualShock 4.

Entre os itens da loja temos as Bagagens que podemos escolher antes de iniciar qualquer modo de jogo, sendo estas disponíveis de forma pré-definida pelo jogo, e claro, também as poderemos personalizar. As pré-definidas, poderão ser adaptadas à vossa forma de jogar. O jogo dispõe das seguintes Bagagens: Assalto, Suporte, Tanque, Tático, Reconhecimento e Abrigado. Cada Bagagem inclui, uma arma de cano longo, uma pistola, um item Místico de upgrade para o jogador (como por exemplo, precisão de tiro, marcação de inimigos, etc) e um item de ajuda para combate.

São vários os itens usuais que temos disponíveis, como armas (definidas como RPG de tiro único), granadas, minas, etc. Podem ainda usar os upgrades durante os combates, pois irá ajudar-vos em diversas ocasiões, como é o caso de “Ajudante Salvador”, que faz reanimações e distribuí armas e equipamentos para toda a equipa, “Ira do El Dourado”, em que, caso ativem, invocam o El Dourado para lançar espetros e atingir todos os inimigos que se encontrem perto de vocês, “Ajudante de Sniper”, que defende o local onde se encontrem vários inimigos de modo a que nos possamos movimentar quando estamos rodeados, “Ajudante Brutamontes”, que sendo ativado destrói todos os inimigos que se encontrem no local, ideal para ser utilizado em grandes áreas com um vasto número de inimigos, entre outros.

Em relação ao modo multijogador em si, Uncharted 4 dispõe de quatro modos, “Combate Mortal de Equipas”, “Comando”, “Saque” e por fim um modo de Ranking de Combate. O modo Combate Mortal de Equipas, como o próprio nome indica permite ter um combate dividido por equipas de 5 vs 5, entre Heróis e Vilões, vencendo este modo a equipa que eliminar mais adversários.

O modo “Comando” será um dos mais procurados em que o objetivo é, utilizando equipas de 5 vs 5, capturar zonas para ganharem pontos de modo a saírem vitoriosos. Caso eliminem os capitães dos inimigos fazendo KO, recebem pontos adicionais. Nos vários mapas definidos terão de capturar várias zonas assinaladas no cenário, de modo a que a vossa equipa consiga capturar todas as áreas assinaladas durante o maior tempo possível, consoante o tempo em que a zona esteja no vosso controlo, irão aumentar a vossa pontuação. No final vence quem conseguir ganhar mais pontos.

Temos o "Ídolo" em nosso poder.

Temos o “Ídolo” em nosso poder.

Temos ainda o modo “Saque”, onde o objetivo da equipa 4 vs 4 é capturar um item intitulado de “Ídolo” para obterem pontos, no final a equipa que conseguir capturar três “Ídolos” para a sua base (baú) o mais rápido possível vence. Durante o combate também poderemos usar o item (“Ídolo”) para os combates corpo-a-corpo além das nossas armas. A variedade implementada é muita, pelo que quem tiver em sua pose este item poderá usá-lo para derrotar os inimigos.

Cada modo de jogo dá-vos automaticamente relíquias que poderão utilizar na Loja para melhorar a vossa personagem, podem comprar vários itens e depois utilizá-los durante os vários combates.

Além de participarem nos modos multijogador terão sempre pequenos desafios para completar, como por exemplo, reanimar cinco companheiros de equipa num jogo e caso os completem, irão receber mais relíquias para utilizar na loja.

Uncharted 4 dispõe ainda de oito mapas (Leitoeira, Telhados, Escócia, Cidade de Madagáscar, Vestígios, Ilha, Rio e Colónia Pirata) para o modo multijogador, todos eles com grande variedade e qual a qualidade gráfica e o detalhe continuam presentes.

A qualidade gráfica está simplesmente fantástica com grandes pormenores bem retratados.

A qualidade gráfica de Uncharted 4 é simplesmente fantástica com grandes pormenores bem retratados.

No menu de jogo temos ainda outro desafio disponível, intitulado de Provas. As mesmas servirão de uma espécie de tutorial para ajudar o jogador a introduzir-se em grandes combates. Este é um desafio importante em Uncharted 4 para quem está a iniciar-se pelo Modo Multijogador, pois cada prova possibilita ao jogador a utilização de vários itens, como é o caso das minas, em que o objetivo é eliminarem os inimigos com uma mina, granadas, bombas de fumo, etc. Caso atinjam o objetivo em cada Prova irão receber recompensas (relíquias) que poderão usar para melhorar o vosso armamento. São várias as Provas que o jogo tem disponível, com 3 dificuldades: moderadas, difíceis e esmagadoras. A dificuldade vai aumentado de Prova para Prova.

Em relação à banda sonora, a mesma continua fantástica, ajudando a envolver o jogador nesta grande aventura com grandes momentos de pura adrenalina que cativa o jogador.

Por fim, convém realçar novamente que o jogo continua em Português tal como aconteceu nos três capítulos anteriores.

Opinião final:

A série Uncharted regressa em grande este ano com o quarto capítulo da série, regalando os fãs com uma aventura que não irão querer perder, apelando ao envolvimento do jogador durante uma fantástica história. Para quem não jogou os anteriores, aconselho a comprarem para experiênciar as aventuras de Drake, antes de começarem por este quarto capítulo. Além do modo Single Player, o modo Multiplayer confere ainda mais valor e durabilidade neste jogo, fornecendo aos jogadores a possibilidade  de poderem partilhar gameplay e screenshots com os vossos amigos. A série Uncharted será para muitos uma das melhores séries de todos os tempos. Uncharted 4 é uma compra obrigatória para os amantes de aventura.

O que gostamos:

  • Qualidade gráfica;
  • Detalhes e pormenores dados às personagens/cenários;
  • Modo multijogador, variedade de itens e personalização de armamento;
  • Modo fotografia;
  • Jogabilidade e estória coerente;
  • Jogo em Português.

O que não gostamos:

  • Alguns abrandamentos na narrativa.

Nota: 10/10