Análise – Worms W.M.D

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Para quem já tinha saudades dos vermes mais insanos do universo dos videojogos, não se preocupem, eles voltaram, e, desta vez, com algumas novidades de peso, no novo jogo Worms W.M.D.

Já faz 21 anos desde o lançamento do primeiro jogo da série, mas, para aqueles que estão a conhecer agora pela primeira vez a série, Worms é um jogo por turnos onde o objetivo é destruir a equipa adversária, ao mesmo tempo que tentam preservar a sua própria equipa, com uma grande variedade de armas para ambos os lados.

Mas engana-se quem pensa que durante estes 21 anos a série permaneceu sempre a mesma. A cada novo lançamento, a Team 17 tentou sempre trazer inovações, desde a introdução do modo multiplayer online em Worms 2 (1997),passando pelo incrível foco na física em Worms: Armageddon (1999), foco em 3D em Worms 3D (2003) até que voltou as suas raízes 2D com Worms: Reloaded (2010).

E agora, em 2016, foi finalmente lançado Worms W.M.D que traz consigo basicamente três grandes novidades: a presença de edifícios;  de veículos e de um modo crafting.

A introdução de edifícios vem trazer algo totalmente novo à série, já que os jogadores terão de aumentar ainda mais o seu pensamento táctico, pois os edifícios funcionam como abrigos onde as suas equipas terá uma visão totalmente “estrutural” do local, ao entrar com um dos vermes, enquanto que a equipa adversária apenas vai ter a visão de fora do local (a menos que tente invadir, o que pode não ser a melhor das escolhas). Com isso, a equipa não vai apenas esconder o verme, como também vai ocultar todos os elementos de interface do utilizador como nome ou barra de saúde, tornando-se assim um elemento essencial tanto para se recuperar como para organizar um ataque.

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Eis o que irão ver assim que entrarem nos edifícios.

Já a inclusão de veículos no jogo é algo questionável, pois os fãs da série nunca se sentiram realmente prejudicados na movimentação, afinal, os jogos foram introduzindo tele-transporte, jetpack, cordas, além da própria estratégia de terreno e armas que, quando bem utilizadas, faziam duma situação aparentemente de derrota o pior pesadelo dos adversários. No entanto, não é totalmente inútil a inclusão de veículos, já que um tanque permite disparos devastadores, além de conseguir atravessar qualquer terreno de jogo, o helicóptero, apesar de ter uma funcionalidade semelhante ao jetpack, permite ao jogador mais liberdade, pois não tem combustível limitado.

Para além disso, os veículos vêm oferecer aos jogadores uma maior defesa dos seus vermes, já que funcionam também como um escudo, absorvendo alguns dos danos que poderiam significar o fim da partida para o jogador. Sendo assim, nas mãos certas, podem ser um grande factor decisivo nos combates, apesar de retirar em parte a importância dos itens de apoio como jetpack, para-quedas, tele-transporte e outros.

O crafting é talvez a melhor novidade em Worms W.M.D, já que tanto durante o seu turno como durante o turno do oponente é possível escolher uma arma qualquer para destruir e transformar as peças em materiais para construir uma outra arma, que estará disponível no próximo turno. Com isso, os jogadores terão à sua disposição um total de 80 armas, podendo estas ser construídas e utilizadas das mais diversas maneiras para derrotar a equipa adversária.

Worms WMD também vem trazer o habitual modo multiplayer online e local já conhecido e adorado pelos jogadores, um modo tutorial que permitirá tanto aos jogadores experientes como a quem está a iniciar-se agora na série aprender cada mecânica de jogo, 30 missões no modo campanha single-player e um total de 10 missões de desafio.

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Mas apesar de ser totalmente possível jogar sozinho Worms W.M.D, a grande diversão começa quando se reúne com os amigos, já que o jogo permite reunir até seis equipas com oito vermes em cada lado, sendo assim, será realmente possível criar um verdadeiro caos, com 48 vermes em campo a tentarem matar-se ou a criarem alianças contra outras equipas. O resultado de tudo isto podem ser explosões massivas, veículos por todos os lados, vermes a voarem de um lado para o outro e uma grande diversão por tempo indeterminado, já que Worms W.M.D oferece geração de mapas aleatórios.

Os jogadores poderão criar as suas próprias regras durante as partidas, decidindo praticamente tudo antes do início, desde horários até desvantagens que cada arma terá e o quanto os jogadores poderão utilizar as armas e itens durante as partidas, e isso abre mais uma lista incrível de possibilidades, com os jogadores a poder criar partidas clássicas sem crafting, veículos ou edifícios, e até criar partidas verdadeiramente explosivas, enchendo o mapa de minas, explosivos e tanques e, com isso, criar um mapa que muitos poderão considerar o apocalipse, onde quem sobreviver merece realmente um prémio.

Além disso, os jogadores ainda poderão personalizar os seus vermes com uma grande variedade de chapéus, danças após a vitória e muitos outros itens que farão a sua equipa destacar-se bem durante as partidas, seja pela habilidade do jogador ou por ter os vermes com mais estilo do universo Worms.

A nível gráfico, o jogo não vai surpreender todos, mas tem um estilo bem único e é bem agradável aos olhos, a oferecer uma boa variedade de ambientes.

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Opinião final:

Em forma de conclusão, Worms W.M.D é um feliz regresso da série ao seu clássico estilo 2D, mas com a introdução de novas mecânicas e elementos que vão prolongar ainda mais a diversão dos jogadores. É aconselhado aos jogadores convidar alguns amigos para jogar este jogo, pois o modo single-player não vai ser suficiente para oferecer a diversão que se pretende (apesar de essencial, caso queiram desbloquear tudo no jogo). Mas se gostam de explosões, elementos táticos e jogos por turnos, Worms W.M.D é sem dúvida alguma o jogo ideal para vocês.

Do que gostamos:

  • Variedade de armas;
  • Longevidade do jogo;
  • A introdução de edifícios e crafting.

Do que não gostamos:

  • Grafismo não surpreende, apesar de ter um estilo agradável;
  • Fator diversão está a depender muito de se jogar com amigos;
  • A introdução de veículos retirou um pouco da importância dos itens clássicos;
  • Na versão para PlayStation 4, nem sempre o comando responde da melhor maneira às ações.

Nota: 7/10