Como já é tradicional, sempre gosto de trazer um artigo especial para o Halloween, não por ser uma data que leve tão a sério, mas por ser um momento onde é possível fazer indicações de conteúdos mais voltados para o terror e horror, género que sempre gostei desde miúdo e que infelizmente não tem o mesmo destaque de algumas décadas atrás.
Porém, esse ano decidi seguir um rumo totalmente diferente de outros artigos do passado e ao invés de apostar em promoções ou indicações de jogos que estão a fazer eventos temáticos, decidi esmiuçar um pouco o ano de 2019 e trazer 5 indicações de filmes, séries e no caso desse artigo específico, videojogos que na minha opinião destacaram-se até o momento.
Infelizmente 2019 não foi um ano muito produtivo para jogos de terror e horror, com alguns jogos obviamente de grande relevância, mas muito abaixo de outros anos onde era possível escolher com grande facilidade uma lista com mais de 30 jogos do género com qualidade bastante superior. Até por isso não haverá muitas regras, apenas o básico:
- 1º O jogo obrigatoriamente terá que ter sido lançado em 2019.
- 2º No caso específico dos jogos, não haverá menções honrosas.
- 3º Obviamente é uma lista que se limita a minha opinião, caso não concorde, tem toda liberdade de deixar outras indicações nos comentários, porém, comentários ofensivos ou depreciativos, serão automaticamente apagados.
1º – Resident Evil 2 Remake
Um dos primeiros jogos a ser lançado em 2019 e talvez o melhor dentro do género especifico de terror e horror (há um outro jogo nesta lista que tenho especial carinho), ao trazer aos jogadores uma versão de Resident Evil 2 que surpreendeu muito principalmente pela sua qualidade gráfica e mudanças em alguns elementos pontuais do jogo.
Obviamente que essas mudanças não agradaram a todos os jogadores, com alguns mais saudosistas a deixarem, criticas principalmente aos diferentes arcos da historia, mas no geral é um jogo praticamente obrigatório para quem gosta do género e jogou o original lançado em 1998.
Para mais informações sobre o jogo, a sua história e se vale ou não a pena adquirir, basta ler a nossa análise.
2º – Days Gone
Apesar de todas as controvérsias no seu lançamento Days Gone, não poderia ser esquecido nesta lista afinal um dos maiores destaques do jogo, eram a quantidade e agressividade dos inimigos infetados.
Lançado em abril de 2019 e desenvolvido pela SIE Bend Studio, estúdio responsável pela franquia Syphon Filter e que durante muitos anos, teve como o seu maior foco o desenvolvimento de jogos para plataformas portáteis. Days Gone é um jogo de mundo aberto pós-apocalíptico coloca os jogadores na pele de Deacon St. John, um ex-militar, mecânico e fiel participante de um clube motard, que vê a sua vida sofrer um grande revés após o desastre que transformou muitos humanos em “Freakers” criaturas parecidas com zombies, mas muito mais hostis, rápidas e extremamente letais em grandes grupos.
Podem ler a nossa opinião sobre o jogo aqui.
3º – The Dark Pictures: Man of Medan
Anunciado originalmente durante a Gamescom 2018, Man of Medan é a primeira parte de uma série de jogos em desenvolvimento intitulada The Dark Pictures Anthology, que por enquanto se mantém como um grande mistério, já que o próximo jogo ainda não foi anunciado.
Man of Medan, foi desenvolvido pela Supermassive Games, estúdio que ficou mundialmente conhecido após desenvolver o survival-horror, exclusivo para PlayStation 4, Until Dawn, e que dessa vez apostou num jogo com uma ambientação diferente, mas igualmente aterrorizante e com múltiplos finais.
A história tem início com um grupo de quatro jovens que partem numa viagem para o Oceano Pacifico, juntamente com o capitão do barco chamado “The Duke of Milan”, para uma expedição de mergulho subaquático, com o objetivo de encontrar um naufrágio submerso da Segunda Guerra Mundial. Porém, a medida que uma tempestade aproxima-se, eventos inesperados acontecem e o grupo fica preso a borde um grande navio fantasma, onde vão enfrentar frente a frente o seus maiores medos.
4º – A Plague Tale: Innocence
A Plague Tale: Innocence provavelmente é uma das maiores surpresas de 2019, com um jogo extremamente emocional, com gráficos extraordinários e uma narrativa bem construida e coesa do início ao fim dos seus 16 capítulos.
Desenvolvido pelo estúdio francês, Asobo Studio, A Plague Tale: Innocence acompanha a jornada de dois irmãos, a adolescente Amicia e o seu irmão mais novo Hugo, em meio a Guerra dos Cem Anos, a Peste Negra, uma praga de ratos e ainda a implacável perseguição da Inquisição.
Caso tenham curiosidade para saber o que esperar do jogo, podem ler a nossa análise.
5º – Metro Exodus
Metro Exodus não é exatamente um jogo de terror, mas o terceiro capítulo da franquia de jogos da 4A Games, mantém a ambientação de grande tensão, desespero e dessa vez com criaturas mutantes ainda maiores e mais agressivas.
Inspirado na saga de livros escrita pelo autor Dmitry Glukhovsky, Metro Exodus continua a história a partir dos eventos de Metro: Last Light, com os jogadores a assumirem novamente a pele de Artyom que agora juntamente com a sua esposa, Anna, partem numa jornada a bordo do grande comboio Aurora em busca de um novo lar.
Metro Exodus destaca-se principalmente por ampliar ainda mais a liberdade de exploração dos jogadores e a diversidade de ambientações, já que a narrativa do jogo irá decorrer entre as quatro estações do ano, o que promete aos jogadores uma experiência bastante diversificada.
Podem ler a nossa opinião sobre o jogo aqui.