Atores que dão voz aos jogos entram em greve nos Estados Unidos

motion Capture

A Screen Actors Guild and the American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA) iniciou hoje um protesto por melhores salários e condições mais justas de trabalho na industria dos videojogos.

Após uma negociação que já durava 19 meses, o sindicato dos actores, decidiu com uma maioria esmagadora de 95% dos votos, entrar em greve nesta indústria. As principais reclamações que motivaram a greve, é um aumento na remuneração dos roteiristas e actores, bem como a atualização dos salários, devido ao aumento do lucro que os estúdios tiveram com as vendas dos jogos.

No comunicado oficial enviado aos membros do sindicato, é possível ler que apesar de anos e anos de esforço continuo a organizar reuniões e várias negociações, os produtores, estúdios de desenvolvimento e editoras da industria dos videojogos recusam-se sempre a assinar um acordo justo durante as negociações de contrato.

A paralisação dos atores de voz e captura de movimentos não será completa, mas terá como foco uma lista de estúdios e empresas que vem a desrespeitar grande parte dos trabalhadores. A lista inclui até mesmo estúdios e grandes empresas como Disney, Activision, EA Games, Warner, Take-Two e Blizzard.

De acordo com o Deadline, além de salários e condições de trabalho, as reivindicações envolvem também vários outros problemas que os estúdios e empresas tentam esconder, como a maneira como a industria trabalha, num contexto geral, a estabelecer em contrato, multas pesadas em caso de atraso ou leaks de conteúdo. Algumas empresas chegam mesmo a punir os agentes dos actores, por não enviar actores para testes, sendo que raramente são informados sobre detalhes sobre a personagem que vão interpretar por questões de sigilo dos estúdios.

Também existem relatos de dobradores que tiveram a sua saúde extremamente prejudicada, principalmente a nível de voz por causa de sessões de gravações muito extensas e sem qualquer suporte ao ator. Outra reivindicação do sindicato deve-se ao pagamento de valores adicionais a cada 2 milhões de cópias vendidas, algo que acontece quando o jogo recebe uma outra versão, e um limite de duas horas de trabalho continuo, para assim preservar a integridade das cordas vocais e a saúde do actor.

Os advogados de uma das empresas que será afetada pela greve, classificou a decisão da SAG-AFTRA como “precipitada e desnecessária” e ainda foi mais longe ao dizer que esse ato irá prejudicar ainda mais os seus membros. Os advogados ainda deixaram claro que os membros do sindicato representam cerca de 25% do total de profissionais da área disponíveis no mercado atual.

David Hayter, que até recentemente emprestava a sua voz ao personagem Snake em Metal Gear Solid e Jennifer Hale, conhecida pela voz da comandante Sherpard em Mass Effect já mostraram o seu apoio a essa greve.

O sindicato já anunciou que a greve tem inicio hoje dia 21 de outubro e não possui data para acabar. Quem tiver interesse pode ler mais informações sobre os problemas que os actores vem a enfrentar e as suas reivindicações aqui.