Cantor processa Bethesda por utilização da sua música em Fallout 4

O cantor e compositor norte-americano Dion DiMucci, iniciou um processo judicial contra a Bethesda pela utilização de uma das suas músicas, numa publicidade ao jogo Fallout 4. DiMucci alega que o trailer contém “imagens repugnantes e moralmente indefensáveis”.

A icónica música “The Wanderer” é utilizada numa publicidade de Fallout 4 de mesmo nome, que podem ver em baixo.

De acordo com o site PCGamesN, o cantor tem um acordo com a editora UMG Recordings, que lhe permite a utilização das suas músicas para publicidade, no entanto o cantor alega que o contrato inclui uma clausula que lhe dá o direito de aprovar ou não publicidades que utilizem as suas músicas, e de acordo com DiMucci, a Bethesda nunca, em qualquer momento, entrou em contacto com ele.

O cantor, que atualmente conta com 77 anos, considera a publicidade de qualidade questionável, já que nas palavras dele “apresenta mortes em repetição num cenário sombrio e distópico, onde a violência é valorizada como um desporto”. Com base nisso, o cantor considera que a publicidade só prejudica a sua imagem como artista.

O processo afirma ainda que “no jogo, as mortes e violências físicas não existem para proteger vidas inocentes, ao invés disso, são imagens repugnantes e mortalmente indefensáveis, criadas para atingir um público jovem

DiMucci alega ainda que se tivesse sido contactado pela Bethesda e sido dado a ele o direito de negociar, teria impedido a utilização da música, feito uma negociação adicional por um valor maior ou até mesmo tentado convencer a empresa a apresentar “uma história de luta pós-apocalíptica por sobrevivência sem conteúdo violento covarde

No processo, DiMucci exige que a Bethesda pague 1 milhão de dólares referentes a perdas financeiras ao cantor e danos à sua reputação. Até ao momento, a editora ainda não se pronunciou sobre a situação.