Chimparty (PlayLink) – Análise

Quando foi lançada em 2017, a tecnologia PlayLink prometeu aos jogadores que poderiam ligar os seus smartphones à PS4, e usar os mesmos como um comando, um ecrã, ou mesmo um altifalante, através dos quais poderiam interagir com uma nova e excitante linha de party games.

Após o sucesso de Frantics, a NapNok Games lança agora a nova compilação de party games que conta com uns protagonistas muito divertidos – nada mais, nada menos do que chimpanzés. Começou a macacada, nunca mais haverá descanso para os grupos de amigos porque estes símios trazem consigo um método inovador de controlar um número respeitável de minijogos – com apenas um botão!

Alguns jogos, como o Basket, desafiam-nos a tentar marcar o maior número de pontos, atirando o nosso símio para o cesto!

Chimparty na PS4 é o jogo PlayLink mais recente! Quer seja em equipa ou a solo, o variado tipo de minijogos que nos coloca num tabuleiro – e cujo objetivo é chegar o mais rapidamente possível ao sofá (é verdade) – consegue trazer frescura a este tipo de jogo. Sejamos sinceros, tem influência de Mario Party, claro que tem! Mas quando Chimparty sabe retirar o melhor do Mario Party (como os diferentes tabuleiros), e lhe dá um toque muito especial à la PlayLink – como a possibilidade de identificar cada macaco com a nossa selfie – sabemos que será um serão bem passado com o pessoal lá em casa!

Claro que, ao contrário de Mario Party, não há moedas nem estrelas… quer dizer, há estrelas atribuídas dependendo da classificação em cada minijogo, mas essas estrelas traduzem-se em movimentos no tabuleiro, permitindo a uns jogadores ultrapassar outros. Neste sentido, Chimparty acaba por ser mais simples do que Mario Party com os seus dados, moedas e estrelas, e, a nosso ver, isso só sai a seu favor… a simplicidade faz com que o jogo se torne mais fácil de explicar aos amigos que pegam no jogo pela primeira vez.

 

E que tal futebol com galhos no meio, entre os quais devemos baloiçar?

Existem vários minijogos disponíveis, como basket, um jogo em que temos de pintar o chão, um jogo que nos colocou a apanhar bananas com imensas variantes, algumas mais divertidas que a outras, ou então o volley, cuja rede vai mudando de sítio!

Graficamente e a nível de autoplastia, Chimparty apenas se destaca pelos gráficos coloridos e inspirados na macaquice das personagens. Os gritos dos símios não são demasiado irritantes para aqueles que se preocupam com a repetição sonora, mas a nível musical é bastante esquecível… digamos que acompanha bem a ação no ecrã.

Opinião Final:

Chimparty é o jogo PlayLink mais recente! Liguem os telemóveis e preparem o vosso “único botão” que a diversão está garantida. Este jogo inspira-se nos grandes, e em razão disso, acaba por ser um dos party games mais memoráveis dos últimos tempos.

Do que gostamos:

  • Controlos simplificados, apenas um botão!
  • Inspira-se em Mario Party para apresentar vários tabuleiros, mas sem a complicação das várias mecânicas daquele;
  • Conjunto de minijogos bem divertido, preparem-se para se rirem muito.

Do que não gostamos: 

  • Os gráficos e a música não são grande coisa, mas isso também não interessa muito num jogo deste género.

Nota: 8/10