
A cofundadora da Xbox, Laura Fryer, lançou duras críticas à atual direção da Microsoft Gaming, numa análise publicada no seu canal de YouTube onde aborda os aumentos de preços do Game Pass, a subida no valor das consolas e a estratégia geral da marca. Fryer acusa a liderança da Xbox de estar “numa bolha”, desconectada do feedback dos jogadores, e não compreender aquilo que inicialmente fez do ecossistema Xbox uma referência. Destaca que as decisões recentes estão a “destruir todo o valor da marca acumulado ao longo dos anos”.
Segundo a ex-diretora da Xbox Advanced Technology Group, a identidade da marca está comprometida por uma erosão dos pilares centrais: deixou de haver hardware dedicado como âncora do ecossistema, os exclusivos que “construíam identidade” desapareceram, e o histórico de cooperação com programadores está em risco. “Se tudo é Xbox, então na prática nada é”, afirma Fryer, que receia que o conceito de “Xbox Everywhere” esteja a desfocar a oferta e a retirar pertinência ao hardware. Para a fundadora, o empurrar de toda a base de utilizadores para o Game Pass resulta no abandono progressivo das consolas e na destruição do legado da marca, reduzindo a Xbox a “mais uma aplicação”.
Fryer também questiona o futuro da Xbox, considerando que o abandono do hardware e a aposta em parcerias com empresas como a ASUS para lançar equipamentos como a ROG Xbox Ally são apenas “uma saída lenta e silenciosa do negócio das consolas”. Apesar de reconhecer méritos na criação de uma vasta biblioteca no Game Pass e em remasters de clássicos, considera que a falta de visão para novos títulos e o desinvestimento nos exclusivos poderão comprometer ainda mais a relevância da marca nos próximos anos, levantando a questão: “O que fará com que as pessoas ainda se importem com a Xbox no seu 25.º aniversário?”.
Fonte: Wccftech