Análise – Uncharted: The Nathan Drake Collection

analise_UnchartedTheNathanDrakeCollection_1_portugalgamers

A Sony dá a oportunidade aos fãs da série Uncharted, de jogarem os três primeiros jogos que foram lançados na Playstation 3, agora em Uncharted: The Nathan Drake Collection.

A série Uncharted da Naughty Dog era uma das séries que faltava receber uma versão remasterizada, estreando-se assim na Playstation 4. Em Uncharted: The Nathan Drake Collection os fãs poderão reviver as aventuras de Drake em Uncharted: Drake’s Fortune, Uncharted 2: Among Thieves e Uncharted 3: Drake’s Deception.

Ao longo destes meses foram muitos os jogos lançados com versões remasterizadas para a nova geração, Uncharted, uma das melhores séries da Playstation, também foi alvo de melhorias.

O lançamento de Uncharted: The Nathan Drake Collection é uma espécie de “aperitivo” para o grande lançamento em Março de 2016, de Uncharted 4: A Thief’s End. Esta coleção de Uncharted também vos dá a oportunidade de experimentarem a Beta do quarto capítulo da série que irá decorrer em Dezembro.

Para quem não conhece, Uncharted é um jogo que engloba aventura e exploração. Terão vários puzzles para concluir, como também plataformas para explorarem. A aventura coloca-nos na pele de Drake, ao longo destes três capítulos que já foram lançados. Uncharted é caraterizado como um dos melhores jogos, tanto a nível de qualidade como de jogabilidade, em que a captura de movimentos usada dá ainda mais realismo a esta trilogia.

Com o primeiro Uncharted: Drake’s Fortune, a ser lançado já há quase oito anos, temos agora uma versão melhorada, na altura muitos não acreditavam que se podia tornar uma das melhores séries a partir dessa para a Playstation.

Além de Drake’s Fortune, a coleção também inclui Among Thieves e Drake’s Deception, com uma versão melhorada graficamente, proporcionando melhor partido da Playstation 4.

Sendo esta uma coleção da Naughty Dog seria de esperar a inclusão de Uncharted: Golden Abyss, um jogo da Sony Bend lançado para a PS Vita. Por um lado é compreensível esta não estar presente pois sendo um título lançado para a PS Vita teria de sofrer mais adaptação à Playstation 4, por outro lado sendo lançada esta coleção Uncharted, deveria incluir todas as aventuras de Nathan Drake.

Algo que esta coleção de Uncharted não inclui são os modos multijogador lançados inicialmente na Playstation 3. Apenas é possível jogar o modo aventura a solo ou o novo modo “Corrida de velocidade contínua”, que irei falar mais à frente. Não sendo tão importante, a possibilidade do modo multijogador poderia aqui ter benefícios para os jogadores. Ao idealizar esta coleção do jogo foi focado principalmente a aventura em si, a história, e isso está presente num só disco.

Toda a aventura esta presente nesta versão remasterizada.

Toda a aventura esta presente nesta versão remasterizada.

Depois de várias versões melhoradas pela Bluepoint Games, como foi o caso por exemplo, Ico & Shadow of the Colossus Collection, agora foi a vez de serem eles a adaptarem esta coleção de Uncharted para a Playstation 4. Curiosamente Uncharted: The Nathan Drake Collection é o primeiro a ser trabalhado pela Bluepoint Games para a Playstation 4, com resolução a 1080p e a 60 fps.

Com o lançamento dos três capítulos de Uncharted na Playstation 3, esta nova versão para a Playstation 4, foi alvo de melhoramentos a nível de jogabilidade e de gráficos. É possível observar ainda com mais detalhe cada uma das personagens, bem como o cenário, que dá ainda mais realce à aventura. Os efeitos de partículas também foram alvo de melhoramentos bem como a iluminação e as sombras. A banda sonora também foi melhorada partindo da originalmente já lançada e agora com som surround de 7.1.

O melhoramento mais notório foi em Uncharted: Drake’s Fortune, pois foi lançado há quase oito anos. Em Uncharted 2 e 3 também é possível observar melhorias desde logo pela rapidez e fluidez dos movimentos da personagem que vão poder observar ao longo do jogo.

Ao jogarem Uncharted: The Nathan Drake Collection, irão notar um equilíbrio a nível de jogabilidade entre os três capítulos. O sistema de jogo foi reajustado uniformizando os controlos, o grafismo bem como a nossa personagem. A precisão de tiro de Drake foi melhorada tornando-se mais fluída e ainda mais real.

O cenário continua fantástico, com grandes detalhes.

O cenário continua fantástico, com grandes detalhes.

Outra novidade que a Bluepoint Games adicionou ao jogo é a inclusão de dois novos modos de dificuldade. Terão o modo de dificuldade “Explorador”, para quem gosta de explorar todo o cenário e a história. O outro novo modo difícil, é o “Esmagador”, para quem gosta de desafios terá uma grande aventura pela frente e irão ter de testar as vossas capacidades para conseguirem chegar ao fim da aventura. Além do modo “Esmagador” terão a dificuldade “Brutal” que não está disponível no início de jogo, irão ter de a desbloquear.

O terceiro novo modo é a “Corrida de velocidade contínua”, que vos dá a possibilidade de testarem a vossa rapidez para completarem cada um dos capítulos. Este modo contabiliza o tempo que demoram a concluir as três aventuras e poderão competir com os vossos amigos para descobrir qual o mais rápido a completar a trilogia Uncharted. Terão ainda novas skins para as personagens e um modo de fotografia.

É claro que Uncharted: The Nathan Drake Collection, tem alguns bugs que irão ser corrigidos, pelo que a produtora irá lançar uma grande atualização para os corrigir no dia de lançamento. Convém realçar que o jogo continua em Português tal como aconteceu quando os mesmos foram lançados na Playstation 3.

Em relação à banda sonora, esta continua fantástica, dando um realce notório à aventura, o que a torna ainda mais cativante ao jogador para a concluir.

Para finalizar, como referi atrás, caso adquiram Uncharted: The Nathan Drake Collection irão ter acesso à Beta exclusiva de Uncharted 4: A Thief’s End que irá decorrer entre os dias 4 e 13 de Dezembro deste ano.

Opinião final:

Para quem não experimentou nenhum jogo da série Uncharted na Playstation 3, têm aqui agora uma boa oportunidade de jogar a versão melhorada dos três capítulos em Uncharted: The Nathan Drake Collection. Com esta versão remasterizada poderão jogar na Playstation 4 a aventura de Nathan Drake, sem dúvida que não se irão arrepender. Se ainda não tiveram a possibilidade de jogar os jogos anteriores na PS3, poderão reviver a trilogia de Uncharted antes do lançamento do quarto capítulo de Uncharted 4: A Thief’s End em Março de 2016. Uncharted será para muitos um dos melhores exclusivos da Sony. A aventura está totalmente em Português, pelo que não têm desculpas para não jogar esta trilogia.

O que gostamos:

  • Melhorias gráficas;
  • Dois novos modos de dificuldade;
  • Modo fotografia;
  • Jogabilidade uniforme;
  • Jogo em Português.

O que não gostamos:

  • Ausência do modo multijogador;
  • Alguns bugs.

Nota: 9/10