Após diversos problemas e atrasos, “Marighella” finalmente recebeu data de estreia no Brasil

Não é uma novidade nem mesmo para aqueles que vivem fora do Brasil, que a política no país consegue atingir não apenas questão dentro da esfera política, mas muitas vezes afeta conteúdos artísticos e o filme “Marighella” não era uma exceção, até pela sua temática.

Mas após diversos problemas e adiamentos, o filme finalmente recebeu data de estreia no Brasil.Marighella” chegará as salas de cinema do país no dia 14 de abril de 2021.

“Marighella” será o primeiro trabalho do aclamado ator Wagner Moura (Tropa de Elite; Narcos) como realizador, sendo que o filme não é de todo um estranho aos espetadores portugueses, já que em novembro de 2019, o filme foi apresentado durante a 13ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival, no Teatro Tivoli que contou inclusive com a presença do realizador, que foi muito aplaudido e até recebeu declarações de apoio durante a exibição do filme.

O filme também foi exibido em 2019 no Festival de Berlim, onde foi aplaudido de pé pelos espetadores, além de ter sido exibido em outros festivais em Seattle, Hong Kong, Sydney, Havana, Atenas, Estocolmo e Cairo, com respostas igualmente positivas de todos que viram.

“Marighella” estava previsto para estrear nos cinemas brasileiros no dia 20 de novembro de 2019, de maneira a coincidir com o dia da Consciência Negra no país, porém, a exibição foi cancelado por problemas burocráticos com a Ancine, órgão do governo responsável por fomentar, regular e fiscalizar a indústria cinematográfica do país.

Entretanto, os problemas a envolver o filme vão muito além da Ancine, já que o próprio Wagner Moura destacou em várias entrevistas que o clima político vivido no Brasil tem causada grandes tensões, a existirem aqueles que negam os factos da ditadura que ocorreu no país, a começar pelo próprio presidente, Jair Bolsonaro, que em diversos momentos já elogiou a ditadura e negou casos de tortura, com inclusive, a mencionar e glorificar pessoas reconhecidas como torturadores durante esse triste período da história do Brasil.

O filme será uma adaptação da biografia “Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo” escrita por Mário Magalhães e publicado em 2012. O filme então contará a história de Carlos Marighella (Seu Jorge), o guerrilheiro que liderou um dos maiores movimentos de resistência à ditadura militar instaurada no Brasil em 1964 através de um golpe de estado. A obra então irá acompanhar a sua vida e a sua luta armada contra a ditadura brasileira entre os anos de 1964 até à sua morte violenta numa emboscada, em 1969.

Para além de realizador, Wagner Moura também será argumentista ao lado de Felipe Braga (Mandrake; Linha de Frente). O elenco contará com: Seu Jorge (Cidade de Deus; Paraíso Perdido), Bruno Gagliasso (Dupla Identidade; Cidade Proibida), Adriana Esteves (Avenida Brasil; Segundo Sol), Ana Paula Bouzas (Escrito nas Estrelas; Dona Flor e Seus Dois Maridos), Herson Capri (Babilónia; Como Nossos Pais) e Guilherme Ferraz (New Wave; Macabro).

“Marighella” ainda não tem previsão de estreia nos cinemas portugueses, porém, é possível que após a sua exibição no Brasil, esteja disponível em serviços de streaming e aluguer de filmes.