Blood & Truth – Análise

Blood & Truth é visto como um sucessor espiritual ao The London Heist, a obra VR criada pela London Studio, parte da compilação Playstation VR World – e francamente, a única experiência até agora obrigatória para quem experimentava a PlayStation VR pela primeira vez. No entanto, por incrível que fosse, a experiência era curta e deixava-nos a desejar por mais.

Tudo isso irá mudar agora, acreditem em nós, podemos dizê-lo com toda a segurança após mais de 8 horas de ação em VR! Blood & Truth é absolutamente fantástico, um jogo que nos faz entrar num filme de ação e que implementa perfeitamente todos os elementos VR de uma forma surpreendentemente natural.

Todos sabemos que os jogos em VR, quando bem implementados, podem ser extremamente divertidos. Um dos desafios dos jogos de realidade virtual é saber lidar com coisas como as náuseas da desconexão mental dos movimentos no jogo e o facto de que o jogador está parado; como é que os movimentos são traduzidos?; joga-se caminhando pela sala, ou sentado numa cadeira?; usa-se o meio de teleportação – mais confortável – ou movimentos livres – correndo o risco de enjoar?

Em Blood & Truth somos colocados no meio de um filme de ação!

Pois bem, Blood & Truth avança no caminho do seu antecessor ao criar um método de movimento através do qual podemos selecionar para onde queremos ir e a personagem irá percorrer esse caminho (existe um modo de conforto, para os mais inexperientes com a tecnologia). Além disso, a jogabilidade está implementada de um modo que parece familiar ao The London Heist, mas que abre novas possibilidades através da utilização de um coldre, de um suporte de munições situado no nosso peito, e também de uma mochila militar com acesso a várias ferramentas.

No que toca à história, vestimos a pele de Ryan Marks, um membro das forças especiais britânicas, que, a meio de uma missão no médio oriente, é chamado para ir ao funeral do seu pai. Descobrimos rapidamente que a família de Marks pertence à máfia britânica e que está sob ataque por parte de uma família rival. Todavia, nem tudo é o que parece, e Ryan irá usar as suas capacidades militares para proteger a sua família, fazendo frente a um conjunto bastante grande de inimigos.

Não iremos escrever mais spoilers, a história de Blood & Truth é fantástica e coloca-nos em algumas situações absolutamente inacreditáveis, algo que veríamos num ecrã de cinema. Tem momentos excitantes e outros momentos que nos fizeram rir de quão boa a escrita é! Não há nada assim até agora em VR e o London Studio da SIE deve ser aplaudido por nos dar algo que nunca antes vimos. Enquanto escrevemos esta análise, a vontade de ir jogar continua a chamar por nós. É assim tão bom!

As expressões das personagens são simplesmente fantásticas!

O jogo é melhor jogado com os Move controllers: tudo, desde subir por condutas de ar condicionado, escadas, andaimes, a abrir portas usando o nosso kit de ferramentas para arrombar fechaduras,  passando pela possibilidade de segurar armas com as duas mãos, o que nos dá a sensação de que somos John McClane (protagonista de Die Hard) é absolutamente incrível. A escolha de armas é vasta e há um bocadinho de tudo para todos os gostos – preferimos metralhadoras automáticas a caçadeiras, pois estas últimas demoram muito tempo a recarregar – com o recarregamento a ser feito buscando munições e manualmente inserindo-as na arma de eleição.

Blood & Truth é um jogo grande – para VR – e queremos com isto dizer que não é uma experiência de VR que acaba em meia hora, ou mesmo numa hora. Falamos aqui de um jogo completo, de mais de 8 horas – que pode ser confortavelmente jogado entre 2 a 3 sessões. Precisamos de mais jogos assim!

A nossa personagem, Ryan Marks, leva consigo a experiência de combate de um militar, numa luta contra a máfia britânica… e não só!

Graficamente, Blood & Truth segue muito o estilo de The London Heist, as expressões faciais das personagens devem ter dado um trabalho daqueles – e a cidade de Londres, bem, digamos que há momentos em que sentimos que estamos verdadeiramente lá! Naturalmente que quem tiver a PS4 Pro poderá tirar um maior partido da fidelidade gráfica, mas o jogo corre perfeitamente em qualquer PS4 – os detalhes dos objetos com que podemos interagir estão bastante realistas, pelo que nos assustamos uma ou outra vez que disparamos as armas perto de nós. Um dos detalhes que adoramos é que quando sofremos algum dano começamos a ver sangue a escorrer da nossa testa à volta do visor, exatamente como acontece aos heróis nos filmes de ação! A nível do áudio, o trabalho fantástico da London Studio inclui algumas composições originais de artistas como Zdot, JME, Eyez, Kamakaze e Ocean Wisdom, dando um acompanhamento sonoro perfeito para este filme de ação. Os atores que dão voz às  personagens são conhecidos da televisão britânica, o que traz uma boa dose de realismo às interações entre personagens.

Opinião Final:

Blood & Truth é um jogo absolutamente fantástico! Obrigatório para quem tiver uma PlayStation VR! Evolui as mecânicas de jogo de The London Heist e dá-nos exatamente aquilo que queremos – mais ação, mais armas, mais jogo! É uma obra prima dos jogos em realidade virtual e iremos jogá-lo muitas mais vezes! Agora com licença… temos Londres à espera e contas para ajustar!

Do que gostamos:

  • Perfeita implementação de mecânicas em VR;
  • Muitas horas de jogo, com experiências variadas e fantásticas!
  • Apresentação fabulosa, com cenários diversos e uma banda sonora espetacular!

Do que não gostamos: 

  • Nada a apontar!

Nota: 10/10