Análise – Until Dawn: Rush of Blood

Lembram-se do exclusivo PlayStation 4, Until Dawn? Agora está de regresso uma nova versão deste jogo de terror intitulado de Until Dawn: Rush of Blood em exclusivo para o sistema de realidade virtual, o PlayStation VR.

Until Dawn: Rush of Blood é algo diferente em relação à versão lançada na PlayStation 4, pelo que a vossa aventura é basicamente um shooter em que terão de atirar em tudo o que vos vai aparecer nesta aventura. Ou seja, estarão dentro de um carris, uma espécie de montanha-russa em que o vosso objetivo é atirar nos vários inimigos que vos irão aparecer e claro, nos vários objetos do cenário e itens escondidos. São vários os palhaços e criaturas que vos irão aparecer ao longo desta fantástica viagem, pelo que a vossa arma e os vossos reflexos são fundamentais para os derrotarem.

Este é um bom jogo que faz uso da realidade virtual no PlayStation VR, um shooter fantástico para quem gosta deste tipo de jogos em primeira pessoa. Apesar de não encontrarem uma história parecida com Until Dawn da PlayStation 4 ou algo que se pareça, este jogo mostra numa visão diferente, uma espécie de extra do título na realidade virtual, e como o PlayStation VR nos pode causar situações de bastante terror.

Necessitaram dos comandos PlayStation Move (ou não, falamos mais à frente) para poderem disparar sobre os inimigos, neste caso, palhaços, entre outras criaturas. Começamos o jogo dentro de uma carruagem e com uma pistola em cada mão para começar a vossa aventura. De entre vários ambientes, como por exemplo, florestas, hotéis, etc, irão aparecer diversos tipos de inimigos em que o vosso objetivo será disparar sobre os mesmos antes que eles vos ataquem. Os inimigos, poderão ser os palhaços, zombies e os fantasmas.

Mas, não terão de obrigatoriamente disparar sobre os inimigos também poderão disparar em alguns dos objetos que vos irão aparecer assinalados durante o decorrer do jogo. Para se desviarem ou interagirem melhor com este shotter, o PlayStation VR dispõe de funcionalidades como por exemplo, baixarem-se para se desviarem das lâminas rotativas ou até mesmo dar impulso à carruagem para saltar sobre carris estragados, bastando para isso inclinarem-se para trás.

Preparem as vossas armas … eles vêm a caminho.

De entre o vário cenário que irão encontrar, o vosso objetivo é simples, sobreviver. Terão também à vossa disposição lanternas incorporadas além da vossa pistola. Poderão usar para iluminar a via de passagem ou até mesmo para identificarem os inimigos que estejam à vossa volta.

Os objetos de jogo identificados ou as várias caixas escondidas irão vos dar conteúdos para a vossa personagem, como, armas mais poderosas (caçadeiras de canos serrados, por exemplo) que vos irão ajudar em diversas situações no jogo. Consoante a vossa progressão, mais inimigos terão de eliminar. Também o carregamento da arma poderá ser feito através de um botão nos PlayStation Move ou até mesmo sacudir o comando caso usem o DualShock 4.

Convém referir que não é obrigatório no jogo os PlayStation Move, também poderão usar o DualShock 4 embora que, não irão ter uma experiência de jogo, neste caso de um shooter em primeira pessoa, pois não irão ter o controlo independente das armas.

A vossa aventura poderá ser selecionada por vocês durante a vossa viagem na carruagem, pois existem caminhos alternativos para poderem escolher durante a vossa viagem de terror. O jogo por um lado convida-nos novamente a jogar para podermos escolher outro caminho a seguir e vermos, até onde nos poderá levar.

A sensação de velocidade é fantástica.

O ponto alto do jogo, sobretudo na nossa viagem na montanha-russa é a velocidade em descidas acentuadas ou as curvas que dão a sensação ao jogador de realidade e que provoca ao jogador uma situação de grande adrenalina.

Podem escolher o nível de dificuldade consoante o vosso “medo”, pois terão grandes sustos à vossa espera. Until Dawn: Rush of Blood dispõe no total sete níveis, por exemplo, um nível dedicado a sangue, com porcos pendurados, sangue a escorrer, etc. Uma situação fantástica, mas que irá colocar o jogador à prova.

Também é nos disponibilizado no final de cada nível a vossa perícia de jogo, quer isto dizer, em quantos objetos acertaram, em que itens surpresa escondidos pelo cenário, etc.

Em relação à experiência não temos nada a apontar em relação a tonturas ou algo do género, um jogo bastante simples e intuitivo que mostra bem o poder da realidade virtual e ainda o uso dos comandos PlayStation Move. Por fim convém realçar que o jogo se encontra em Português, com a fala do palhaço a cargo do ator, José Raposo.

Opinião final:

Until Dawn: Rush of Blood é um dos melhores títulos de realidade virtual, e um bom shooter que faz o uso perfeito dos comandos PlayStation Move. Um jogo ideal para quem gosta de terror e de grandes sustos, mas por um lado uma aventura que nos leva a querer jogar ainda mais devido à curta duração. A carruagem é uma das coisas fantásticas do jogo pois irá acompanhar-nos nesta aventura, com grandes momentos de adrenalina que conferem na perfeição a sensação de velocidade em realidade virtual.

Do que gostamos:

  • Sensação de adrenalina;
  • Shooter fantástico;
  • Sequências de terror;
  • Voz em português.

Do que não gostamos:

  • Duração de cada nível demasiado curto.

Nota: 7/10