Assetto Corsa Competizione – Análise

Assetto Corsa, jogo que pertence ao estúdio Italiano KUNOS Simulazioni, apela-nos com mais uma novidade para o seu núcleo de fãs, falo de Asseto Corsa Competizione. Quando inicialmente lançado, Asseto Corsa trouxe uma jogabilidade muito forte e com bastante personalidade, trazendo detalhes técnicos que apenas encontramos em eventos associados a simulação de condução. Ao longo do tempo, o título foi conquistando cada vez mais esta fama e hoje em dia é um dos maiores simuladores de condução automóvel da industria.

Com a mudança de motor do jogo, sendo este agora o Unreal Engine 4, o título ganhou novas possibilidades de experimentarmos as corridos, com a ingressão de ciclo dia/noite por exemplo que embora seja um processo simples, acaba sempre por aumentar a imersão. Nas novidades aparece também o Modo Carreira. Além disso, existe uma nova fórmula para o seu sistema de classificação, dividindo-o em 6 categorias diferentes que prometem ajudar-te a melhorar toda a tua técnica e perícia, neste que é um jogo pouco afável a novatos.

Assetto Corsa Competizione estará jogavel pela primeira vez na E3 2018

Para quem não está ambientado a este tipo de jogos, existe o modo prática onde tens a possibilidade de fazer as tuas escolhas consoante o que achas melhor para ti. Entre os vários carros disponíveis, vais ter a possibilidade de os configurar e adaptar à pista que escolheres, ajustando o alinhamento do mesmo para espremeres a melhor performance possível do teu automóvel.

Assim como noutro tipo de jogos como Gran Turismo ou Forza MotorsportAssetto Corza imprime bastante importância ao seu modo online, mantendo os jogadores bem atarefados na sua procura pela perfeição. Com a nova Engine é de esperar que todos os pilotos virtuais disputem ainda mais a sua honra pelas posições cimeiras da tabela de classificação.

O concessionário é constituído por um total de 24 carros de 14 marcas diferentes. E como é usual em Assetto Corsa, todas estas fabricantes são as que encontramos no mundo real, mantendo alguns detalhes e especificações associadas a cada uma delas. Entre as marcas posso referenciar algumas como: BMW, Audi, Aston Martin, Lamborguini, Ferrari, Jaguar entre muitas outras concessionárias de topo que marcam uma forte presença neste título.

Assetto Corsa Competizione, jogo de corrida, é anunciado para consoles

O gameplay do jogo em si é bastante complexo e penaliza de forma severa os jogadores mais casuais. Se jogado com um comum DualShock torna-se ainda numa experiência mais árdua em todos os sentidos, afetando de forma crucial a diversão que podemos vir a ter com o jogo. Graficamente é um título que não espanta e que podia mostrar muito mais como faz na sua versão do PC. Contudo, a nível técnico mostra ser um jogo com físicas bastante sólidas que o colocam no topo da cadeia alimentar no que à simulação toca.

Opinião Final:

Assetto Corsa Competionze é um ótimo jogo para quem tem à sua disposição um volante e um bom setup pensado para este tipo de racing games. Todas estas recomendações tornam este, num jogo de nicho que afugenta grande parte da massa casual, o que não é de todo uma crítica porque é este mesmo o propósito da empresa italina. De forma geral é um bom jogo, mas que apresenta problemas e falta de conteúdo que o tornam um petisco para quem se adora dedicar à perfeição dos asfaltos.

Do que gostamos:

  • Complexidade técnica;
  • Recriação das marcas oficiais.

Do que não gostamos:

  • Visuais datados;
  • Pouco conteúdo.

Nota: 7/10