Captain Tsubasa: Rise of New Champions – Análise

Captain Tsubasa foi o primeiro manga de desporto que conseguiu ter fama e revolucionar os mangas deste género. Escrito por Yoichi Takahashi em 1981, este tendo sido adaptado para várias temporadas de animes e até videojogos. No ano passado, o remake do anime de Captain Tsubasa terminou, com 52 episódios, sendo revelado nesse período o desenvolvimento de um jogo fiel ao mesmo, Captain Tsubasa: Rise of New Champions.

Captain Tsubasa: Rise of New Champions é um jogo de futebol arcade, fiel às animações que nos relembram o estilo icónico de personagens criados por Yoichi Takahashi. O foco deste jogo é a saga International World Youth, um campeonato mundial onde poderemos seleccionar várias rotas de jogo, podendo escolher entre 3 famosos rivais de Tsubasa como rota inicial: Furano MS, Musashi MS Toho Academy. Além de nos fornecerem esta opção, o adversário final poderá ser uma de 3 equipas mundiais: Alemanha, Estados Unidos e Brasil.

Os clashes entre Tsubasa e adversários são de tirar o fôlego.

No modo de história do jogo, temos a adaptação de 2 sagas em episódios. O primeiro destes é o Episódio Tsubasa, que nos irá mostrar a saga que decorre durante o terceiro ano do ensino básico de Tsubasa, onde a sua equipa (Nankatsu MS) irá participar num torneio nacional para determinar os campeões do Japão, neste modo de história o jogador comanda a equipa Nankatsu MS até à vitória, com várias cutscenes fiéis ao anime durante os remates especiais, todos os truques especiais dos jogadores inseridos e vários minutos de cutscenes e diálogos entre os jogos para nos mostrar o que aconteceu no anime.

Embora a imersão deste modo esteja fantástico e fiel ao conteúdo original, existem várias situações que nos impedem de ter um jogo “justo” contra a equipa adversária, visto mal um jogo começa em algumas situações e marcam golo automaticamente através de uma cutscene, tornando o jogo frustrante para recuperar o resultado (acontecendo em alguns casos mais que um golo automático especial) e as mecânicas não ajudam de todo com este problema. Neste modo, se ambas as equipas empatarem, não haverá prolongamento, sendo o desempate realizado através de penalties.

Nankatsu MS VS Toho Academy, um duelo fatídico.

A segunda adaptação é a saga de que falei acima, que nos transporta para o cenário da International World Youth. Este episódio de história é dedicado a uma personagem que nós próprios criamos, através do menu de criação de personagens que nos é apresentado logo a seguir à escolha da equipa a que iremos pertencer. Embora a criação de personagens não seja muito detalhada, disponibiliza várias opções de ajustamento para criarmos o nosso jogador, tal como o nome, cabelo, nariz, olhos, sobrancelhas, acessórios e até as vozes que estamos acostumados a ouvir. Além de podermos decidir o tipo de corpo, tamanho e características do nosso jogador, poderemos decidir também o calçado e as várias cores que queremos introduzir nos mais diversos aspetos (cabelo, olhos, etc).

Com o personagem feito, iremos começar a nossa jornada neste modo, sendo transportados para um jogo de avaliação do nosso clube. É aqui que somos introduzidos aos detalhes exclusivos deste modo, tais como os training items, que nos permitem dar um boost às estatísticas do nosso personagem através do consumo de certos items que ganhamos ao abrir “booster packs” no menu Collection, ou os grupos de jogadores com que queremos fazer amizade a fim de obter habilidades especiais que estes dominam (para podermos escolher os jogadores, teremos de adquiri-los da mesma forma que os items).

No início de cada jogo, irão ser fornecidas informações acerca da equipa rival, com algumas cutscenes tiradas do anime referentes a esta equipa e, por fim, os requisitos para recebermos pontos bónus no fim do jogo, como conseguir uma diferença de 2 golos contra os oponentes. Feito o jogo de avaliação, começaremos a ter alguns diálogos com os personagens-chave do clube, onde poderemos selecionar a nossa resposta entre algumas opções disponibilizadas. Estas respostas irão influenciar o rumo desses diálogos e as consequências, caso sejam erradas. Este episódio é o foco principal do jogo, tendo a maior longevidade em termos de história e fornecendo vários itens, acessórios, dinheiro no jogo e habilidades para personalizarmos o nosso personagem. No fim deste episódio, iremos defrontar uma de três grandes equipas, tal como já tinha dito acima.

Não existe misericórdia para com os adversários.

As animações do jogo são fiéis ao anime, detalhadas ao mais ínfimo pormenor dos equipamentos, e do brilho reflectido no campo de futebol em perfeita sintonia com as nossas jogadas. A banda sonora do jogo deixa muito a desejar, sendo a maioria das faixas versões acústicas de músicas de abertura e outras conhecidas de Captain Tsubasa, em loop, cansando o jogador ao fim de algum tempo.

Embora as mecânicas estejam fiéis ao anime e tenham feito um esforço para cumprir a imersão dos jogadores ao rematarem com Drive Shots ou Tiger Shots, o jogo desilude tremendamente neste aspecto. Os botões são fáceis de memorizar (são aqui apresentados os da versão PS4, que analisamos), X para passar a bola para um jogador da equipa perto de nós, círculo/R2 para rasteira ou escapar de fintas, quadrado para rematar – para fazer os remates especiais temos de permanecer com a bola durante alguns segundos e encher uma barra que nos aparece por cima da cabeça do personagem, sendo necessária alguma stamina para executar estas habilidades. Por fim, o triângulo para passe em chapéu ou início de combos entre jogadores, R1 para driblar e escapar de rasteiras ou fazer fintas (depende se estamos a atacar ou a defender) e L1 para iniciar alguns combos entre jogadores.

Existem táticas especiais que nos permitem defender automaticamente de um golo ou melhorar o trabalho de equipa.

Embora os controlos sejam simples e fáceis de memorizar, a execução dos mesmos está pobre e cheia de problemas. A maioria dos passes entre jogadores falham em chegar ao jogador a que queremos passar a bola, dificultando assim a movimentação e fluidez da partida. Isto também ocorre quando enviamos a bola de longe ou quando tentamos desmarcar os nossos oponentes, criando glitches como esbarrar contra os outros jogadores ou oponentes, levando a que a bola se escape.

Além destes problemas, existem também algumas falhas no que toca aos guarda-redes, visto que até guarda-redes que são fracos conseguem defender truques quase “indefensáveis” como Tiger Shot ou Drive Shot, tirando-lhes apenas 1/4 ou 1/3 da stamina. No anime, por outro lado, defender estes remates exigiria muito mais esforço, pelo menos 1/2 da barra de stamina do mesmo. No jogo, alguns guarda-redes conseguem defender estes remates especiais mesmo com a barra de stamina vazia.

Como se isso não bastasse, existe um grave problema com os guarda-redes, permitindo aos mesmos marcar auto golos na sua própria baliza, devido a um bug. Estes podem ainda automaticamente sair da baliza com a bola em direcção à baliza rival, impedindo-nos de o controlarmos – outro bug terrível que pode prejudicar imenso a experiência de jogo.

O maior desafio do jogo é passar a bola pelo guarda redes, uma tarefa quase impossível em alguns casos.

O ecrã principal do jogo está dividido em: Journey, Versus, Online, Collection, Practice Options. No modo Journey, temos os 2 episódios de história que já foram referidos. No modo Versus, podemos escolher qualquer uma das equipas que participaram nos episódios do modo Journey ou equipas personalizadas por nós, para jogarmos contra o CPU em modo de partidas ou torneios, sendo possibilitadas opções de mudança de clima, estádio, bola, duração, etc.

No modo Online podemos escolher a opção para desafio rápido, onde iremos defrontar um jogador como nós em uma partida de rank, que nos poderá fornecer uma subida no rank online ou não. Além desta opção, poderemos escolher uma de muitas salas online com jogadores à espera de adversários para partidas ou criar uma sala com os nossos amigos online para jogarmos entre nós (1 contra 1, ou 2 contra 2 – no entanto, a escolha da equipa que iremos utilizar, é sempre escolhida pelo líder no caso de 2 contra 2).

Os remates especiais de alguns jogadores são de cortar a respiração.

No modo Collection podemos modificar os nossos personagens, criar equipas de sonho ou entrar na loja do jogo, que nos permite gastar Player Points em Booster Packs para adquirir cartas de jogadores e training items, sendo um sistema aleatório baseado em pura sorte. Serão estes itens que nos fornecerão as habilidades especiais e passivas dos jogadores, desbloqueando a utilização destas nos nossos personagens. O modo Practice disponibiliza várias opções para aprendermos a jogar, tal como tutoriais de aprendizagem para truques ofensivos, movimentação, truques defensivos, etc. Ao se selecionar uma das opções, iremos ser transportados para um campo de futebol com indicações do que devemos fazer, que botão devemos pressionar naquele preciso momento de forma a iniciar um combo, etc.

Opinião Final:

Captain Tsubasa: Rise of New Champions é um jogo que consegue divertir e irá sempre captar a atenção dos fãs do manga e anime, mas é um jogo cheio de erros. Além de diversos bugs, as mecânicas de jogo têm falhas incompreensíveis e afetam negativamente a jogabilidade e toda a experiência. É um jogo por natureza desequilibrado e com graves problemas, que afetam uma boa prática de futebol, de tal forma que o modo online, o 2 vs 2, com a quantidade absurda de problemas que tem, é uma desgraça. Se por um lado é fiel ao universo de Captain Tsubasa, por outro é um jogo que merecia muito melhor tratamento e mais tempo de produção.

Do que gostamos:

  • Modo história conta com bons momentos;
  • Os grandes jogadores estão bem representados e com animações bastante boas;
  • Remates especiais como Tiger Shot e Drive Shot, ou até defesas especiais, são um espetáculo de se ver.

Do que não gostamos:

  • Mecânicas de jogabilidade ficam muito a desejar;
  • Desequilibrado;
  • Diversos erros na jogabilidade;
  • O jogo tem bastantes bugs/glitches, principalmente no online.

Nota: 6,5/10